TT Ilha de Man 2022 – Hickman vence novamente e Michael Dunlop ganha em SSP

Peter Hickman voltou a vencer no Tourist Trophy na Ilha de Man e Michael Dunlop garante vitória número 20 ao levar a melhor nas Supersport.

Depois de vencer a corrida inaugural do programa do Tourist Trophy na Ilha de Man, Peter Hickman voltou a pilotar a sua BMW M 1000 RR da Gas Monkey Garage até nova vitória em 2022. Esta segunda vitória de “Hicky Racer” aconteceu na corrida Superstock.

Peter Hickman levou a melhor a Connor Cummins (Milenco by Padgett’s Honda), sendo que o pódio nas Superstock do TT na Ilha de Man 2022 ficou fechado com a presença de Davey Todd, companheiro de equipa de Cummins na Honda, estando a impressionar na presente edição desta competição de “road racing” pela sua velocidade ao longo do famoso “Mountain Course”.

Quem também se quis destacar mais uma vez foi Michael Dunlop. Aos comandos de uma Yamaha R6, Dunlop garantiu uma importante 20ª vitória em corridas na Ilha de Man e no Tourist Trophy. Esta vitória aconteceu na primeira corrida das Supersport.

HickmanO piloto de 32 anos está agora a apenas 3 vitórias do total de triunfos de John McGuinness (23 vitórias no TT). Até final do programa deste ano Michael Dunlop tem ainda duas oportunidades de se aproximar ainda mais do topo da lista e até do seu tio Joey Dunlop, que com 26 vitórias no Tourist Trophy será o objetivo para todos os pilotos e neste caso para Michael Dunlop.

As corridas onde ainda pode lograr vitórias são a segunda corrida das Supersport, e ainda uma vitória na corrida principal, a Senior TT Superbike.

Na primeira corrida das Supersport na Ilha de Man destacaram-se ainda Dean Harrison (Kawasaki Ninja ZX-6R) ou ainda Peter Hickman (Triumph Daytona 765), ambos a conseguirem fechar a corrida no pódio atrás de Dunlop.

Mais duas mortes a lamentar no TT da Ilha de Man

HickmanInfelizmente o perigo faz parte da competição, e ainda mais quando falamos em corridas de “road racing” como é o caso do Tourist Trophy na Ilha de Man. A edição de 2022 já ficou marcada pelo falecimento de três pilotos.

O primeiro, como a revista MotoJornal já aqui tinha dado conta, foi Mark Purslow durante a sessão de qualificação das Supersport. Na corrida Supersport TT temos também de lamentar a morte do piloto Davy Morgan, de 52 anos.

E também temos de lamentar o falecimento de César Chanal da categoria sidecar, com o passageiro a sofrer morte imediata no local do acidente. Já o seu companheiro de sidecar, Olivier Lavorel, foi transportado para o hospital em estado crítico.

A todos os familiares e amigos de Davy Morgan e César Chanal, a revista MotoJornal deixa aqui os seus mais sentidos pêsames, e desejos que todos aqueles que se lesionaram recuperem das suas lesões.

Atualização

A organização do Tourist Trophy na Ilha de Man acaba de divulgar um comunicado de imprensa com uma atualização sobre o acidente que envolveu o piloto e passageiro do sidecar.

Ao contrário do que foi inicialmente revelado, e devido a uma falha na identificação dos participantes, a organização revela agora que quem faleceu no local do acidente no passado dia 4 de junho foi César Chanal. Olivier Lavorel foi transportado para o hospital onde permanece em estrado crítico e a receber os devidos cuidados médicos.

Desde a primeira edição do Tourist Trophy na Ilha de Man em 1907, já perderam aqui a vida 262 pessoas. Um número que muitas vezes é utilizado por aqueles que são contrários às corridas de “road racing”, mas também um número que não parece impedir que em todas as edições pilotos de todo o mundo acorram à Ilha de Man para tentar a sua sorte no Tourist Trophy, muitos deles viciados no ambiente que se vive na ilha durante as semanas de competição.