Triumph confirma participação no SuperMotocross

A Triumph Motorcycles divulgou os primeiros detalhes do projeto que levará a marca britânica a competir no SuperMotocross.

O projeto off-road da Triumph Motorcycles, e que inclui moto de motocross e outra de enduro, entra naquilo que podemos definir como fase de “velocidade cruzeiro”. Tudo porque a marca britânica, socorrendo-se da valiosa ajuda do antigo piloto e embaixador Ricky Carmichael, um dos nomes mais conhecidos do mundo do motocross e supercross, anunciou a participação no denominado campeonato SuperMotocross World Championship a partir de 2024.

A estreia da Triumph neste campeonato americano vai acontecer através de uma equipa de fábrica especialmente criada para o efeito, e que terá como base de operações novas instalações de competição num local que, para já, está ainda em segredo.

O responsável máximo da equipa Triumph será Bobby Hewitt, que terá a ajuda do diretor desportivo Stephen ‘Scuba’ Westfall. Refira-se também que a equipa recrutou Dave Arnold para o cargo de responsável de chassis, enquanto Dudley Cramond será o engenheiro responsável pelo motor.

A moto a usar pela equipa Triumph Factory Racing no SuperMotocross World Championship será uma nova 250 cc a 4 tempos em 2024, sendo que na temporada seguinte adicionam uma 450 cc ao projeto, atacando assim nas duas cilindradas.

triumphUma nota importante neste projeto de motocross é a colaboração da equipa americana com a equipa europeia criada a pensar no Mundial de Motocross ou MXGP. Neste caso a Triumph vai começar com uma moto de 250 cc para a classe MX2 do mundial em 2024, e no ano seguinte a casa de Hinckley estará ao mais alto nível na classe MXGP com uma moto de 450 cc.

As duas equipas têm trabalhado em conjunto para desenvolver as motos, contando ainda com o imprescindível apoio de uma equipa de engenheiros que se encontram na fábrica da Triumph em Inglaterra. O projeto de motocross prevê que nos próximos meses sejam realizados um conjunto de testes de desenvolvimento, que vão ser feitos tanto na Europa como nos Estados Unidos, mas também em Inglaterra.

De momento estas são as únicas informações que foram disponibilizadas pela Triumph em relação ao projeto de motocross. Para sabermos mais teremos de esperar por 2023, ano em que ficaremos também a conhecer os segredos da futura gama de motocross da marca e que poderá ser adquirida pelos clientes nos concessionários de todo o mundo.

Para os menos atentos, o SuperMotocross World Championship, apesar do nome indicar que é um campeonato mundial, é na realidade uma competição disputada apenas em solo americano. Os promotores deste campeonato são a Feld Motor Sports e a MX Sports Pro Racing, que decidiram unir características das disciplinas Supercross e Pro Motocross.

O SuperMotocross destaca-se por combinar a técnica do SX com a velocidade e resistência das provas de MX. O calendário vai incluir 17 rondas de Supercross, 11 ronda de Motocross, duas rondas de formato “playoff”, e uma ronda final que decidirá o campeão do SuperMotocross World Championship.

Refira-se ainda que os prémios monetários são verdadeiramente aliciantes! De acordo com os organizadores do campeonato, serão distribuídos 10 milhões de dólares em prémios ao longo da temporada, com 5,5 milhões de dólares reservados para os “playoff”. O campeão da categoria principal 450 cc recebe 1 milhão, enquanto o campeão das 250 cc vai receber metade desse valor.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar e trazer-lhe todas as novidades relacionadas com os projetos de motocross e enduro da Triumph. A não perder!