Treinos livres do GP da Áustria: Oliveira em sétimo

O circuito Red Bull Ring, em Spielberg, recebeu o primeiro dia de treinos do GP da Áustria, brindando os pilotos com alguma chuva depois do almoço.

Miguel Oliveira terminou o primeiro dia de treinos do GP da Áustria na sétima posição, estando assim provisoriamente na Q2. Pol Espargaró registou o melhor tempo dia, na frente de Andrea Dovizioso e Takaaki Nakagami.

A segunda sessão começou com a pista molhada, depois de ter começado a chover ainda durante a sessão de Moto3. Apesar de a pista ter começado, permitindo aos pilotos rodar nos últimos minutos com pneus slick, esta sessão foi mais lenta que a primeira, realizada a seco.

Dia positivo

«Acabou por ser um dia positivo», disse Miguel Oliveira, que no ano passado realizou aqui o melhor resultado da temporada, um oitavo lugar. «Com as condições meteorológicas tão instáveis, claro que queríamos estar dentro dos 10 primeiros em ambas as sessões, e conseguimos fazer isso durante a manhã. Sinto que podia ter sido um pouco mais rápido na primeira sessão, apesar de um pequeno problema com os travões, mas no fim foi ok. Estou muito ansioso por amanhã, apontando para um bom resultado», conclui o piloto português da Red Bull KTM Tech3.

Na sessão da tarde, Oliveira foi o primeiro a sair para a pista com pneus de chuva. Depois de uma paragem nas boxes voltou a sair com slicks e fez o terceiro melhor tempo da sessão, ficou atrás apenas de Jack Miller e de Iker Lecuna, que registou o segundo melhor tempo à boleia de Oliveira no final da sessão. Porém, todos os pilotos conseguiram os seus melhores tempos na primeira sessão, totalmente realizada a seco.

Todos os resultados do primeiro dia na Áustria aqui.

Futuro de Dovizioso decidido daqui a uma semana

Num circuito onde a Ducati venceu nos últimos quatro anos, Dovizioso conseguiu o segundo melhor tempo, mas esteve sob os holofotes por outro motivo. Davide Tardozzi, director da equipa, revelou em entrevista ao canal DAZN que o futuro do piloto italiano será anunciado após os dois GPs realizados na Áustria. Ou seja, na última semana de Agosto ficará a saber-se se o italiano continuará na equipa italiana ou não.

Entretanto intensificam-se os rumores sobre um possível regresso de Jorge Lorenzo, que terá já uma proposta de contrato para substituir Dovi na Ducati. Isto apesar de rumores no mesmo sentido terem sido há umas semanas negados por Paolo Ciabatti, director desportivo da equipa de Borgo Panigale. «Neste momento não há nada, é claro que ao Jorge lhe agradaria regressar à Ducati e fazer qualquer coisa para terminar a sua carreira de um modo diferente, mas neste momento isso é apenas uma ideia na cabeça do Jorge», disse Ciabatti em meados de Julho.

Moto2 e Moto3

Em Moto2 vários pilotos conseguiram rodar mais rápido na segunda sessão, depois da pista secar. Sam Lowes, que tinha sido o mais rápido na primeira sessão, voltou a sê-lo na segunda, batendo Jorge Martin e Marco Bezzecchi, com o dia a terminar com os 21 primeiros separados por menos de um segundo!

O novo líder do campeonato, Enea Bastinanini, está para já provisoriamente fora da segunda qualificação, ao ter terminado o dia em 16.º, mas a apenas 0,570 s de Lowes.

Em Moto3, antes de começar a chover a cerca de 15 minutos do final da segunda sessão, alguns pilotos conseguiram melhorar face à sessão da manhã. Mas foi na primeira sessão, a seco, que surgiram os melhores tempos. Tony Arbolino foi o mais rápido do dia, na frente de John McPhee e Jaume Masia. Albert Arenas, o líder do campeonato terminou em 11.º