Toprak Razgatlioglu vence o Campeonato do Mundo de SBK

Depois de duas corridas marcadas pela chuva intensa, Toprak Razgatlioglu conseguiu finalmente vencer o título de WSBK e por fim à sequência de cinco títulos de Rea.

À partida para a última corrida do campeonato de WSBK uma coisa era garantida, que iria sair de lá um campeão do mundo.

Na primeira corrida o vencedor foi Jonathan Rea o grande rival de Razgatlioglu na luta pelo titulo mundial; o norte-irlandês começou a liderar logo desde cedo sempre acompanhado por Razgatlioglu que na 3.ª volta atacou logo o primeiro lugar e conseguiu mesmo manter-se nessa posição mas por pouco tempo, pois uma volta depois Jonathan Rea ultrapassou o  e assumiu o controlo da corrida. Enquanto isso, Scott Redding assistia no terceiro lugar a esta batalha pelo título, até à 12.ª volta, quando conseguiu ultrapassar Razgatlioglu e Rea para chegar ao comando, posição essa que manteve ate à 16.ª volta, quando foi novamente ultrapassado por Jonathan Rea; com esta ultrapassagemo piloto da Kawasaki ganhou uma confortável vantagem para os seus rivais e assim conseguiu vencer a corrida.

Mesmo com esta vitória não foi possível evitar o previsível que era Toprak ser logo campeão na primeira corrida; com este campeonato Toprak Razgatlioglu colocou um fim à sequencia de 5 títulos consecutivos de Rea e trouxe de volta o titulo de campeão que fugia aos pilotos Yamaha desde 2009, quando o título foi então conquistado pelo americano Ben Spies e conseguiu ainda o título de construtores que não era conquistado pela Yamaha desde 2007.

Gerloff foi o melhor independente

Na segunda corrida Razgatlioglu partiu da pole position para a última corrida da temporada, marcada pela pista bastante molhada que levou à queda de alguns pilotos. Um deles foi a de Axel Bassani, o piloto da Motocorsa Racing que ainda tinha uma chance de vencer o título de melhor piloto independente. Deixou essa hipótese escapar quando, devido às condições da pista e a um toque de Van der Mark caiu na 3.ª volta e assim entregou esse título ao americano Garret Gerloff.

O pódio final da segunda corrida foi constituído por Rea da Kawasaki em primeiro, Scott Redding da Ducati em segundo e em terceiro Michael Van der Mark; o piloto da BMW terminou a última corrida da temporada no pódio após uma luta muita acesa entre com o Campeão do Mundo Razgatlioglu, que terminou em quarto.

O pódio da classificação final ficou da seguinte forma, o turco Toprak Razgatlioglu da Yamaha em 1.º lugar com 564 pontos, e o norte-irlandês Jonathan Rea da Kawasaki em 2.º lugar com 551 pontos, seguido do britânico Scott Redding da Ducati em 3.º lugar com 501 pontos.