Desde há muito que a Triumph conquistou o coração de milhares de motociclistas em todo o Mundo com as suas propostas roadster. Agora, a marca britânica anuncia uma novidade que irá continuar a arrebatar os motociclistas por muitos anos, a nova Trident 800.
Esta é a mais recente novidade revelada pela marca de Hinckley, uma moto que já pode ser encomendada nos concessionários da marca em Portugal, sendo que a previsão oficial é de que as primeiras unidades cheguem ao nosso País a partir de março de 2026.
Aproveitando o momento da revelação da Trident 800, Steve Sargent, Diretor de Produtos da Triumph Motorcycles, fez questão de explicar que “A incrível popularidade da Trident 660 e da Street Triple 765 RS mostrou-nos o quanto os motociclistas deste segmento valorizam uma condução emocionante e inspiradora de confiança, repleta de personalidade e tecnologia. Com o lançamento da Trident 800, pegámos nesta fórmula vencedora e melhorámo-la, oferecendo ainda mais capacidade e emoção orientada para a estrada”.
O responsável da marca britânica vai mais longe e afirma que “Com a Trident 800, focámo-nos em oferecer o tipo de desempenho e personalidade que os motociclistas desejam no mundo real. O novo motor, com corpo de acelerador triplo, proporciona o máximo envolvimento nas estradas do dia a dia, e combinamos essa realidade com um chassis leve e de alta especificação e uma suspensão ajustável da Showa. Esta moto é para os motociclistas que procuram o máximo de emoção, a qualquer hora e em qualquer lugar. Isto abre as portas a um público totalmente novo de motociclistas que procuram uma condução divertida, cheia de adrenalina e com propósito”.

Mais do que aquilo que nos diz Steve Sargent, convém então descobrir os detalhes que fazem desta Triumph Trident 800 uma roadster carregada de atitude.
O coração da Trident 800 é o novíssimo motor de três cilindros de 798 cc da Triumph, concebido para garantir uma performance elevada aliada a uma emoção que se pode definir como sendo ‘pulsante’.
Foi desenvolvido de forma a reagir de forma instantânea aos desejos do condutor, em qualquer mudança, disponibilizando uma abrangente faixa de binário e uma potência máxima que atinge o “redline” às 11.500 rpm. Gerando uma potência máxima de 115 cv às 10.750 rpm e um binário máximo de 84 Nm às 8.500 rpm, a resposta viciante do motor de três cilindros desde os baixos regimes é acompanhada por um rugido mais profundo.
Isto porque o som da indução produzido pelos corpos de injeção triplos é agora amplificado pela caixa de ar com um novo desenho e pelo sistema de admissão concebido para otimizar o fluxo de ar e exponenciar o som de indução. O resultado, de acordo com a Triumph, é um ronco profundo e gutural sob aceleração e o inconfundível som do motor de três cilindros da Triumph a altas rotações.
Do ponto de vista técnico, podemos destacar nesta unidade motriz que equipa a Trident 800 a utilização de uma cambota forjada, uma árvore de cames e um balanceador exclusivos deste modelo, bielas forjadas e pistões de alta compressão. Todos estes elementos foram concebidos para maximizar o desempenho e a durabilidade.

A suportar o novo motor tricilíndrico, encontramos um chassis desenvolvido para uma condução desportiva e dinâmica.
Neste ponto de vista, a Trident 800 conta com um quadro leve e suspensões Showa ajustáveis que trabalham em conjunto para oferecer uma condução precisa. O assento tem 810 mm de altura, com um espaçador estreito, moldado para manter o piloto no lugar.
Na dianteira, a forquilha invertida Showa tem bainhas de 41 mm que integram um sistema de amortecimento do tipo Big Piston de função separada, com compressão e extensão ajustáveis. O monoamortecedor traseiro Showa oferece o ajuste da pré-carga e da extensão, para uma condução perfeitamente ajustada às necessidades e preferências de cada condutor.
A travagem está a cargo de duas pinças radiais de 4 pistões que mordem discos de 310 mm, que são alimentadas por linhas de malha de aço entrançada, para uma travagem forte e progressiva, mas sempre constante, mesmo nos períodos de condução mais desportiva em que a travagem é frequentemente solicitada.
Com um design naked onde se exalta o músculo e atitude roadster, combinando superfícies afiladas com curvas suaves para criar um perfil imponente e uma postura atlética, destacamos o depósito largo e esculpido de 14 litros, que flui para o assento contornado e para a minimalista unidade traseira, enquanto a ponteira curta e curvada para cima, com o suporte mínimo para a placa de matrícula, mantêm a traseira esguia.
Uma proteção inferior e um para-brisas com cores distintas acrescentam um toque aerodinâmico e coesão visual, reforçando a sua postura dinâmica de roadster tipicamente associada aos modelos Triumph.

A Trident 800 está equipada com tecnologia inteligente e focada no condutor, concebida para melhorar a condução sem distrações.
No seu núcleo, encontramos três modos de condução: Road, Sport e Rain, que adaptam a resposta do acelerador e o controlo de tração às condições. Seja para aumentar o desempenho ou para priorizar a tranquilidade em tempo chuvoso, o sistema garante que o condutor se mantém em controlo e seguro na estrada.
O sistema de ABS otimizado para curvas e o Controlo de Tração proporcionam uma maior confiança em inclinação, utilizando dados em tempo real para ajustar a travagem e a entrega de potência com base no ângulo de inclinação.
A potência gerada pelo motor tricilíndrico é transmitida por uma transmissão de 6 velocidades, que conta com o Shift Assist (quickshift) a permitir passagens de caixa para cima e para baixo sem a necessidade de recorrer manualmente à embraiagem, ao mesmo tempo que garante uma aceleração suave. O Cruise Control também faz parte do equipamento de série.
A conectividade e a visibilidade são igualmente refinadas. O sistema Bluetooth My Triumph permite o controlo de música, chamadas e navegação curva a curva através do painel de instrumentos, com informações exibidas num ecrã circular TFT a cores de 3,5”.
O sistema de iluminação totalmente LED, incluindo um farol redondo exclusivo com assinatura DRL, luz traseira integrada e indicadores de mudança de direção com cancelamento automático, são elementos e detalhes que garantem que a Trident 800 se destaca de dia e de noite, combinando o design moderno com a praticidade para o dia a dia.
A Triumph Portugal confirma que a nova Trident 800 já está disponível para encomenda, com um PVP desde 10.895€, sendo que o cliente poderá depois optar por equipar a sua moto com um conjunto diversificado de acessórios oficiais específicos para esta roadster.
Galeria de fotos Triumph Trident 800
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!