Troféu Naked Bikes – Visita animada a Portimão

Os pilotos inseridos no Troféu Naked Bikes 2022 estiveram em Portimão naquela que foi uma animada segunda ronda do ano.

Troféu Naked Bikes

Depois de brilharem na primeira ronda do ano no circuito do Estoril, os pilotos do Troféu Naked Bikes 2022 finalmente voltaram à ação para cumprir aquela que foi a segunda ronda da temporada, desta feita no Autódromo Internacional do Algarve, onde competiram inseridos no programa de fim de semana do Campeonato Nacional de Velocidade.

Com condições climatéricas algo inconstantes, o TNB 2022 proporcionou a todos aqueles que marcaram presença no autódromo algarvio um animado espetáculo, com muitas ultrapassagens nos troféus S 1000 R Cup, Tuono Cup e ainda nas Z Cup.

O promotor do TNB, Paulo Vicente, ainda antes da ação em pista começar com os treinos livres, decidiu brindar os participantes com um design de boxes exclusivas renovado para esta ronda Portimão I, cortesia de novos painéis decorados.

Por outro lado, os pilotos do troféu S 1000 R Cup receberam os seus fatos personalizados da DanrowRB, mas devido ao pouco tempo para se “habituarem” ao seu novo equipamento de proteção incluído no “pack” do troféu, a grande maioria optou por esperar pela próxima corrida para os estrear em pista.

Troféu Naked BikesTroféu Naked Bikes – Treinos Livres

E foi precisamente em pista que os motores aqueceram bastante! As duas sessões de treinos livres da manhã, uma seca e outra molhada no seu início, acabaram por dar pouco tempo em pista, complicando a vida aos que vinham pela primeira vez à “montanha russa” de Portimão. Entre os estreantes encontravam-se Marco Perez #49 da S 1000 R Cup e de Tomás Vilardebó #3 da Z Cup.

A hierarquia do fim de semana começou logo a estabelecer-se desde a primeira sessão, com as Tuono V4 1100 de Paulo Vicente (#62) e de Pável Bogdanov (#7) a serem os mais rápidos de entre as nakeds italianas, Frédèric Bottoglieri (#11) e Ricardo Pires (#14) foram os mais rápidos das Z Cup, e Duarte Amaral (#10) e Ricardo Almeida (#31) estavam a levar a melhor entre os pilotos da naked da BMW Motorrad.

Troféu Naked BikesTroféu Naked Bikes – Treinos Cronometrados

O cronómetro deu a “pole position” à Tuono de Bogdanov com um registo em 1m55.038s, seguido pela também italiana de Paulo Vicente, tendo ambos conseguido destacar-se do resto da grelha de partida, mas com Amaral, já a mais de 2 segundos, a fechar a primeira linha aos comandos da sua S 1000 R, sendo por isso o melhor das S 1000 R Cup.

A melhor Z em qualificação foi a de Bottoglieri ao conseguir o 2º lugar da segunda linha. A linha seguinte contou com as naked de Farias (#21) e Sousa (#5), respetivamente S 1000 R Cup e Tuono Cup.

A 4ª linha teve a S 1000 R de Ricardo Almeida (#31) a liderar as Z de Ricardo Pires (#14) e Marcos Leal (#73), com a Tuono de Vilardebó (#12) a liderar a linha 5. Na linha 6, a Z de Miranda Reis, supera as S 1000 R de Luis Metello (#6) e Marco Perez (#49), conseguindo o estreante Vilardebó colocar a sua Z na liderança da linha seguinte, a sétima.

Troféu Naked BikesTroféu Naked Bikes – Corrida 1

Dada a partida, as Tuono de Vicente e Bogdanov saltam imediatamente lá para a frente, num duelo pelo “holeshot” que é ganho por Bogdanov, dando logo aí o mote da corrida! Atrás destes, os pilotos dos outros troféus não os perdem de vista, com a S 1000 R de Amaral a liderar o grupo, na frente da Z de Bottoglieri e da S 1000 R de Farias!

Logo a seguir colocavam-se os coloridos troféus de naked bikes misturados com alguns dos pilotos do Troféu Luis Carreira, com várias lutas em curso, e com todos a procurarem subir na classificação, independentemente do troféu em que participam o que gerou momentos muito interessante de pilotagem e emocionantes de seguir.

Na frente desta corrida 1 do Troféu Naked Bikes, Bogdanov liderou as primeiras 3 voltas com a Tuono de Vicente “logo ali”, mas também a S 1000 R de Amaral e a Z de Bottoglieri a conseguirem seguir no mesmo ritmo das Tuono! Uma demonstração do nível competitivo destes troféus.

De tal forma é assim, que Bottoglieri regista o novo recorde das Z no Autódromo Internacional do Algarve, batendo o recorde de Miguel Vilares, conseguido em 2018, subindo a fasquia em algumas décimas para 1m55.162s. Uma performance fantástica!

