Triumph TE-1 – Novidades da moto elétrica de Hinckley

A Triumph TE-1 cumpriu uma importante fase de desenvolvimento e a marca britânica divulga várias novidades desta moto elétrica.

Triumph

A Triumph TE-1 tem vindo a ser um dos grandes destaques no mundo das motos elétricas. O fabricante britânico comprometeu-se a apresentar uma moto eletrizante, e, pelo que vamos vendo acontecer nas sucessivas fases de desenvolvimento, a naked elétrica TE-1 promete oferecer sensações de condução acima da média!

A quarta e decisiva fase de testes foi concluída recentemente, com a Triumph TE-1 a passar por uma sucessão de testes em cenários reais, e onde participou o piloto Brandon Paasch, vencedor da icónica corrida americana Daytona 200.

Mas mais do que as sensações dinâmicas obtidas por um piloto profissional, e até por estarmos perante um projeto inovador financiado pelo governo britânico através da iniciativa Office For Zero Emission Vehicles, e que uniu a Triumph Motorcycles a parceiros como a Williams Advanced Engineering, a Integral Powertrain Ltd, e a Universidade de Warwick, o mais interessante nesta quarta fase de testes da Triumph TE-1 são as conclusões sobre dados técnicos que até agora não passavam de teoria.

De acordo com as informações reveladas oficialmente pela Triumph, a moto elétrica TE-1 apresenta características técnicas que inclusivamente chegam a surpreender por ultrapassarem aquilo que era suposto.

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TriumphAqui ficam os destaques técnicos da Triumph TE-1

161 km de autonomia, para ser a melhor da categoria

Excedendo a autonomia real de motos elétricas equivalentes disponíveis atualmente, o protótipo Triumph TE-1 alcançou todos os objetivos do projeto no que diz respeito à capacidade energética da bateria Williams para o projeto TE-1, com uma incrível autonomia de 161 km, com base em testes e projeções.

Um dos pontos em destaque que permitiu garantir esta autonomia é o seu sistema de travagem regenerativa.

A travagem regenerativa foi desenvolvida e implementada com sucesso na TE-1, com a marca de Hinckley a revelar que existe ainda margem para uma maior otimização do sistema de recuperação de energia, bem como maiores eficiências na unidade motora e na transmissão, o que poderia melhorar ainda mais a autonomia da futura gama para das motos elétricas Triumph.

Desempenho de Speed Triple 1200, ainda mais rápida nos 0-160 km/h

Com um nível de desempenho semelhante à atual Speed Triple 1200 equipada com motor a combustão interna, o protótipo TE-1 oferece uma potência máxima de 170 kW (177 cv), bem como um pico de binário de 109 Nm.

Este desempenho proporciona uma capacidade de resposta instantânea, disponibilizando a potência de forma controlada e suave, o que por sua vez permitirá ao seu condutor divertir-se e usufruir de uma condução completamente estimulante.

A TE-1 também alcançou um incrível resultado oficial de aceleração de 3,6 segundos nos 0- 100 km/h e 6,2 segundos nos 0-160 km/h.

Também aqui a Triumph acredita que existe uma forte probabilidade de melhorias. Com um maior refinamento da eletrónica, incluindo o sistema de controlo de tração e o controlo da elevação da roda dianteira, a equipa responsável pelo projeto TE-1 antecipa que o desempenho poderá ser ainda melhorado, aproveitando todo o potencial de binário para permitir uma aceleração de arranque parado ainda mais rápida.

Brandon Paasch participou na fase final de testes, tanto na avaliação do desempenho do motor como também na configuração final do protótipo através de testes de pista, e isto é o que o piloto disse sobre a experiência aos comandos da moto elétrica: “A resposta do acelerador na Triumph TE-1 é incrível, é muito binário, e quando tocas no acelerador, a potência é instantânea, que é obviamente o que eu adoro como piloto de motos – adoro quando dispomos de um super binário e reage de imediato –, por isso para mim foi uma experiência muito boa. De zero a 100% de aceleração, é algo incrivelmente rápido, desenvolve que é uma autêntica loucura”.

