Triumph Tiger 800 XCA

Comparativo Trail BMW Honda Triumph

Desde que foi lançada em 2010 a Triumph Tiger 800 tornou-se numa séria protagonista do segmento. Um dos seus principais argumentos é o motor tricilíndrico, mas a Tiger é muito mais do que isso.
Para esta actual geração a Triumph renovou a Tiger 800 em mais de 200 componentes, incluindo o propulsor. O tricilíndrico foi optimizado para melhorar a resposta, e tem uma primeira velocidade mais curta. Também a electrónica recebeu uma actualização, com um novo modo, o Off-Road Pro, que permite aos mais experientes tirar partido da Tiger quando equipada com pneus de ‘tacos’ na condução fora de estrada.
A posição de condução foi revista, com o guiador a recuar 10 mm, e o vidro dianteiro é regulável manualmente (e muito facilmente, com apenas uma mão) em cinco posições.
Andámos na XCa, a versão topo da gama da série XC da Tiger 800. Neste caso topo de gama quer dizer carregada de equipamento, que justifica o preço base mais elevado em relação às suas concorrentes.

  FICHA TÉCNICA

MOTOR E TRANSMISSÃO

Tipo Refrigerado por líquido, 12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha
Cilindrada 800 cc
Diâmetro/Curso 74 x 61,9 mm
Potência máxima 95CV/9.500 rpm
Binário máximo 79 Nm/8.050 rpm
Alimentação Injeção eletrónica sequencial multiponto
Transmissão Final Corrente
Escape Sistema de coletor 3 em 1 de aço inoxidável com silenciador lateral de aço inoxidável
Embraiagem Húmida, multidisco
Caixa de velocidades 6 velocidades manual

CICLÍSTICA

Quadro Quadro em treliça tubular de aço
Braço oscilante Duplo, liga de alumínio fundido
Roda dianteira Raiada, 21 x 2.15 pol
Roda traseira Raiada, 17 x 4.25 pol
Pneu dianteiro 90/90-21
Pneu traseiro 150/70- R17
Suspensão dianteira Forquilha invertida WP de 43 mm com amortecimento de retorno e de compressão ajustáveis, curso 220 mm
Suspensão traseira Monoamortecedor WP com reservatório de óleo remoto, ajuste hidráulico da pré-carga, curso da roda traseira 215 mm
Travão dianteiro Discos duplos flutuantes de 305 mm, pinças deslizantes de 2 pistões Brembo, ABS comutável
Travão traseiro Disco individual de 255 mm, pinça deslizante de pistão único Nissin, ABS comutável

PESO E DIMENSÕES

Largura do guiador 805 mm
Altura 1390 mm
Altura do assento 840/860 mm
Distância entre eixos 1545 mm
Inclinação 23,4º
Avanço 93,5 mm
Peso a seco 208 kg
Capacidade do depósito 19 l

O Teste da Triumph Tiger 800 xca , inclui-se no comparativo com a BMW F 850 GS e Honda Africa Twin Adventure Sport que pode ler neste link