Triumph de regresso às 200 milhas de Daytona

A edição deste ano das 200 milhas de Daytona marcam o regresso da Triumph a um placo que catapultou a marca para a fama na década de 60.

No ano em que a Triumph celebra 120 anos de existência, a marca britânica marca o seu regresso às 200 milhas de Daytona, uma prova que catapultou a fama da Triumph em competição nos anos 60 e deu lugar a toda uma geração de motos desportivas. Será já este sábado (12 de Março) que a famosa tri-oval da Florida volta a receber na grelha de partida uma equipa oficial Triumph.

Esta é a 80ª edição da clássica norte-americana de Daytona e o emblema britânico vai lá estar pela mão da equipa TOBC-Triumph, com o apoio da FreedomRoad Financial e com dois pilotos consagrados – Danny Eslick e Brandon Paasch –  aos comandos das Street Triple RS 765.

Esta é mais uma incursão de peso nos palcos da velocidade internacional, depois da Triumph integrar o Mundial de Velocidade através do fornecimento exclusivo de motores para a classe Moto2 desde 2019, no campeonato britânico de Supersport de 2021 e no Campeonato do Mundo de Supersport a partir desta temporada. Não espanta por isso que a Triumph volte a estar presente este sábado na grelha de partida de uma corrida que deu tantas alegrias à marca.

A Triumph vai apoiar oficialmente a estrutura TOBC, dirigida por Michelle Lindsay, equipa que venceu três das últimas seis edições da Daytona 200 e é a única pertencente a uma senhora que já venceu a grande clássica. Lidnsay afirma que “esta é uma tremenda oportunidade para a TOBC” e valoriza enormemente o apoio e a colaboração da Triumph, de ambos os lados do oceano. Uma ocasião única, segundo Lindsay para tentar colocar os seus pilotos nos degraus mais altos do pódio no final das 57 voltas que compõem a prova.

A equipa TOBC-Triumph participará na Daytona 200 com motos de competição fornecidas pela Triumph, derivadas directamente da Street Triple RS, e que contam com as melhorias realizadas pela equipa Dynavolt-Triumph que competiu com estas motos no BSB em 2021 e que cumprem as normas do novo regulamento do Mundial de Supersport da FIM.

As motos estão equipadas com o tricilíndrico de 765cc da Triumph que demonstrou um rendimento e uma fiabilidade inquestionáveis nas três últimas temporadas de Moto2, assim como no arranque da temporada de 2022.

Uma jornada de emoções

Aos comandos destas duas motos estarão Danny Eslick e Brandon Paasch que, entre os dois, contam cinco vitórias nas últimas sete edições da Daytona 200. Eslick, que já subiu quatro vezes ao lugar mais alto do pódio, venceu pela primeira vez em 2014 com uma Daytona 675, declarou que é sempre com grande emoção que participa numa corrida tão importante e especial como esta: “ganhei a minha primeira Daytona 200 aos comandos de uma Triumph e este ano darei tudo para conseguir o record de cinco vitórias.”

Por sua vez, Paasch vai defender a coroa conquistada em 2021 com apenas 19 anos tendo passado a temporada de 2021 a participar no campeonato britânico de Supersport com a Street Triple RS de competição da equipa Dynavolt-Triumph, em tudo idêntica à que irá conduzir este ano na tri-oval. O piloto confessou-se particularmente emocionado por voltar a Daytona aos comandos de uma Triumph: “ainda não acredito que vou pilotar uma Triumph em Daytona, como a lenda Gary Nixon e que vou defender o título formando equipa com um piloto que venceu aqui em quatro ocasiões. Parece tudo irreal… mas não poderia ter mais confiança nesta equipa e nesta moto.”

Para Jeremy Appleton, Director Global de Competição na Triumph Motorcycles, este “é um passo importante, contar com duas Street Triple RS de modo a poder trazer de volta a tecnologia Triumph a Daytona. Trata-se de uma corrida lendária, seguida pelos apaixonados da competição em todo o mundo e é lógico que, celebrando os 120 anos da nossa marca, estejamos presentes na 80ª edição desta corrida emblemática.”

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