Tuono CUP estreia-se no AIA, ao lado da ZCUP

O Troféu Naked Bike teve o segundo embate em Portimão, no passado fim-de-semana, com a estreia da Tuono CUP e o regresso da ZCUP ao traçado algarvio.

No passado fim-de-semana de 20 e 21 de Junho, a caravana da Tuono CUP e da ZCUP rumou a Portimão. O segundo embate da temporada, foi também uma estreia para as Aprilias em terreno algarvio, acompanhadas pelas Z’s da ZCUP.
A meteorologia ajudou, apesar do forte vento sentido na 1ª corrida, tendo proporcionado mais um fim-de-semana perfeito para a modalidade.

Nesta ida a Portimão, alinharam os 7 pilotos da TUONOCUP com 4 pilotos da ZCUP que, com as suas menos potentes, mas mais evoluídas Z900, esperavam contrariar as diferenças no papel, o que acabou por se verificar.

Treinos Oficiais – sexta-feira, dia 19

As largas sessões de treinos, serviram para perceber que o setup adoptado para o Estoril seria um compromisso aceitável, mas não o ideal. O promotor, testou a relação original, a longa adoptada no Estoril e uma outra intermédia, tendo esta sido a que melhor resultados deu.

Como não havia forma de a replicar para todas as motos, esta alternativa foi abandonada e terá de ser equacionada para o regresso ao AIA em Agosto. Assim, a Qualificação e Corridas realizou-se com a mesma relação de transmissão adoptada para o Estoril.

Uma coisa é certa, estas Tuono no AIA, para andarem rápido, puxam pelo físico e não dão descanso! Vai ser preciso estar em forma, principalmente se for adoptada a transmissão mais curta!

Nos treinos, a hierarquia revelada no Estoril manteve-se, mas com Franco (#22), da ZCUP ainda à procura do ritmo da época passada. A lesão que impediu o veterano Soares (#53), da TUONOCUP, de alinhar no Estoril foi ultrapassada, mas a exigência física desta máquina, aliada ao forte vento que soprava no AIA, não lhe facilitaram a vida.

TNB – Qualificação – Sábado dia 20

Apesar de com mais aderentes, na classe TLC, a organização do CNV Moto decidiu repetir a excepção e juntar esses participantes ao TNB, passando aqueles a ter de cumprir com as regras deste, nomeadamente com o limite máximo de qualificação (120% do tempo da pole) e com o procedimento de partida, o que não foi claro para todos.

Vicente (#62) na sua Tuono, faz a pole-position ao rodar em 1:58,166, com a Tuono de Amaral (#10) a fechar a linha da frente com 1:59,516, ficando os dois intercalados pela R1 de Curva do TLC. As duas linhas seguintes da grelha são divididas entre Tuonos e Zs, com Vilares (#01) a liderar a 2ª linha, ao rodar em 1:59,602 com a sua Z, superando a Tuono de Vilardebó (#12) que ao fazer 2:01,647, superou a Z de Franco (#22) e de Pires (#14).

Estes endiabrados das Zs, superaram as Tuonos de Bohdanov (#07) e Hélder (#50), que fecharam a 3ª linha da grelha. Figueiredo (#69) com a sua Tuono, ao rodar em 2:08,439, supera Montereal (#99) e a sua Z, por menos de 2 segundos! Estes dois fecharam a 4ª linha da grelha, liderada por Pedro Dias do TLC.

Logo a seguir ficou a Tuono de Soares a rodar abaixo dos 112% da pole deixando as restantes TLC para trás, com uma delas a não consegui qualificar-se ao rodar acima dos 120%.

Nesta estreia das Tuono em Portimão, ficou claro que conseguem rodar mais rápido assim como as Zs, mas se nestas foi o confinamento o principal responsável por um ritmo inferior ao da época passada, nas outras são os settings que precisam de evoluir para acompanhar as capacidades dos pilotos. Mas uma coisa de cada vez!

De destacar a performance dos rookies, com alguns a rodarem em moto pela primeira vez no AIA. Uma pista fantástica, mas física e tecnicamente muito exigente, cuja harmonia, piloto/moto/pista leva algum tempo a encontrar.