InícioDesportoTudo em aberto: Alcobaça decide os campeões nacionais de Enduro 2026

Tudo em aberto: Alcobaça decide os campeões nacionais de Enduro 2026

O Campeonato Nacional de Enduro CFL 2026 termina este fim de semana em Alcobaça. Luís Oliveira, Julien Roussaly, Gonçalo Jesus e vários candidatos lutam pelos títulos nacionais.

-

O Campeonato Nacional de Enduro CFL 2026, disputado sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal, chega este fim de semana ao seu momento decisivo. A região de Alcobaça, mais concretamente Pataias, será palco da última ronda da temporada, uma prova de dois dias que promete emoção até ao último metro, com todos os títulos nacionais ainda por decidir.

O 3.º Enduro Paleke, organizado pela Associação Recreativa Cultural e Desportiva Os Palekes, realiza-se nos dias 6 e 7 de junho e será a derradeira oportunidade para os pilotos conquistarem os títulos de campeões nacionais nas várias categorias em disputa.

Com o centro operacional instalado junto às Piscinas Secil, em Pataias, a prova terá partida do primeiro piloto às 9h00 em ambos os dias, colocando à prova resistência, velocidade e capacidade de navegação num percurso exigente com cerca de 52 quilómetros por volta, incluindo as tradicionais especiais de Enduro Test (ET), Cross Test (CT) e Extreme Test (XT).

Luís Oliveira chega à final na liderança

Uma das maiores atenções estará naturalmente centrada na luta pelo título absoluto Elite.

- PUBLICIDADE -

A ausência de Julien Roussaly na ronda anterior permitiu a Luís Oliveira assumir o comando do campeonato, chegando agora à última prova da época com uma vantagem de apenas oito pontos sobre o piloto francês. Ruben Ferreira mantém-se igualmente na luta, ocupando a terceira posição a apenas 12 pontos da liderança.

Com duas jornadas completas pela frente e pontuação ainda em jogo, tudo permanece em aberto na categoria rainha do Enduro nacional.

Open, Verdes e Youth Cup prometem luta intensa

Se a categoria Elite promete emoção, a classe Open não fica atrás.

Gonçalo Jesus lidera atualmente a classificação geral, mas Francisco Salgado segue apenas cinco pontos atrás, mantendo intactas as aspirações ao título. Ambos lideram igualmente as respetivas subclasses Open 1 e Open 2.

Na categoria Verdes, Manuel Moura parte para Alcobaça na liderança, mas com uma margem mínima de cinco pontos sobre Lucas Espinha. Rui Sousa e Salvador Sampaio continuam matematicamente na corrida, separados por apenas 11 e 14 pontos da liderança.

A disputa da Youth Cup será igualmente um dos pontos altos da prova, com Lucas Espinha e Salvador Sampaio (piloto apoiado pela Revista Motojornal) separados por apenas quatro pontos.

- PUBLICIDADE -

Veteranos, Senhoras e Elétricas também em destaque

Na Promoção, Duarte João apresenta-se como o piloto mais confortável da classificação, dispondo de uma vantagem de 15 pontos sobre Duarte Areosa e de 17 sobre Vítor Hugo Silva.

Entre os Super Veteranos, Cláudio Belchior continua invicto esta temporada e chega à última prova com uma vantagem de 25 pontos sobre João Moreira.

Já nos Veteranos, Fábio Magalhães lidera com 22 pontos de avanço sobre Norberto Teixeira.

Nas Senhoras, Rita Vieira está em excelente posição para conquistar o título, contando com uma vantagem de 17 pontos sobre Francisca Henriques e de 20 sobre Joana Gonçalves.

Também nas motos elétricas o favoritismo recai sobre Mário Patrão, que continua invicto em 2026 e lidera a classificação com 19 pontos de vantagem sobre Peter Lackner.

Final de temporada promete espetáculo

Com todas as categorias ainda matematicamente em aberto e um percurso reconhecidamente exigente, o Enduro Paleke reúne todos os ingredientes para encerrar em grande uma das temporadas mais competitivas dos últimos anos.

Entre especiais técnicas, zonas extremas e muita pressão na luta pelos títulos, Alcobaça prepara-se para receber um fim de semana onde cada segundo poderá fazer a diferença e onde serão finalmente conhecidos os campeões nacionais de Enduro de 2026.

Localização e descrição das especiais:

Cross Test (4 km)
Na pista de Motocross Super Arena em Pataias Gare. Especial com piso de terra e areia que utiliza a totalidade da pista de Motocross e terrenos circundantes.
Coordenadas: 39°38’49.7″N 8°59’01.6″W
 
Extreme Test (1 km)
Em Pataias junto à estrada N242-4 entre Pataias e a A8, próximo dos antigos Fornos da Cal e da empresa Secil. Especial com piso em terra, barro e pedra, bastante diversificada nas suas características e obstáculos.
Coordenadas: 39°39’21.8″N 8°59’34.7″W
Enduro Test (6 km)
Pataias, na Estrada de Paredes, próximo dos Bombeiros Voluntários de Pataias. Especial com piso totalmente em areia, que tem um traçado em terreno aberto, com zonas sinuosas e de velocidade.
Coordenadas: 39°40’09.7″N 9°00’53.4″W

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -