Foi numa manhã solarenga e com o calor a destacar-se ao longo do dia (ou não fosse a escaldante terra de Santarém) que fomos conhecer de perto a TOX Racing.
Criada em 1999, foi introduzida em Portugal pela Motoxpert em 2004. A aposta foi oferecer uma gama variada para todas as idades, desde a iniciação à profissionalização no mundo das motos.
Falamos de minimotos a combustão e elétricas que fazem as delícias de miúdos e graúdos e fomentam claramente uma experiência de lazer com amigos, ou em família.
A pista de Motocross de Foros de Benfica é um dos exemplos óbvios de que um circuito de pó com muitas curvas nos pode ocupar o imaginário um fim de semana inteiro.

Num momento em que as crianças estão cada vez reféns da internet, de videojogos que os colam aos sofás, a TOX Racing aparece como um catalisador generoso de criar laços e incentivar estes pequenos a explorarem a vida de uma forma mais saudável e profícua. Creio que inclusive começou por tirar os adultos de casa.
Há toda uma gama de motos para satisfazer a curiosidade e paixão pela aventura, desde o avô até ao neto.
Os amantes de duas rodas dispõem da Mini Dirt 49 Saker, Volcano MX 125, Volcano Race 140, e nas divertidas moto4 têm a Viper VR800 E, Viper VR 50, Viper VR 110, Viper VR 125.
Os modelos elétricos facilitam a possibilidade de os mais pequenos poderem usar estas minimotos em contexto citadino, nas ciclovias perto de casa, ou num qualquer jardim ou parque de estacionamento, sem acordar um bairro inteiro como as estridentes dois tempos.
Na verdade, estes modelos têm uma manutenção fácil e prática, têm 3 limitações de velocidade, e mecanismos de segurança adequados para tenra idade.

Em paralelo a TOX Racing também dispõe de equipamento: luvas, capacetes, óculos, esqueleto de proteção cujo desenho e criação é da Motoxpert. Como mais-valia dispõe de um site TOX MOTO onde é possível aceder ao suporte desde a venda à assistência, colmatando a falta de uma rede de oficinas para a marca.
Esta iniciativa para descobrir a gama TOX Racing transcorreu de forma muito emocional.
Pai e filha, Mãe e Filho, Avô e neto, desde o lazer à versão mais profissionalizante, porque de tudo encontrámos um pouco: famílias que querem reunir-se à volta de um desporto tão incrível como o motociclismo, mas onde o objetivo é criar memórias, ou outras cujos Pais (amantes e praticantes de Motocross) já iniciaram as suas proles na mesma paixão.
De facto, é fácil fazer crianças felizes se lhes dermos a experiência com a terra, o pó, a natureza e a alegria de experimentar algo que lhes desenvolve competências emocionais e sociais e também a audácia de se aventurarem pela vida fora.

Esta marca, de forma singela e humilde, chama a atenção para algo que me pareceu relevante: não somos só cidades de Norte a Sul do país.
Somos interior, onde estão as vilas e aldeias que colocam a natureza à nossa disposição, e sobretudo tempo para poder usufruir da mesma, incentivando os nossos filhos e gerações vindouras a não a esquecer.
Para conhecer em detalhe cada modelo da TOX Racing pode clicar aqui . E para mais informações ou aconselhamento especializado pode contactar a Motoxpert clicando aqui .
Texto: Joana Mello
Fotos: Pedro Lopes
Galeria de fotos gama TOX Racing
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. Siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!