A Triumph sabe que no segmento das supernaked os motociclistas procuram opções extremas e exóticas. E se forem motos de edição limitada, então ainda melhor! E em Hinckley não perderam tempo em otimizar a sua Speed Triple 1200 tornando-a numa verdadeira moto focada nas prestações mais agressivas. Assim nasce a nova Speed Triple 1200 RX, a variante mais potente e extrema de sempre deste modelo britânico.
O Diretor Comercial da Triumph, Paul Stroud, realça que “A nova Speed Triple 1200 RX oferece a derradeira experiência de condução, tanto na estrada como na pista.
A tecnologia adicional, as especificações premium e a posição de condução mais focada, colocam-na firmemente na lista de desejos dos entusiastas dos track days. Com apenas 1200 exemplares disponíveis em todo o Mundo, os clientes que fizerem uma encomenda antecipada irão certamente destacar-se da multidão”.
Mas o que é que faz desta naked desportiva uma moto tão especial?
Já sabemos que com uma produção total limitada a apenas 1200 unidades, a nova Speed Triple 1200 RX certamente será o desejo de muitos motociclistas e fãs da Triumph. Será uma moto bastante rara, o que lhe permite atingir um patamar de exclusividade acima de qualquer suspeita.
Mas a RX não é apenas isso. Na verdade, a Triumph operou uma série notável de modificações na Speed Triple 1200 de forma a criar a variante mais extrema de sempre!
Começando pela sua unidade motriz, a Speed Triple 1200 RX disponibiliza uma potência máxima de 183 cv às 10.750 rpm. A nova especificação do conhecido motor tricilíndrico fornece mais 3 cv do que a geração anterior da Speed Triple, replicando a performance que é anunciada para a mais recente Speed Triple 1200 RS.
O binário também foi otimizado estando fixado nos 128 Nm às 8.750 rpm, o que não só representa mais 3 Nm do na geração anterior, como também é fornecido ligeiramente mais abaixo na gama de rotações.
Incorporando os conhecimentos e a experiência adquiridos durante o desenvolvimento do motor de competição Triumph Moto2, o motor da Speed Triple 1200 RX foi concebido para ser mais potente e durável, para além de ser compacto e leve.
Inclui, de série, um novo sistema de escape de fluxo livre e um silenciador Akrapovič compacto e leve, fabricado em titânio, que permitem facilitar a saída do fluxo de gases e ajudam a centralizar as massas para melhorar o desempenho, mantendo a assinatura da Speed Triple em termos do rugido tão característico do tricilíndrico.

Com a inovadora tecnologia “spool valve” para um ajuste ainda mais rápido e um conforto melhorado, a tecnologia semi-ativa Öhlins SmartEC3 proporciona um comportamento ainda mais adaptado, preciso e dinâmico. Isto inclui o Interface de Afinação Baseada em Objetivos (OBTi) da Öhlins, que monitoriza e ajusta continuamente as caraterísticas de amortecimento das suspensões.
Assim, quer esteja a conduzir em linha reta, a travar para uma curva, a equilibrar a moto a meio da curva ou a acelerar à saída da mesma, o sistema eletrónico de última geração da marca sueca ajusta as caraterísticas de amortecimento para proporcionar a performance desejada em cada cenário.
Os condutores podem agora personalizar este desempenho utilizando um sistema de menu intuitivo no painel de instrumentos TFT, para que a moto monitorize e adapte continuamente o amortecimento em tempo real conseguindo proporcionar o desempenho ideal em todas as condições. Inclusivamente podendo adaptar os parâmetros do sistema de acordo com o seu peso, para um comportamento ainda mais otimizado!
Para um nível superior de precisão e controlo, a Speed Triple 1200 RX também inclui um amortecedor de direção ajustável eletronicamente, o Öhlins SD EC.
As pinças Brembo Stylema de construção monobloco combinadas com uma bomba de travão principal Brembo MCS, ajustável em posição, mas também na forma como disponibiliza a potência de travagem, proporcionam um desempenho de travagem superior e uma sensação de travagem personalizável.
Para completar a configuração mais desportiva, a Speed Triple 1200 RX conta com pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP V3 instalados de série.

