Valentino Rossi torna-se oficialmente embaixador Yamaha

Um dos maiores nomes do motociclismo assina acordo com a Yamaha Motor. Valentino Rossi torna-se oficialmente no embaixador da casa de Iwata.

valentino rossi

Ligado à Yamaha desde 2004, ainda que com um período de interrupção quando competiu em MotoGP como piloto da Ducati, Valentino Rossi é um dos maiores nomes do motociclismo de competição e muito associado à casa de Iwata. Foi a sua chegada à casa japonesa vindo da Honda que despoletou todo um projeto que resultou em inúmeros títulos e transformou a Yamaha numa marca dominante durante várias temporadas com a sua YZR-M1.

Agora retirado da competição de motos, Valentino Rossi continua profundamente ligado ao MotoGP com a sua equipa Mooney VR46, equipa que, dizem os rumores do paddock, poderia em breve trocar as motos da Ducati com que compete atualmente pelas motos da Yamaha.

E esses rumores acabam de ganhar ainda mais força pois a Yamaha Motor Co. e Valentino Rossi anunciaram neste domingo 30 de abril, em pleno Grande Prémio de Espanha em Jerez, um acordo que torna “Il Dottore” no embaixador oficial da casa dos três diapasões.

valentino rossiEm 2004 a ligação de Rossi à Yamaha arrancou da melhor forma, com uma vitória logo na primeira corrida em que competiram juntos em MotoGP, na África do Sul. A partir daí encontramos nos registos da competição rainha números que impressionam qualquer fã e que terminaram com um total de 142 pódios, 56 vitórias em Grandes Prémios, ou ainda quatro títulos de MotoGP (2004, 2005, 2008 e 2009).

Mesmo após ter abandonado a competição no final de 2021, Valentino Rossi continuou a utilizar motos da Yamaha, tendo inclusivamente sido presenteado pela marca japonesa com uma YZF-R1 bem especial.

Cada vez que entra em pista para se divertir de moto, Rossi utiliza motos da Yamaha, e o novo acordo fará com que essa situação se prolongue por mais alguns anos e, inclusivamente, permitirá que a Yamaha utilize a imagem de “Il Dottore” e o famoso #46 na promoção dos seus produtos.

Em reação a este acordo que o torna novo embaixador da Yamaha, Valentino Rossi diz que “Certamente, este acordo entre mim e a Yamaha me dá muitas emoções. Trabalhámos juntos durante muitos anos no passado, por isso sinto que é natural. Depois de me ter retirado do MotoGP continuei a pilotar e treinar de moto. Sempre quis continuar a competir de uma forma ou de outra. Durante a minha carreira em MotoGP conduzi motos Yamaha como parte do meu contrato. Mas mesmo depois de me retirar, continuei a utilizar motos Yamaha porque gostava. Estou feliz por este acordo estar assinado, por isso eu e a Yamaha vamos poder trabalhar neste set-up em conjunto”, refere o nove vezes campeão do mundo.

valentino rossiRecordes e registos de Valentino Rossi com a Yamaha em MotoGP

– Valentino Rossi é o piloto Yamaha com mais sucesso: 56 vitórias, 46 vezes segundo classificado, 40 vezes terceiro classificado com uma Yamaha, em 273 corridas;

– Foi o piloto com carreira ativa mais longa na história dos Grandes Prémios: estreou-se em 1996 e retirou-se em 2021. Competiu ao longo de 26 temporadas, completando 432 GP, 372 GP na categoria rainha (500 cc e MotoGP);

– Piloto com mais temporadas numa Yamaha em MotoGP: 16 temporadas;

– Piloto Yamaha com mais pódios em MotoGP: 142 vezes;

– Piloto com maior número de vitórias da Yamaha em MotoGP: 56 vitórias;

– Completou 230 corridas sem falhar uma: desde a estreia em 1996 na Malásia até à corrida de Mugello em 2010;

– Piloto com recorde de partidas na categoria rainha: 372 corridas iniciadas, das quais 273 foram com a Yamaha;

– Piloto com maior número de vitórias numa só temporada com Yamaha: 11 vitórias em 2005;

– Valentino Rossi terminou no pódio na categoria rainha por 199 vezes;

– Das 520 vitórias da Yamaha em Grandes Prémios, 11% das vitórias foram conseguidas por Valentino Rossi, que se torna assim no piloto Yamaha com melhor registo de vitórias;

– Valentino Rossi somou um total de 6.357 pontos na sua carreira em todas as categorias do Mundial de Velocidade.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!