Troféu Yamaha adiado

Devido à pandemia de Covid-19, a Yamaha não vê condições para realizar o número mínimo necessário de provas, e adia o seu Troféu para 2021.

A 17.ª edição Yamaha, que já devia ter arrancado este ano, foi adiada. O popular troféu monomarca de todo-o-terreno só regressará às pistas em 2021.

O motivo é, como seria de esperar, as condicionantes impostas originadas Covid-19. Com duas rondas já adiadas, e a grande probabilidade de ter que adiar também a seguinte, prevista para Junho, a Yamaha decidiu suspender o troféu.

A Yamaha explica que «O Troféu Yamaha como evento e os seus participantes merecem a manutenção do que se tem vindo a formar nestes 16 anos de edições. Assim sendo consideramos que não se prevê a possibilidade de agendamento do número de provas suficientes no restante ano de 2020 para a realização completa de um Troféu Yamaha».

Assim o Troféu Yamaha faz uma interrupção histórica na sua realização. Com provas a reunir mais de duas centenas de pilotos de todas as idades, respectivas famílias, amigos e fãs das corridas, a Yamaha não quer porém que seja uma paragem abrupta. Para isso está a planear algumas actividades, assim que for possível, como explica em comunicado: «Valorizando o espírito que emana de cada edição de uma prova do Troféu, que tão marcadamente caracteriza a família azul que ai se reúne, a Yamaha Motor Portugal promete tentar realizar pontualmente, dentro do que a legislação e os calendários desportivos vierem a permitir, atividades de cariz desportivo muito idênticas a uma prova do Troféu mas que se revestirão de características de uma prova individual/isolada.

«Desta forma pretende-se que os pilotos Yamaha tenham a possibilidade, logo que legalmente seja permitido, de se reunir e amigavelmente competir no seio desta família azul que tanto tem vindo a crescer.»

A Yamaha promete novidades sobre o troféu assim que for possível.