Tudo ou nada para Miguel Oliveira

Fase decisiva do mundial Moto2 arranca em Phillip Island

Não é de todo a posição onde queria estar mas é com ela que tem que enfrentar a fase final do campeonato e reagir como é seu hábito. Na chegada a Phillip Island na Austrália Miguel Oliveira está a 37 pontos do seu rival na luta pelo título…objectivo que apenas eles dois podem almejar, arrancando para as derradeiras três provas do campeonato com um ‘handicap’ de respeito face ao homem que mais corridas venceu em 2018, faltando apenas uma KTM mais colaborante, o que não aconteceu nas últimas três corridas entre o Motorland e Motegi originando uma forte perda de pontos para Oliveira.

As últimas três corridas de Miguel Oliveira ficaram marcadas por pontuações menos ‘sumarentas’ em contraste com o sucedido com Bagnaia. No Motorland em Aragón Miguel Oliveira registou mesmo o seu pior resultado do ano, numa pista onde foi ‘pole’ em 2017 e fechou no pódio com a KTM que em 2018 teima em não ser uma base de confiança nesta fase da época. Os nove pontos adicionados à sua conta no final da quente ronda espanhola deixaram Oliveira a 19 pontos, perdendo 11 pontos para o rival nesse mesmo momento, sendo que duas semanas depois voltou a deixar pontos vitais nas mãos do italiano (9) depois deste vencer na estreia do Chang International face a um esforçado Miguel Oliveira que mais uma vez não teve na sua moto a ajuda desejada e viu mesmo Luca Marini se colocar entre ele e Bagnaia no final da corrida e agradecendo a protecção de um verdadeiro colega de equipa que foi Brad Binder.

Em Motegi foram novamente nove os pontos que Bagnaia conquistou depois de uma corrida onde foi evidente mais uma vez a falta de colaboração da KTM com os desejos de Oliveira. Sem ‘hardware’ para lutar contra Bagnaia nem mesmo mesmo o melhor ‘software’ do mundo – que Oliveira tem de sobra – consegue esconder a superioridade do italiano e os 37 pontos que este passou a ter de vantagem permitem-lhe mesmo poder colocar já na boxe da equipa propriedade de Valentino Rossi os ‘artefactos’ e ‘t-shirts’ comemorativas do título, algo que Miguel Oliveira e a KTM vão tentar evitar ao mesmo tempo que terão que colocar todas as ‘cartas em cima da mesa’ se quiserem ainda sonhar com o que parece ser cada vez mais complicado de atingir. Bagnaia somou 70 pontos nas últimas três corridas, Oliveira 41, em 2017 nas três últimas corridas o resultado foi no entanto o inverso, com Miguel Oliveira a conquistar 75 pontos e Bagnaia apenas 28, ou seja…Miguel Oliveira conseguiu no passado ano mais 47 pontos que o rival nas derradeiras três corridas do ano, o que a repetir-se deixará Oliveira com o título nas mãos, mas não vai ser nada fácil lá chegar.

O que Miguel Oliveira tem que evitar em Phillip Island

  • Bagnaia ganhar e terminar abaixo do quinto posto
  • Bagnaia ser segundo e ficar abaixo de oitavo
  • Bagnaia ser terceiro e Oliveira pior que 13º
  • Bagnaia ser quarto e Oliveira não pontuar