Uma Suzuki Hayabusa feita de papel? Sim, existe e é fantástica!

A Yoshiwo Models cria aquela que será a Suzuki GSX1300R Hayabusa mais fantástica da história! É feita de papel e com uma atenção incrível aos detalhes. Veja aqui como pode fazer uma em sua casa.

Suzuki Hayabusa

No mundo das duas rodas já assistimos a muita coisa especial. Porém, o vídeo que pode ver mais abaixo e as imagens que acompanham este artigo, demonstram que há sempre algo ainda mais especial. É o caso desta Suzuki Hayabusa, o Falcão Peregrino de Hamamatsu, que ganha uma nova vida em formato de papel, cortesia do trabalho artístico da Yoshiwo Models.

Esta Suzuki Hayabusa feita em papel, para além de ser a mais leve do mundo, é também uma obra de arte em miniatura. A Yoshiwo Models iniciou este projeto de modelismo em papel pesquisando online pelos esquemas técnicos da moto japonesa. Usando esses esquemas e imagens altamente detalhadas da Suzuki, o projeto cresceu em forma de traços desenhados em folhas de papel.

Leia também – Fique a conhecer a nova geração da Suzuki Hayabusa

Suzuki HayabusaOs materiais utilizados para construir esta Suzuki Hayabusa de papel são bastante simples. Papel e lápis, tesoura, um x-ato para cortes mais detalhados, e no final um pouco de cola de amido de fabrico caseiro. Esta cola, de acordo com a Yoshiwo Models, foi selecionada precisamente por ser ecológica, mas principalmente por ser a parceira perfeita para unir as diferentes partes desta Hayabusa de papel.

O objetivo é que o papel e a cola de amido possam contrair e expandir de forma uniforme devido à humidade e temperatura. Dessa forma, esta réplica em papel da Suzuki Hayabusa mantém-se unida.

Não pense que este projeto de artes manuais é uma “brincadeira de crianças” ou um simples Origami. De facto, a construção da moto em papel é um trabalho que vai puxar pela sua veia artística ao máximo. E paciência, claro. Muita paciência! Ao contrário da arte de Origami, onde o papel é dobrado para atingir uma forma final, neste caso o papel é recortado e colado, para além de dobrado. A isto chama-se “kirigami”, uma arte de trabalhar o papel que permite o seu corte.

O nível de detalhe atingido nesta Suzuki Hayabusa de papel é inacreditável: quadro, motor quatro cilindros com os pistões no seu interior, rodas, travões… até o famoso logótipo da Hayabusa é replicado na perfeição.

Se gosta de desafios e quer tentar a sua sorte, então veja o vídeo da Yoshiwo Models. São quase 24 minutos de vídeo fantástico, em que vemos nascer numa secretária uma Suzuki Hayabusa de papel que fica bem em qualquer garagem.

E já sabe: se visitar um concessionário Suzuki e lhe disserem para trazer “papel” (leia-se: euros) para levar uma Hayabusa consigo, pode sempre responder com este artigo e aguardar a reação do concessionário.

Vídeo da Hayabusa de papel da Yoshiwo Models