InícioNotíciasTriumph Speed Triple 1200 RS – O preço e detalhes de uma...

Triumph Speed Triple 1200 RS – O preço e detalhes de uma hooligan viciante!

A Triumph renova a sua naked de maior performance. A nova Speed Triple 1200 RS é uma hooligan viciante. Aqui ficam os detalhes e preço.

-

Numa era em que as naked de alta performance vão conquistando os corações dos motociclistas adeptos de potência e eletrónica extremamente evoluída, a Triumph acaba de revelar todos os detalhes da nova geração da sua hooligan Speed Triple 1200 RS, que se torna ainda mais viciante do que nunca!

À maior potência disponibilizada pelo icónico motor tricilíndrico desenvolvido e fabricado em Hickley, a marca britânica adiciona mais opções eletrónicas que são ainda combinadas com diferentes soluções do ponto de vista da ciclística, com maior destaque para a nova geração das suspensões eletrónica Öhlins Smart EC3.

No centro de todas as atenções encontramos um renovado motor tricilíndrico que torna esta geração, a mais potente de todas as Speed Triple alguma vez fabricadas.

speed triple 1200 rs

- PUBLICIDADE -

O três cilindros em linha de 1160 cc consegue gerar uma potência de 183 cv às 10.750 rpm, sendo que o binário está agora fixado nos bastante saudáveis 128 Nm às 8.750 rpm. Esta maior performance é acompanhada com recurso a novas soluções técnicas no interior desta unidade motriz. Nomeadamente o equilíbrio dinâmico da cambota revisto de modo a obter uma melhoria significativa no refinamento do motor.

Temos assim a Speed Triple 1200 RS mais potente e com maior pulmão, sendo que tudo está disponível mais cedo na gama de rotações. Uma característica particularmente relevante tendo em conta uma utilização em estrada, mas também importante para explorar esta hooligan britânica em ambiente de pista.

De forma a otimizar o funcionamento do motor, a Triumph adiciona ainda um novo sistema de escape de fluxo livre e uma ponteira compacta, de estrutura mais leve, que simplificam a circulação dos gases e centralizam a massa para melhorar o desempenho, mantendo a sonoridade do tricilíndrico que é tão característico e apreciado pelos fãs da Speed Triple.

Opcionalmente a Speed Triple 1200 RS de nova geração poderá ser equipada com um sistema de escape opcional, fabricado pela Akrapovic, com ponteira em titânio, com logótipo gravado a laser. Um extra que certamente será bastante apreciado pelos motociclistas que procuram uma sonoridade ainda mais viciante e performance extra.

speed triple 1200 rs

Para além do motor, a Triumph aposta fortemente no posicionamento da Speed Triple 1200 RS como uma naked de alta performance de patamar superior no que à eficácia de comportamento dinâmico diz respeito.

- PUBLICIDADE -

E para isso estreia as novas suspensões eletrónicas semiativas Öhlins Smart EC3.0. Esta nova geração das suspensões suecas permitiram aos engenheiros da Triumph definir um maior número de ajustes adaptados aos diferentes cenários em que podemos explorar a Speed Triple 1200 RS.

Controladas por um novo módulo mais compacto, estas suspensões Smart EC3.0 incluem o sistema Öhlins Objetive Based Tuning Interface (OBTi) e apresentam ao condutor nada menos do que sete cenários de funcionamento e ajuste automático dos parâmetros das suspensões.

O sistema monitoriza e ajusta continuamente as características de amortecimento da suspensão. Assim, seja a rodar em linha reta, a travar para uma curva, a equilibrar a moto no meio da curva ou a acelerar à saída, ela ajusta as características de amortecimento para proporcionar o desempenho desejado em cada cenário.

E o ponto mais interessante do novo sistema da Öhlins é que o condutor pode inserir manualmente o seu peso, e os parâmetros de funcionamento (as afinações semiativas, incluindo a pré-carga) adaptam-se ao peso inserido, de forma a otimizar ainda mais o comportamento. Um nível de personalização superior.

As diferentes opções colocadas à disposição do condutor da Speed Triple 1200 RS são apresentadas com grafismos mais intuitivos no painel de instrumentos TFT, a cores.

Do ponto de vista da ciclística podemos ainda realçar a utilização das pinças de travão Brembo Stylema controladas por uma bomba MCS – Multi-Click System, sendo que as jantes estão cobertas por pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP V3 para garantir a aderência e comportamento dinâmico mais extremo.

Por outro lado, e mantendo um design de linhas vincadas, o condutor vai encontrar no seu posto de condução um novo guiador, mais alto e largo, para uma postura do tronco do condutor mais vertical. A Triumph refere na informação oficial que a posição de condução não altera o “feeling” de que estamos numa roadster desportiva.

Diga-se que o peso a cheio é de apenas 199 kg, o que torna esta hooligan numa das opções mais relevantes no que à relação peso / potência diz respeito.

Evoluindo o design para um visual ainda mais desportivo em 2025, o quadro de alumínio de dupla trave e as novas jantes leves reduzem as forças giroscópicas para curvar mais rápido e oferecer maior agilidade, enquanto uma nova cobertura do assento torna a traseira ainda mais afilada e desportiva.

As atualizações para este ano incluem também uma nova eletrónica de desempenho que é configurável pelo condutor e ajustável independentemente dos modos de condução.

- PUBLICIDADE -

speed triple 1200 rs

O novo sistema de controlo de elevação da roda dianteira, que incorpora informações recolhidas pela unidade de medição inercial de seis eixos (IMU) para determinar a inclinação da moto, oferece quatro níveis de regulação.

O Engine Braking Control é personalizável de acordo com a preferência do condutor, complementando os mapas ajustáveis do acelerador e permitindo que o condutor ajuste a sensação do motor de acordo com o seu próprio estilo de condução e as condições.

O Brake Slide Assist, disponível apenas no modo de condução Track, otimiza a calibração do ABS para condução em pista, permitindo mais deslizamento da roda dianteira e mais elevação da roda traseira. Isto maximiza o desempenho na pista e minimiza a sensação de intrusão, ao mesmo tempo que fornece uma rede de segurança em caso de condições inesperadas.

Com cinco modos de condução distintos (Rain, Road, Sport, Track e Rider), o sistema de ABS está otimizado para funcionar de acordo com a inclinação em curva, e o controlo de tração em curva também ajusta a sua intervenção de acordo com a inclinação.

Todas as ajudas à condução podem ser desligadas para uma condução mais extrema, mas a Triumph refere que o modo de condução Track apresenta parâmetros afinados especialmente para essa condução extrema.

Outra característica a destacar na nova Speed Triple 1200 RS são o assistente de mudança de velocidades (Quickshifter) da Triumph, que funciona tanto para cima e como para baixo, e está incluído no equipamento de série.

E no equipamento, também convém não esquecer o cruise control.

Disponível a partir de 20.495€, os motociclistas portugueses podem escolher entre três cores: o tradicional Jet Black, ou as opções premium denominadas Granite/Diablo Red, e Granite/Performance Yellow, e todas as opções a integrar novos gráficos.

As motos chegarão aos concessionários a partir de abril de 2025. Clique aqui para ver qual o concessionário Triumph mais perto de si .

Galeria de fotos Triumph Speed Triple 1200 RS

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!

- PUBLICIDADE -