TrialGP 2023 – Gouveia já está em festa!

Os melhores pilotos do mundo do TrialGP estão em Gouveia para participar na ronda portuguesa do Mundial de Trial 2023.

trialgp

É já este fim de semana que o Mundial de Trial ou TrialGP chega ao nosso país, para cumprir aquela que será a segunda ronda da temporada 2023. A poucas horas do início da ação, a cidade de Gouveia já fervilha de entusiasmo com a presença dos melhores pilotos do mundo de trial, com os espanhóis Toni Bou (Montesa) e Jaime Busto (GasGas) a chegar à encosta noroeste do maior sistema montanhoso português continental, a Serra da Estrela, empatados com 37 pontos.

Um pouco mais atrás, com 28 pontos, surgem os também espanhóis Adam Raga (TRRS) e Gabriel Marcelli (Montesa), com Jorge Casales (Scorpa) a completar os cinco primeiros, com 19 pontos, os mesmos de Aniol Gelabert (Beta).

O TrialGP de Portugal é mais um desafio para as cerca de uma centena de pilotos que abraçaram a prova organizada pelo Município de Gouveia e Talentos Objetivos-Clube de Enduro e Recreio.

Com o centro nevrálgico no coração de Gouveia, cidade que se orgulha de desfrutar de condições únicas para a prática desta modalidade, pilotos e motos preparam-se para esgrimir argumentos para o início da tarde, em que já estão criadas enormes expetativas em redor do percurso espalhado por 5 a 6 quilómetros, onde haverá 12 zonas para superar.

trialgpRefira-se que os pilotos, ainda em fase de verificações documentais e técnicas, vão estar distribuídos em quatro categorias: Trial3, Trial2, TrialGP e o TrialGP Women.

Desde 2004 que Gouveia acolhe uma ronda do TrialGP, competição que regressa novamente à região do centro de Portugal com a expetativa de ser um grande evento desportivo, e uma forma extremamente relevante para dinamizar a economia local, com receitas para a economia que superam em larga escala o investimento feito.

Dado que o percurso será montado no centro da cidade, as condições para assistir à competição serão excecionais, com o público a poder movimentar-se de uma zona de espetáculo para a seguinte sem ter de percorrer longas distâncias. Uma decisão da organização que promete aproximar ainda mais a prova e os pilotos do público.

Até domingo, Gouveia é a capital mundial do Trial, recebendo de braços abertos os amantes desta disciplina.

trialgpPaddock do TrialGP visitado pelas crianças de Gouveia

Na manhã desta sexta-feira, cerca de duas dezenas de criança do concelho de Gouveia, que, entusiasmadas, “invadiram” literalmente o paddock do TrialGP de Portugal, satisfazendo assim a sua curiosidade sobre este campeonato e ficando a conhecer de perto as motos e pilotos que durante o próximo fim de semana competem pela vitória na segunda ronda do Mundial de Trial 2023.

Os pilotos mundialistas receberam as crianças com e saciaram a curiosidade de cada uma, numa demonstração clara e inequívoca de enorme apreço pela visita inesperada.

O resultado desta ação imprevista foi considerado um sucesso, até porque os pilotos souberam ser professores à altura e administraram uma boa dose de inspiração às crianças, quiçá um dia também elas possam mostrar os seus dotes no palco de Gouveia ou outro além-fronteiras.

Acompanhadas a par e passo pelas funcionárias das instituições, a curiosidade e o envolvimento das crianças foram notadas pelas variadas perguntas. Aos pilotos coube a tarefa de responder cabalmente. Uma coisa é certa: a esmagadora maioria das crianças ficaram apaixonadas pelas motos de trial e dos pilotos em particular.

Hoje foi a primeira vez que contactaram com a realidade do trial mundial, amanhã e domingo as referidas crianças devem seguir as incidências da prova e acompanhar os seus ídolos na companhia dos pais e familiares. Quem ficou a ganhar foi, naturalmente, o trial.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas, nacional e internacional. A não perder!