TrialGP em Gouveia: Bou soma 100 em 200

Toni Bou venceu a ronda portuguesa do Mundial de Trial em Gouveia e estabeleceu um novo recorde: 100 vitórias em 200 corridas.

Toni Bou TrialGP Gouveia
Toni Bou

Toni Bou não pára de re-escrever a história do trial mundial. O piloto espanhol vai estabelecendo recordes atrás de recordes, e venceu pela 100.ª vez, na sua 200.ª corrida de TrialGP.

O Mundial de Trial passou por Portugal, com a realização da quarta ronda da temporada em Gouveia; Toni Bou foi o vencedor, e apesar de não estar a exercer o domínio de anos anteriores, o piloto da Montesa continua a ser o homem a bater.

Ao vencer a ronda portuguesa Toni Bou somou 100 vitórias na sua carreira. O espanhol bateu o anterior recorde de 99 vitórias pertencente a outro fenómeno do trial, Dougie Lampkin. Bou venceu até agora metade das corridas de TrialGP em que participou, algo que nenhum outro piloto alcançou em qualquer das modalidades mundiais de duas rodas.

Jorge Viegas, Toni Bou e Doug Lampkin
Toni Bou com Jorge Viegas e Doug Lampkin. O espanhol bateu o recorde de vitórias do britânico

No percurso desenhado totalmente nos 220 hectares do Parque da Senhora dos Verdes, Toni Bou somou apenas 9 pontos nas 15 zonas. Jeroni Fajardo foi segundo, com um total de 21 pontos. Jaime Busto fechou o pódio com 31 pontos.

«Antes de aqui chegar nem sabia que era o meu GP 200, mas estou satisfeito com a vitória claro. Foi uma prova dura, com muito calor a tornar ainda complicado o nosso objectivo, mas conseguiu a vitória e isso deu-me mais alguma margem na liderança do campeonato», disse Bou no final.

Pódio TrialGP Gouveia
Bou, Fajardo e Busto no pódio em Gouveia

Bou outra vez campeão?

Com esta vitória Toni Bou comanda o campeonato com 10 pontos de vantagem sobre Fajardo, e faltam ainda quatro provas para o final da época. Poderá o espanhol conquistar o seu 12.º título? «Estamos a meio do ano e não é ainda altura de pensar nisso. Os meus adversários estão muito perto e o objectivo é continuar a estar no pódio e pontuar o mais possível. Mas estou muito satisfeito por tudo o que fiz nesta primeira fase do ano depois da lesão que sofri no Inverno e que condicionou o arranque de campeonato», desvaloriza o espanhol.

Diogo Vieira participou na categoria Trial 2. O piloto português seria forçado a abandonar após a zona 10, com problemas de travões na sua moto. O vencedor desta categoria foi Dan Peace, mas é Matteo Grattarola quem mantém a liderança do campeonato.

Dan Peace, Trial 2
Dan Peace

Todas as classificações aqui.