Tempo de carregamento de 20 minutos

Os avanços nas tecnologias de bateria e de carregamento que foram conseguidos no âmbito do projeto Triumph TE-1, em colaboração com a Williams Advanced Engineering (WAE), resultaram numa otimização de tempo de carga de 20 minutos (0-80%), conseguindo cumprir com sucesso a meta ambiciosa definida pela Innovate UK, a agência de investigação e inovação do governo que apoia o financiamento do projeto.

220 kg de peso total

Com um peso global de 220kg, o protótipo Triumph TE-1 é mais leve do que as motos elétricas equivalentes disponíveis atualmente, até 25%, dando-lhe uma incrível relação peso-potência. Tendo um tamanho e escala físicos comparáveis a um Street Triple, mas com a ergonomia, geometria e distribuição de peso de um Speed Triple, a TE-1 proporciona, de acordo com a marca, uma condução completamente emocionante, ao mesmo tempo que é inspiradora de confiança, ágil e compacta.

“Quem me dera ter tido isto em Daytona, aquela aceleração neste chassis, e como consegue curvar. Acho que será uma moto muito boa para andar na rua, apenas com base no quão ágil é, e como se sente leve”, refere Paasch.

TriumphA sensação de ADN Triumph e o manuseamento neutro e inspirador de confiança

Com um mapa de entrega de aceleração e binário projetados diretamente a partir de uma Speed Triple 1200 RS, os testes de pista e avaliações dinâmicas do piloto no protótipo TE-1 oferecem um nível de manuseamento que corresponde às atuais motos de desempenho desportivo de combustão interna tricilíndricas da Triumph.

O nível de desempenho e aceleração da TE-1, aliado ao seu pacote de condução dinâmico, resultará numa moto que proporciona as sensações que habitualmente associamos às motos Triumph, e um manuseamento neutro para uma condução suave e previsível, sem esquecer a agilidade necessária para atacar as trajetórias das curvas.

Uma sonoridade cheia de carácter na nova Triumph elétrica

Graças à sua transmissão primária de pares de engrenagens helicoidais únicas, a Triumph TE-1 consegue oferecer maior emoção sonora ao seu condutor. Com os níveis de ruído testados na instalação externa de medição de ruído da Mira, a TE-1 alcançou com sucesso todos os padrões de ruído definidos pelos testes de homologação R41 para o acelerador aberto, velocidade de cruzeiro e condução urbana.

Esta será, por isso, uma moto elétrica relativamente ruidosa.

TriumphUm estilo e presença que é 100% Triumph

Reconhecida instantaneamente como uma Triumph, a presença musculada do protótipo TE-1 utiliza a mesma linguagem de estilo com a assinatura da história moderna da marca, sendo claramente uma moto virada para o futuro. Agora atualizado com os seus painéis finais e esquema de pintura, o protótipo de testes elétrico ganha um estilo e presença 100% Triumph, com todo o ADN de design da marca, desde o seu quadro de alumínio até aos distintivos faróis gémeos e postura desportiva.

Quem não perdeu a oportunidade de comentar o fim desta quarta fase de testes da Triumph TE-1 foi Steve Sargent, chefe de produto da Triumph Motorcycles:

“Já vimos uma reação muito positiva ao protótipo TE-1 por parte de motociclistas de todo o mundo, onde muitas pessoas nos dizem que, pela primeira vez, estão a ver uma moto elétrica como desejável, e algo que eles genuinamente gostariam de possuir. Sendo o primeiro passo na nossa jornada para desenvolver a nossa futura abordagem à tecnologia de motorização elétrica, o protótipo TE-1 e os resultados incríveis que obteve no seu programa de testes intensivos proporcionaram insights e capacidades cruciais que, em última análise, irão orientar o nosso desenvolvimento futuro. Claro que a moto de produção final não será exatamente o que se vê aqui hoje, mas fiquem descansados, os modelos que desenvolvemos vão abranger todas as aprendizagens e o seu espírito dinâmico emocionante”.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto todas as evoluções e novidades sobre este interessante e eletrizante projeto Triumph TE-1.