Toby Price começa Dakar na frente

Toby Price é o primeiro comandante no Dakar 2020.

Vencedor do Dakar em 2019 o australiano Toby Price começou o Dakar 2020 da mesma forma que iniciou a edição do passado ano ao vencer logo na primeira especial da prova agora desenhada nas areias da Arábia Saudita.

No primeiro dia deste ‘novo’ Dakar a caravana enfrentou uma especial digna desse nome, com 319 quilómetros de extensão toda ela desenhada junto ao mar Vermelho e depois de todos os procedimentos de verificações e apresentações pilotos e equipas começaram finalmente a prova, deixando Jeddah rumo a norte com final de dia em Al Wajh, onde está instalado o primeiro ‘bivouac’ do Dakar 2020.

Toby Price assumiu o comando sensivelmente a meio da especial e fechou este primeiro dia com dois minutos e cinco segundos de vantagem sobre Ricky Brabec, o comandante na primeira metade do dia. Na fase final o ataque de Price foi eficaz e o australiano levou a melhor sobre a concorrência para ser o primeiro comandante do Dakar 2020. Matthias Walkner fechou a jornada na terceira posição na frente de Kevin Benavides e Sam Sunderland num esperado primeiro confronto entre KTM e Honda.

Esta primeira etapa ficou marcada pelo primeiro abandono, ‘assinado’ pelo francês Willy Jobard, que depois de uma queda logo ao quilómetro 13 foi forçado a desistir com um ombro lesionado. Nota ainda para o dia menos positivo de pilotos como Joan Barreda, Andrew Short, Andrien Van Beveren ou Xavier de Soultrait que perderam entre oito e dez minutos para o primeiro.

A segunda etapa a realizar amanhã terá uma especial com 367 quilómetros e ligará Al Wajh a Neom. Com uma maioria de secções rolantes, o desafio da jornada será tecnicamente acessível. Mas a especificidade da navegação saudita começará a fazer-se sentir. Serão tempos de aprendizagem e incremento de confiança quando as múltiplas pistas originarem confusão. Para as motos e moto4 será a primeira parte de uma etapa ‘Super Maratona’.

Classificação após 1ªetapa

1º Toby Price – KTM com 3h19m33s

2º Ricky Brabec – Honda a 2m05s

3º Matthias Walkner – KTM a 2m40s

4º Kevin Benavides – Honda a 4m31s

5º Sam Sunderland – KTM a 5m15s