Viana do Castelo prepara-se para tornar-se no ‘centro do Mundo’ para os fãs da disciplina de Trial. Tudo porque será a cidade portuguesa que vai acolher a segunda ronda da temporada 2025 do Mundial de TrialGP, com o Grande Prémio de Portugal de Trial a acontecer pela 15ª vez e desta feita com forte apoio do Município de Viana do Castelo e do Motoclube Foz do Lima.
A organização do Grande Prémio de Portugal de Trial tem vindo a trabalhar sem parar para garantir que tudo estará pronto para acolher pilotos, equipas, mas também os milhares de fãs que certamente vão querer marcar presença em Viana do Castelo para sentir ao vivo as emoções desta modalidade sempre espetacular.
A prova promete muitos desafios, muita adrenalina e um ambiente vibrante para os muitos fãs que habitualmente acompanham o evento ao vivo. Com algumas zonas espalhadas pela cidade e com paisagens naturais deslumbrantes, o TrialGP de Portugal volta a reunir todos os ingredientes para ser uma etapa memorável.
O Município de Viana do Castelo disponibilizou os meios no terreno para garantir a limpeza e preparação das áreas de mata onde serão delineadas grande parte das zonas da prova. Este esforço conjunto entre o Motoclube Foz do Lima e autarquia permitiu assegurar as melhores condições de segurança, acessibilidade e respeito ambiental, criando assim um cenário ideal, tanto para atletas como para o público.
Com entrada totalmente gratuita, tanto nas zonas de competição como no paddock, e beneficiando da proximidade com Espanha — um dos países com maior tradição no trial — a edição 2025 do TrialGP de Portugal promete atrair uma enorme moldura humana.
Em termos competitivos, destacamos a presença da portuguesa Mariana Afonso.
A vianense Mariana Afonso será a única participante a defender as cores nacionais neste TrialGP de Portugal. Apesar de esta modalidade não ser a sua prioridade na atual temporada – atualmente a jovem piloto está focada no Enduro e a lutar pelo título nacional dessa modalidade –, Mariana não quer perder uma oportunidade única de competir em ‘casa’ e na modalidade que a viu ‘nascer’: “Será para mim um enorme orgulho voltar à competição a nível mundial e poder competir em casa, num mundial que temos a certeza que será memorável”.
Do ponto de vista da competição, o TrialGP de Portugal reunirá a elite do Trial mundial, com cerca de 100 participantes de 16 nacionalidades, divididos entre cinco categorias em competição: TrialGP, TrialGP Women, Trial 2, Trial 2 Women e Trial 3.
Com um cenário de rara beleza, o paddock estará localizado na zona ribeirinha da cidade, junto ao icónico Navio Hospital Gil Eannes.
A partir deste ponto, os pilotos partirão em direção ao deslumbrante Monte de Santa Luzia, onde enfrentarão um percurso desafiador composto por 12 zonas, das quais 3 com obstáculos artificiais espalhadas pela cidade, que terão de cumprir por duas vezes, tanto no sábado como domingo. Ainda na sexta-feira, terão lugar as habituais verificações e vistoria às zonas.
Já sabe, o convite está feito: dias 11 a 13 de abril não deixe de participar nesta festa mundial do Trial em Portugal, e mais especificamente em Viana do Castelo. Vai ver que não se arrepende!
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!