Uma Brough Superior pode chegar aos 700.000€

Que as Brough Superior são das motos mais raras, procuradas e valorizadas pelos coleccionadores já não é novidade, mas a Brough Superior SS100 de 1928 “Moby Dick” que vai a leilão no próximo mês no Concorso d’Eleganza Villa d’Este na Villa Erba, junto ao lago Como em Itália pode fazer história. Estima-se que este modelo possa chegar à “módica” quantia de 700 mil euros.

BroughMD4

Quem faz essa estimativa é a própria leiloeira, a conhecida Sothebys, que através de um dos seus responsáveis, Augustin Sabatie-Garat, afirma mesmo que “a Moby Dick é a derradeira Brough Superior a comprar”.Esse facto explica-se facilmente pois esta SS100 foi afinada pelo próprio George Brough e por JA Prestwick sendo capaz de debitar 65 cv de potência máxima o que ajudou a fazer dela a moto mais rápida na sua época. Por causa disso mesmo, pois bateu vários recordes de velocidade, em 1931 a revista Motor Cycling Magazine apelidou-a de “Moby Dick”, nome que se perpetuou.

Mas esta não é a única Brough Superior que vai a este conhecido leilão inserido no Concorso d’Eleganza Villa d’Este que terá lugar no próximo dia 27 de Maio. Os interessados contarão com toda uma colecção de motos de um vendedor anónimo onde poderão encontrar mais quatro Brough Superior, duas Norton e mais quatro MV Agusta, entre outras beldades e raridades de outras marcas igualmente reconhecidas.

BroughMD2

Agora só resta aguardar para ver como se comporta esta Brough Superior SS100 Moby Dick e como correm as licitações neste leilão para confirmar se efectivamente consegue bater o recorde de valor para uma moto desta icónica marca britânica. Neste momento o valor máximo para uma Brough Superior está nos 440 mil euros e foi estabelecido num leilão no ano passado. A responsável por tal feito foi uma 800cc BS4 em muito mau estado que foi encontrada após ter andado desaparecida mais de 50 anos. Uma espécie de “barn find” único na vida.

 

BroughMD3 BroughMD5 BroughMD6 BroughMD7 BroughMD8