Tomás Alonso de regresso ao mundial?

Tomás Alonso e Pedro Fragoso terminaram mais uma passagem pelo mundial de Supersport300 com sortes distintas. Alonso, estará mesmo a um passo de voltar a integrar o pelotão do mundial a tempo inteiro.

Muito se tem falado de heróis e história nestes últimos dias e no rescaldo de um fim de semana pleno de ação, não podemos deixar de falar em outros dois Portugueses: Tomás Alonso e Pedro Fragoso. Embora com sortes distintas.

Ambos alinharam como wild card nas SBK em Portimão, na classe de Supersport300. Para Fragoso, foi um fim de semana trabalhoso, com os tempos a melhorarem de sessão para sessão de treinos. No entanto, após a participação na corrida “Last Chance” o tão ambicionado apuramento para as corridas não se verificou, ditando assim, de forma injusta, o final da sua participação na ronda portuguesa.

No entanto, para Fragoso acabou por ser um regresso positivo ao mundial, pois como ele próprio afirmou “fico satisfeito e esperançoso porque consegui baixar o meu recorde pessoal na pista do Autódromo Internacional do Algarve. Sigo em frente, focado no próximo desafio, o Campeonato Nacional de SSP 300. Prometo continuar fiel a mim mesmo, a ousar sabendo que tenho capacidade de vencer os obstáculos que surgirem”.

Pedro Fragoso

Por outro lado, o regresso de Tomás Alonso ficou marcado pelos bons resultados, mas também pelo azar. Nos treinos livres, que davam acesso direto às corridas, o piloto da Kawasaki conseguiu ser mesmo o terceiro mais rápido do grupo, enquanto que na Superpole, uma escolha menos feliz na transmissão não permitiu ao piloto da Amadora ir além da 21ª posição.

Na primeira corrida, o piloto da Rame Moto acabaria por sofrer uma queda logo na primeira volta, na primeira curva, deitando por terra a ambição de um bom resultado em corrida. Na segunda manga, a 22ª posição final acabou por não ser justa para tanto esforço e empenho.

Tomás Alonso

Terminado mais um fim de semana de corridas, foi muito especial poder participar no Mundial SBK onde estão os melhores do mundo. Foram três dias de sonho, onde pude voltar ao paddock do mundial onde tenho vários amigos. Comecei por ter que me adaptar aos pneus slick e à minha moto cedida por David Salom. Tivemos muito trabalho durante o fim de semana em conseguir ter a afinação certa e prefeita, mesmo assim com alguns erros na escolha de transmissão em várias sessões e corrida, conseguimos qualificar em terceiro à geral. Na qualificação para a grelha, não fomos felizes com a escolha da transmissão e acabei em 24º. Já no warm up fomos nonos e estávamos com a transmissão perfeita, com excelentes sensações para a corrida. Na corrida de domingo fomos com a transmissão do warm up, mas já na grelha, começou a fazer muito vento e a minha moto ficou demasiado longa, terminando em 22º. Fiquei triste com este resultado porque sei que podia fazer melhor, mas corridas são corridas. Saio de Portimão muito feliz e grato pela oportunidade e de poder demonstrar que sou um piloto rápido mesmo sem as mesmas armas dos meus adversários.

Tomás Alonso

Tomás de regresso ao mundial a tempo inteiro?

Foi em 2019 que a carreira mundialista de Tomás Alonso terminou de forma inesperada, depois de disputar as primeiras duas corridas da temporada, na altura inserido na estrutura da Kawasaki GP Project. Mas a sua garra e ambição marcaram o paddock, tanto assim é que este regresso ao mundial, agora na condição de wild card, pode ter valido muito mais que uma participação pontual.

Ao que tudo indica, Tomás Alonso estará mesmo a caminho de fazer o resto da temporada no mundial de Supersport300, inserido na estrutura de David Salom, a mesma que integrou em Portimão.

Bem vindo de volta Tomás!

Fotos: Victor Schwantz Barros