A nova Triumph Speed Twin recupera um dos nomes mais importantes da história da marca. A Speed Twin original de 1938 marcou toda uma era e agora a Triumph deseja fazer o mesmo com esta nova 1200. A Speed Twin é um modelo que ficará na gama do construtor britânico entre a Bonneville e a Thruxton, em termos de prestações, equipamento e também de filosofia. A nova moto é uma neo-clássica de inspiração roadster, uma Bonneville customizada, com uma estética mais musculada e desportiva, sem chegar ao extremo da Thruxton, que será sempre apresentada como a derradeira Café Racer. A aposta é numa estética apelativa, fugindo aos excessos de classicismo, com um desempenho dinâmico e prestações de topo, mas com um preço acessível a um maior número de utilizadores.
Speed Twin em números
Se olharmos para as especificações técnicas da moto, vemos que monta o bicilíndrico de 1200cc Hi-Power com 97 cavalos, o mesmo da Thruxton, mas tem menos 10 quilos que a mesma, acusando apenas 196kg, a seco, na balança. Tem um quadro próprio e suspensões específicas fornecidas pela KYB, uma forquilha convencional de 41mm e dois amortecedores traseiros ajustáveis na pré-carga. Na travagem a Brembo fornece os duplos discos e as pinças de quatro pistões de montagem axial e na traseira o conjunto é fornecido pela Nissin. As jantes são uma das principais novidades, em alumínio, de 17 polegadas, com sete braços e são responsáveis por grande parte da poupança de peso. A restante poupança vem da inclusão de diversas peças em materiais compósitos de menor peso. Monta os pneus desportivos Pirelli Diablo Rosso 3, com as medidas 120/70 na frente e 160/60 na traseira, mostrando desde logo a sua atitude mais atrevida na estrada. Vem equipada com ABS e com controlo de tracção, que pode ser deligado pelo piloto.
Clássica mas moderna
A posição de condução é elevada, mas com o guiador a não ser muito largo, permitindo uma posição com alguma inclinação sobre a frente, ideal para as estradas mais reviradas, sem prejudicar o conforto de uma utilização diária. A Speed Twin não é uma moto muita alta, o banco tem uma altura do solo de 807mm. O depósito de gasolina leva 14,5 litros e a marca estima um consumo de 4,8L / 100km. Na parte electrónica, a iluminação LED está presente em todos os suportes, dispões de três modos de condução (Rain, Road, Sport), embraiagem assistida e ficha USB por baixo do assento. A instrumentação é apresentada num duplo suporte, com o conta quilómetros e conta rotações separados. É uma peça bem desenhada e com uma mistura muito bem conseguida entre o moderno e o clássico.
Preço e disponibilidade
O preço para a Speed Twin, que estará disponível nos concessionários a partir de Fevereiro em três cores (preto, cinzento, vermelho), começa nos 13.200€ um valor muito competitivo nesta classe.
Contacto
Na ilha de Palma de Maiorca o muito frio e as estradas algo escorregadias da geada nocturna, não deixaram que explorássemos todo o potencial desportivo da Speed Twin. Ficam no entanto notas muito positivas sobre o comportamento dinâmico da moto, o seu conforto e a facilidade de condução. A posição de condução é muito boa e a partir do momento em que os pneus atingiram uma temperatura ideal de funcionamento, a Speed Twin revela as suas características de agilidade. O motor 1200 é uma das referências do mercado e nesta versão com a máxima cavalagem acelera de forma decidida e continuada, sempre com o binário disponível mesmo na saída dos muitos ganchos da Serra Tramontana. Esteticamente a moto resulta muito bem, com a frente musculada e a traseira curta e levantada, uma espécie de Bonneville customizada que cativa a atenção de qualquer passante. Todo o teste estará brevemente disponível na edição escrita da Motojornal.