Triumph TE-1 – A moto elétrica de Hinckley já é real!

A marca de Hinckley confirmou e mostrou o protótipo funcional da moto elétrica Triumph TE-1. Veja aqui os detalhes deste projeto britânico.

Depois de nos ter mostrado em março de 2021 as primeiras imagens e vídeo da moto elétrica Triumph TE-1, a marca britânica revela que está pronta para dar o próximo passo no projeto. Finalizada a Fase 3, a Triumph TE-1 deixa de estar disponível em formato virtual. Os esboços e formas criadas em computador deram lugar a um protótipo funcional e a moto elétrica da Triumph vai começar os testes em condições reais.

Neste projeto que permitirá à Triumph entrar no mundo das motos elétricas, colaboram diversas entidades. Cada uma com uma missão específica de desenvolver determinados componentes.

No caso da Triumph, a fábrica de Hinckley é a responsável por criar o quadro, o sub-quadro traseiro, o painel de instrumentos, painéis das carenagens e rodas, o sistema de transmissão final incluindo a caixa de velocidades e a transmissão por correia Gates Carbon, sistemas de eletrónica, forquilha Öhlins invertida, protótipo exclusivo de suspensão traseira Öhlins, pinças Brembo M50 monobloco e o software Triumph de comando da moto.

Triumph TE-1Já a Williams Advanced Engineering ficou responsável pelo bloco da bateria WAE que incorpora um alojamento específico das células para otimização do centro de gravidade, unidade de comando do veículo, conversor CC-CC, arrefecimento integrado, tomada de carregamento e tampas de cobertura em fibra de carbono.

Nesta Triumph TE-1 encontramos ainda a colaboração da Integral Powertrain. Esta empresa criou o protótipo final do bloco propulsor com inversor integrado escalável e motor elétrico combinado, com tecnologia de comutação em carbureto de silício e arrefecimento integrado.

Mas para que tudo isto pudesse funcionar, ou melhor, para garantir que cada um dos componentes funciona em conjunto, a Triumph TE-1 foi inicialmente testada em cenários virtuais criados pela Universidade de Warwick. Desta forma foi possível à equipa perceber ainda antes da Triumph TE-1 chegar à estrada, se a moto conta com os componentes certos e capazes de resistir às dinâmicas de uma moto elétrica de alta performance.

Triumph TE-1Depois de concluída esta fase mais técnica e teórica, a Triumph TE-1 entra na Fase 4. De acordo com o comunicado da marca britânica, esta próxima fase do projeto será totalmente prática. Nos próximos seis meses o protótipo funcional da TE-1 vai ser testada em banco de ensaio, mas também em testes em pista.

Tudo isto vai culminar num evento final de apresentação da moto à imprensa. Até lá, as formas da moto elétrica serão atualizadas com um conjunto de carenagens que terão um design bastante diferente do que vemos atualmente e que se assemelha muito às formas da Speed Triple 1200.

“Foi verdadeiramente empolgante ver o progresso feito durante a fase 3 do Projeto Triumph TE-1 com o protótipo final da moto a ser sujeito a ensaios reais. Todos os colaboradores da Triumph envolvidos estão orgulhosos por terem participado nesta colaboração inovadora britânica. Pessoalmente estou entusiasmado com os resultados que conseguimos com os nossos parceiros e com a antevisão do potencial do futuro elétrico que se seguirá”, afirmou Nick Bloor, CEO da Triumph. “Aguardamos com expectativa a continuação deste trabalho ambicioso e inovador do protótipo de demonstração TE-1, através da fase de ensaios reais e da partilha de resultados com os fãs da Triumph em todo o mundo”.

Triumph TE-1Um ponto particularmente interessante nesta Triumph TE-1 é o seu motor elétrico. De acordo com Andrew Cross, administrador técnico executivo da Integral Powertrain, “O conceito do inversor, que é escalável ajustando o número de estádios de potência em Carbureto de Silício para motores de diferentes diâmetros, teve realmente um impacto no desempenho. A unidade TE-1 é capaz de atingir um valor superior a 500 kW! Isto dá-nos a oportunidade de otimizarmos esta plataforma para a produção”.

E quando poderemos ver uma Triumph elétrica baseada no projeto TE-1 nos concessionários?

A marca liderada por Nick Bloor mantém essa data em segredo. Porém, e tendo em conta o sucesso das primeiras três fases de desenvolvimento, e tendo em conta que a quarta fase terminará no final do próximo verão, não será totalmente descabido pensar que em 2023 a Triumph poderá já ter uma versão de produção da sua primeira moto elétrica pronta a ser adquirida num concessionário.