Troféu Naked BikesNa 4ª volta, Paulo Vicente finalmente supera Pavel Bogdanov, mas este recupera imediatamente a posição, conseguindo Vicente ainda regressar à liderança na mesma volta, mas subindo o ritmo da corrida para o segundo 53 nas duas voltas seguintes, batendo então o seu recorde pessoal com esta moto (agora fixado em 1m53.626s) e cria um fosso que, ao ter mais sorte na lotaria das dobragens, lhe garante a vitória à geral e na Tuono Cup com quase 4 segundos de avanço sobre Pavel Bogdanov.

Depois das escaramuças iniciais, Duarte Amaral leva a S 1000 R ao 3º lugar da geral, vence o seu troféu, assim como Bottoglieri que leva a sua Z ao 4º lugar da geral e consegue a vitória na Z Cup.

Atrás destes a S 1000 R de Nuno Farias faz 5º à geral. Almeida leva a sua S1000R a 8º da geral fechando o pódio da S 1000 R Cup. Miguel Sousa fecha o pódio da Tuono Cup com o 10º na geral, conseguindo bater a segunda melhor Z, a de Marcos Leal que, por sua vez, supera a Z de Ricardo Pires, que fecha o pódio da Z Cup na frente da Tuono de Vilardebó, em 13º da geral.

Troféu Naked BikesTroféu Naked Bikes – Corrida 2

Depois do “warm-up” da manhã de domingo, os pilotos alinham para a 2ª corrida do fim de semana algarvio, com a temperatura ambiente e do asfalto a subir fortemente em comparação com o dia anterior!

Dada a partida, desta vez é a Tuono de Vicente quem faz o “holeshot” com a S 1000 R de Duarte Amaral em escaramuça com a Tuono de Pavel Bogdanov, cavando o trio um pequeno fosso para a S 1000 R de Nuno Farias que, por sua vez, consegue o mesmo para a Z de Bottoglieri.

Lá na frente, Bogdanov liga o “turbo” da sua Tuono, sobe o ritmo da corrida para o segundo 52, bate o recorde das nakeds fixando-o em 1m52.197s, passa por Paulo Vicente e diz “adeus”, pois até ao fim ninguém mais o viu! Vicente, ainda melhora o seu recorde pessoal (agora em 1m53.472), mas sem ritmo, centra-se em segurar o 2º lugar da geral até ao final.

Troféu Naked BikesAtrás, Duarte Amaral, acompanha o ritmo crescente dos que estavam à sua frente e também melhora o seu registo pessoal, baixa ao segundo 53 (1m53.612s), mas uns “avisos” tiram-lhe o ânimo para fazer melhor, e inclusivamente vê a S 1000 R de Nuno Farias chegar-se perigosamente, pois este ao ver as dificuldades de Amaral, anima-se, faz o seu melhor registo do fim de semana (1m54.295s) e termina em 4º da geral, a escassas duas décimas de Amaral!

Bottoglieri, apesar do esforço de estar a fazer a sua 4ª corrida do fim de semana (competiu também na Copa Motoval), consegue segurar o 5º da geral, repetindo a vitória na Z Cup, num esforço físico que não deixou ninguém indiferente.

Mais atrás, na luta pelo 9º lugar da geral, a Tuono de Miguel Sousa supera a S 1000 R de Ricardo Almeida, que por usa vez supera a Z de Ricardo Pires, trocando o lugar no pódio da Z Cup com Marcos Leal que termina em 13º da geral.

Marco Perez, já mais à vontade com o circuito, faz o seu melhor registo do fim de semana, e leva a S 1000 R a 14º da geral. Vilardebó, o pai, acusa o esforço do fim de semana, mas ainda consegue bater a Z de Miranda, com a Z do seu filho logo a seguir. Boa evolução do mais novo Vilardebó nesta estreia em Portimão com a Z. Luis Metello fecha a classificação geral com a sua S1000R, esgotado com as exigências de dois intensos dias de competição no AIA, mas satisfeito com mais esta presença no Troféu Naked Bikes.

Terminada a segunda ronda da temporada 2022, os participantes dos 3 troféus (S 1000 R Cup, Tuono Cup e Z Cup) começam ansiosamente a preparar a primeira ronda além-fronteiras, e que irá acontecer aqui “ao lado”, no circuito de Navarra. Uma ronda enquadrada no CIV – Campeonato Interautonómico de Velocidad, nos dias 1, 2 e 3 de julho, e onde se esperam muitas surpresas e novas histórias, pois o circuito não é fácil e será novidade para a grande maioria dos pilotos.

Troféu Naked BikesTroféu Naked Bikes – Classificação após Portimão I

1- Pavel Bogdanov – Tuono Cup – 95 pontos

2 – Paulo Vicente – Tuono Cup – 81 pontos

3 – Duarte Amaral – S 1000 R Cup – 65 pontos

S 1000 R Cup – Classificação após Portimão I

1 – Duarte Amaral – 95 pontos

2 – Nuno Farias – 85 pontos

3 – Ricardo Almeida – 64 pontos

Tuono Cup – Classificação após Portimão I

1 – Pavel Bogdanov – 95 pontos

2 – Paulo Vicente – 85 pontos

3 – Miguel Sousa – 64 pontos

Z Cup – Classificação após Portimão I

1 – Frederic Bottoglieri – 100 pontos

2 – Ricardo Pires – 72 pontos

3 – Marcos Leal – 72 pontos