Do ponto de vista da posição de condução e controlo da moto, a Triumph opta por uma nova abordagem. Isso significou seguir um foco absoluto no controlo da moto recorrendo a avanços do tipo clip-on que estão 69 mm mais baixos e 52 mm mais à frente do que na versão RS de 2025, e a mesa de suspensão superior é maquinada e apresenta um logótipo Speed Triple 1200 RX gravado a laser.
A mesa de direção inferior foi atualizada para acomodar a montagem do amortecedor de direção, sendo que o acabamento deste componente foi atualizado para um tom preto, mais sofisticado e discreto, criando um contraste com as forquilhas Öhlins com as icónicas bainhas douradas.
Inspirada nos 30 anos no ADN do design da Speed Triple, esta versão especial RX mantém a assinatura dos faróis duplos e do braço oscilante tipo monobraço.
Evoluindo o design para um visual ainda mais desportivo em 2025, o quadro de alumínio de dupla trave combina com as novas jantes mais leves que reduzem as forças giroscópicas para mudanças de direção mais rápidas e uma maior agilidade, fazendo com que as curvas sejam realizadas sem esforço.
Refira-se que para isso também convém ter em conta que a Speed Triple 1200 RX continua a ser uma das motos mais leves da classe, com apenas 199 kg de peso atestada com combustível. A contribuir para isso está também o uso de bateria lítio.

Ao nível da tecnologia, e como seria de esperar, a Triumph não deixa nada ao acaso e aplicar nesta moto especial um avançado e muito completo pacote tecnológico capaz de permitir ao condutor personalizar a moto ao seu gosto, mas também desfrutar de toda a sua performance sempre com máxima segurança.
O Brake Slide Assist, disponível apenas no modo Track, otimiza a calibração do ABS para a condução em pista, permitindo um maior deslizamento da roda dianteira e uma maior elevação da roda traseira. Isto maximiza o desempenho em pista e minimiza a sensação de intrusão, ao mesmo tempo que proporciona uma segurança extra em caso de condições inesperadas.
Com cinco modos de condução distintos (Rain, Road, Sport, Track, Rider), ABS otimizado para curvas e controlo de tração otimizado para curvas que pode, ainda, ser desligado, e o já ‘obrigatório’ Triumph Shift Assist bidirecional, tudo equipamento de série, a Speed Triple 1200 RX apresenta todas as caraterísticas para maximizar o desempenho e a segurança em todas as condições.
O design da interface no painel de instrumentos TFT de 5” foi concebido para proporcionar acesso instantâneo a todas as informações importantes, sendo que o condutor terá de recorrer ao joystick de 5 vias e usar os comandos retroiluminados.
O Sistema de Conectividade My Triumph, de série, permite a navegação curva a curva, bem como o controlo do telefone e da música. Podemos ainda contar com um controlo de velocidade de cruzeiro totalmente ajustável para viagens mais longas e uma nova funcionalidade de Aviso de Desaceleração de Emergência que ativa um flash de luz de alta frequência para alertar quem circule na estrada em caso de travagem brusca e/ou desaceleração rápida.
A ignição, o bloqueio da direção e a tampa do depósito de combustível funcionam com chave do tipo “Keyless” na Speed Triple 1200 RX. Para maior segurança, a função sem fios pode ser desativada premindo um único botão.
Esta novidade já pode ser reservada nos concessionários da marca em Portugal. De acordo com a informação oficial, o preço a pagar para ter uma Speed Triple 1200 RX na sua garagem é de 21.995€, sendo que os concessionários Triumph Portugal iniciarão a entrega das motos a partir de junho de 2025.
Galeria de fotos Triumph Speed Triple 1200 RX
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!