Trial das Nações 2020 será em Gouveia

O Trial das Nações 2020 será em Gouveia, sendo esta a segunda vez que Portugal garante a organização desta competição por selecções.

Trial das Nações 2020 será em Gouveia

No passado fim-de-semana foi oficialmente passado o testemunho a Portugal para a organização da próxima edição do Trial das Nações, aquando da cerimónia de entrega de prémios da competição 2019, que se realizou na vizinha Espanha. Portugal vai assim ser o anfitrião do Trial das Nações 2020, com o palco da competição a decorrer em Gouveia.

Com duas equipas, masculina e feminina, Portugal esteve este fim‑de‑semana representado em mais uma edição desta competição. Desta vez realizada na bonita e solarenga ilha mediterrânica de Ibiza.

O centro nevrálgico da competição ficou localizado no famoso Porto de Ibiza. A prova balear levou as melhores equipas e pilotos que nas anteriores 35 edições foi ganha por 25 vezes pela Espanha, 5 pela França, 4 pela Grã-Bretanha e uma pela Itália.

Selecção Masculina

Diogo Vieira, Filipe Paiva e Leandro Castro foram os pilotos da selecção masculina, que enfrentou outras 12 equipas na competição ‘Internacional’, o segundo patamar do Trial das Nações, sendo que na ‘classe raínha’ estão as selecções mais fortes do trial mundial, à qual acede a equipa que vence a ‘Internacional’, destronando a última das seis equipas da competição ‘Mundial’. Na qualificação realizada no Sábado os lusos qualificaram na nona posição. Portanto, definindo assim a sua posição na partida para a prova no Domingo. Aí tiveram que enfrentar uma dupla passagem pelas 15 zonas de obstáculos.

Trial das Nações 2020 será em Gouveia

Na primeira volta o trio português somou 81 pontos de penalização, mas reduziu para 72 na segunda passagem. Ou seja, tiveram um total de 153 pontos aos quais somaram mais dez de penalização fechando a contagem com 163. Nota para as 25 zonas sem penalização que os três portugueses conseguiram, terminando a prova num positivo 11º lugar.

Selecção Feminina

Do lado feminino, a equipa foi composta por Rita Vieira, Sofia Porfirio e Mariana Afonso. A equipa qualificou na oitava posição. Ou seja, foi nessa mesma posição que as três pilotos fecharam as contas deste Trial das Nações – entre nove equipas presentes. Portanto, fecharam a primeira volta com 77 pontos somados, mas na segunda melhoraram o registo e contabilizaram 70 pontos para um total final de 147.

Trial das Nações 2020 será em Gouveia

Refira-se que cada ponto corresponde a uma penalização (pé no chão) na transposição dos obstáculos. Por outro lado, as zonas de obstáculos não ultrapassadas valem cinco pontos de penalização. A equipa portuguesa ultrapassou 18 zonas sem qualquer penalização.

Em suma, foram resultados positivos para as equipas portuguesas perante as maiores potencias mundiais daquela que é eventualmente a mais técnica das disciplinas do motociclismo.

Na cerimónia de entrega de prémios foi oficialmente ‘passado o testemunho’ a Portugal. Ou seja, o Trial das Nações 2020 será em Gouveia. Refira-se que esta prova já passou por Portugal em 2002, sendo então realizada em Paços de Ferreira.