Triumph Tiger 1200 em 5 versões e já com preços

A marca britânica acaba de revelar os detalhes que faltavam da Tiger 1200, numa gama que se completa com 5 versões. Já há preços e previsão de chegada para o mercado nacional.

Depois de várias iniciativas de marketing que foram dando a conhecer aos poucos a nova geração da Triumph Tiger 1200, a casa de Hinckley desvenda agora todas as características que constam das fichas técnicas e comerciais da nova geração do modelo.

Em plano de destaque estão as cinco versões em que esta big trail vai estar disponível a partir do segundo trimestre de 2022, sendo que três, as opções GT, oferecer-se-ão com maior pendor estradista, enquanto que as duas variantes Rally chegam com maior preparação para enfrentar as agruras de terrenos mais incertos.

Outra distinção na gama é o facto das variantes GT Explorer e Rally Explorer oferecerem um depósito de combustível com capacidade para 30 litros de gasolina, contra os 20 litros oferecidos nas restantes propostas.

Sendo o segmento das big trail um dos mais dinâmicos e ‘acesos’ da actualidade, a Triumph investiu muito esforço para tornar esta Tiger 1200 numa referência no espectro de mercado onde se pretende colocar. E o empenho da marca foi o de construir um produto capaz de superar a concorrência mais próxima em várias aspectos, nomeadamente prestações, peso, autonomia, polivalência e manobrabilidade.

O novo tricilindrico em linha T-Plane de 1160 cc oferece 148 cv de potência às 9000 rpm, mais 9 cv que na geração anterior, o que a torna na moto com transmissão por veio mais potente do segmento. O binário é de 130 Nm às 7000 rpm, 8 Nm acima do valor apresentado pelo motor anterior.

Também são menos 25 kg face à anterior geração para um total de 240 kg na versão mais ligeira, a Tiger 1200 GT, e 261 kg na Tiger 1200 Rally Explorer – com massas medidas considerando 90% de fluídos acondicionados nas motos.

Para as versões mais estradistas, o modelo monta umas suspensões Showa semi-activas com regulações electrónicas mais adaptadas ao asfalto e jantes de braços em liga leve de 19 polegadas na frente, e 18 na traseira. Já as variantes Rally contam com a mesma solução semi-activa, mas com maiores competências para a prática de off-road, inclusive com oferta de um curso total de 220 mm nas ligações aos dois eixos (mais 20 mm que as versões GT). Nestas Tiger Rally encontramos ainda jantes raiadas de 21 e 19 polegadas na frente e traseira, respectivamente. Em toda a gama, o diâmetro da forquilha dianteira é de 49 mm.

Relativamente às soluções tecnológicas, a Triumph na sua pretensão de se afirmar cada vez mais no universo das motos para grandes viagens e aventura, propõe para este modelo as últimas novidades no que concerne às ajudas de condução e ao refinamento de resposta dinâmica instantânea consoante o tipo de piso e rítmos pretendidos pelo condutor.

Nesse particular, o destaque vai para os modos de condução disponíveis em cada uma das versões da família: A versão de base, a 1200 GT oferece os modos Rain, Road e Sport, enquanto que as suas irmãs de estrada mais evoluídas (GT Pro e GT Explorer) contam com os modos Road, Rain, Sport, Rider (personalizável) e Off-Road. Já as variantes Rally Pro e Rally Explorer oferecem os modos de condução Road, Rain, Sport, Rider (personalizável), Off-Road e Off-Road Pro.

A electrónica conta com uma plataforma IMU que controla a actuação do ABS e do controlo de tração nas curvas, graças a um medidor de inércia de seis eixos. Nos vários recursos eletrónicos conta-se ainda um painel de instrumentos a cores, TFT e 7 polegadas, com conectividade integrada e possibilidade expansão através da App My Triumph Connectivity System. Nota de destaque para a montagem do Triumph Blind Spot Radar system, um radar desenvolvido em parceria com a Continental que visa alertar o condutor para ângulos mortos e dar apoio nas mudanças de faixa.

Os travões montados neste novo modelo da Triumph contam com um sistema Brembo M4.30 Stylema, com pinças radiais accionadas por uma bomba Magura HC-1 e discos de 330 mm na frente e 282 m na traseira.

Outro dado técnico relevante para os clientes e fãs deste segmento é a distância do posto de condução ao solo. As Tiger 1200 GT, GT Pro e GT Explorer oferecem uma altura regulável do banco ao chão entre 850 e 870 mm. Já as opções mais aptas para o fora de estrada, as Rally Pro e Rally Explorer, são propostas com alturas reguláveis entre os 875 e 895 mm.

Relativamente aos preços para Portugal, a gama fica ordenada com as seguintes propostas de valor:

Tiger 1200 GT: desde 18.950 €
Tiger 1200 GT Pro: desde 21.500 €
Tiger 1200 Rally Pro: desde 22.600 €
Tiger 1200 GT Explorer: desde 23.100 €
Tiger 1200 Rally Explorer: desde 24.100 €


Para as versões GT as cores de lançamento serão Snowdonia White, Lucerne Blue e Sapphire Black. Já as variantes Rally serão propostas nos acabamentos de cor Snowdonia White, Matt Khaki e Sapphire Black.

De acordo com a marca, o modelo vai estar disponível a partir da Primavera de 2022.