Treinos livres do GP da Estíria: Oliveira em quarto

No primeiro dia de treinos livres para o GP da Estíria Miguel Oliveira obteve o quarto lugar, a cerca de duas décimas de Pol Espargaró, que foi o mais rápido.

Miguel Oliveira foi o quarto mais rápido no primeiro dia de treinos para o GP da Estíria. É o segundo grande prémio consecutivo que o circuito austríaco recebe depois do GP da Áustria no fim-de-semana passado.

O piloto português tem assim provisoriamente um lugar na Q2, tal como aconteceu no fim-de-semana anterior.

«Foi um primeiro dia positivo. Conseguimos ser muito rápidos logo na sessão da manhã», disse Miguel Oliveira. «À tarde o ritmo foi muito bom com pneus usados, e depois fizemos algumas alterações à moto, que não funcionaram com o pneu novo, mas mesmo assim fizemos um bom trabalho de manhã e estamos confiantes de que também conseguiremos melhorar amanhã de manhã», conclui o piloto da Red Bull KTM Tech3, que fixou a 0,230 s do melhor tempo.

Foi uma KTM que fez o melhor tempo do dia. Tal como tinha acontecido no GP anterior, Pol Espargaró foi o mais rápido, na frente de Jack Miller e Andrea Dovizioso.

Líder do campeonato ainda fora da Q2

Cometendo vários erros e saindo várias vezes de pista Fabio Quartararo, o líder do campeonato, está provisoriamente fora da segunda qualificação. O piloto francês terminou o dia em 14.º, a 0,743 s de Pol Espargaró.

O dia ficou marcado pela polémica em torno das decisões do Colégio de Comissários, que penalizou Johann Zarco e avisou por escrito Danilo Petrucci na sequência dos gestos do italiano dirigidos a Áleix Espargaró.

Depois do aterrador acidente na corrida de MotoGP na corrida de domingo passado, a barreira de protecção na curva 3 foi ampliada. O objectivo é impedir que em caso de novo acidente, as motos cruzem a pista na saída da curva. A barreira foi prolongada com um muro de betão com rede em altura, pneus e Airfence, a barreira de protecção insuflável que não conseguiu deter a Ducati de Zarco no domingo. Os pilotos dizem que não é a solução ideal e sugerem uma alteração do traçado para tornar a zona menos perigosa.

Moto2 e Moto3

Tal como aconteceu há uma semana, Sam Lowes foi o mais rápido das Moto2 no primeiro dia de treinos. Logo atrás do britânico, a menos de 0,1 s ficaram Remy Gardner, Jorge Martin e Nicolò Bulega, que foi a surpresa do dia. Luca Marini, novo líder do campeonato, foi quinto na tabela combinada das duas sessões, a 0,117 s de Lowes.

Mais uma vez os tempos foram muito aproximados, com os 24 primeiros separados por menos de 1 segundo.

Em moto3 foi Celestino Vietti quem conseguiu o melhor tempo, rodando abaixo do recorde da pole position. Nas posições seguintes ficaram Albert Arenas e Tatsuki Suzuki.

Todos os resultados do dia aqui.