Toby Price campeão mundial de todo-o-terreno

Toby Price venceu o Rali de Marrocos, última prova do Mundial de Ralis Cross Country, e conquistou o título.

Toby Price campeão Rally du Maroc 2018
Toby Price

O Rallye du Maroc encerrou a temporada de 2018 do campeonato do Mundo de Ralis de Cross Country. O título estava ainda por decidir; o campeão, Pablo Quintanilla, chegou a Marrocos na liderança do campeonato; tinha 8 pontos de vantagem sobre  Toby Price, e 12 sobre Paulo Gonçalves.

Quintanilla teve um início complicado da prova; o chileno cometeu alguns erros de navegação na primeira etapa nas dunas de Merzouga e foi apenas 12.º, com Price a vencer. Quintanilla bateu Price apenas numa das cinco etapas, sem vencer nenhuma, enquanto  que o australiano venceu duas.

No final Price obteve a vitória desta última ronda do campeonato; assim conquistou o título de 2018 por apenas seis pontos.

Toby Price Rally du Maroc 2018
Toby Price

«Que temporada incrível, nem acredito», disse Price depois de conquistar o título. «Foi dura e não esperava estar no topo no final.  Tive algum azar no Abu Dhabi no início do ano, mas depois disso todas as provas correram bem e terminei no pódio em todas as rondas. Vencer o campeonato com uma vitória aqui em Marrocos torna o título ainda mais doce. Para ser sincero, estava nervoso na última etapa, não há quaisquer garantias nestas competições, especialmente quando tive que sair à frente para a etapa. Este é o meu primeiro título mundial em qualquer categoria, por isso estou tão, tão feliz. Créditos para a minha equipa e para toda a gente na Red Bull KTM, sem eles atrás de mim eu não estaria no degrau mais alto. Estou no topo do mundo e é a melhor sensação de sempre», disse o australiano de 31 anos de idade.

Paulo Gonçalves em quarto no campeonato

Depois de ter vencido a ronda anterior, o Desafio Ruta 40 na Argentina, e também o Desafio Inca, da Dakar Series, no Peru, Paulo Gonçalves terminou esta última prova do ano na quinta posição. Depois da navegação complicada da segunda etapa, o piloto português acabou por sofrer uma queda na terceira; esta não só acabou por comprometer o resultado final, como levou o piloto uma abordagem mais cautelosa, para evitar lesões, recordando a ausência no último Dakar.

Paulo Gonçalves Rally du Maroc 2018
Paulo Gonçalves

«Terminámos a última prova do Mundial. Comecei com bom ritmo, mas no terceiro dia uma queda fez-me perder o ritmo», explicou o piloto da Honda. «Consegui terminar depois de duas edições sem chegar ao fim. Estou contente porque encontrei a velocidade, e fisicamente também estou bem. Para além disso a Monster Energy Honda Team fez aqui um grande trabalho. Continuaremos a seguir esta direcção, que está a ser a correcta. Agora temos três meses para continuar com a máxima motivação para chegar à grande corrida na melhor condição possível para ajudar a equipa a alcançar o melhor possível.»

Mário Patrão estreou nova moto

Mário Patrão participou no Rali de Marrocos pela primeira vez aos comandos da KTM 450 Rally que vai usar no próximo Dakar. O piloto de Seia terminou a prova em 11.º, a pouco mais de seis minutos do top 10.

Mário Patrão Rally du Maroc 2018
Mário Patrão

«É um resultado que nos enche de orgulho pois competimos entre os melhores do mundo. Esta prova foi mais uma fase da nossa preparação para o Dakar 2019, onde conseguimos realizar cinco jornadas com a moto que iremos usar já em Janeiro. Não podia estar mais feliz por ver o resultado da minha dedicação contando sempre com o impulso fulcral dos meus patrocinadores. Temos cerca de 90 dias para trabalhar arduamente até ao início da grande maratona», disse Patrão no final da prova.

Agora pilotos e equipas começam a preparar-se para a mais importante prova do ano, o Dakar, que arranca a 7 de Janeiro em Lima, Peru.

Classificação final

1. Toby Price (KTM) – 16h08’37
2. Matthias Walkner (KTM) – a 7’32
3. Ricky Brabec (Honda) – a 16’35
4. Pablo Quintanilla (Husqvarna)- a 34’52
5. Paulo Gonçalves (Honda) – a 48’14
12. Mário Patrão (KTM) – a 2h20’34

Campeonato
  1. Toby Price (KTM), 91 pontos
  2. Pablo Quintanilla (Husqvarna), 85
  3. Matthias Walkner (KTM), 75
  4. Paulo Gonçalves (Honda), 70
  5. Kevin Benavides (Honda), 56