Tom Sykes lidera em Assen

Tom Sykes fechou o primeiro dia em Assen com o melhor tempo nos treinos livres.

No arranque da quarta prova do campeonato do mundo Superbike em Assen, na Holanda, o britânico Tom Sykes foi quem assegurou o melhor tempo no final das duas primeiras sessões de treinos livres. Aos comandos da BMW S1000RR oficial o ex-campeão do mundo o britânico foi o melhor no final da jornada com os cinco primeiros a ficarem separados por apenas 31 milésimas de segundo.

Em dia de novidades no que diz respeito ao regimes de rotação máximos permitidos pelo regulamento – a Ducati perdeu 250rpm e a Honda ganhou 500 – as temperaturas muito baixas condicionaram de alguma forma os trabalhos em agenda (as duas sessões realizaram-se com temperaturas abaixo dos 10ºC) Jonathan Rea viu-se batido pelo seu ex-colega de equipa com a BMW a mostrar evolução igualmente pelas mãos de Markus Reiterberger, que foi quarto atrás de Leon Haslam, o terceiro no fecho do dia depois de muitas voltas na primeira entrada sempre junto a Rea.

Michael van der Mark foi o quinto na frente de Álvaro Bautista, em maiores dificuldades ao longo deste primeiro dia levando mesmo a que a sua moto fosse bastante alterada com troca de amortecedor e suspensão, acabando o comandante do campeonato por perder muito tempo e entrando em pista já no derradeiro terço da sessão, subindo mesmo assim até ao sexto lugar. Nota de destaque para os primeiros 12 separados por menos de 1 segundo, sendo igualmente a primeira vez este ano em que uma sessão de treinos livres é liderada por um piloto que não Bautista ou Rea.

Classificação final 

  1. Tom Sykes (BMW Motorrad WorldSBK Team) 1’35.414
  2. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) 1’35.417
  3. Leon Haslam (Kawasaki Racing Team WorldSBK) 1’35.427
  4. Markus Reiterberger (BMW Motorrad WorldSBK Team) 1’35.442
  5. Michael van der Mark (Pata Yamaha WorldSBK Team) 1’35.445
  6. Alvaro Bautista (ARUBA.IT Racing – Ducati) 1’35.547