Valongo fechou contas do Hard Enduro 2021

No passado fim-de-semana as contas relativas a 2021 do Troféu Nacional de Enduro ficaram encerradas com a realização da prova de Valongo.

As serras de Valongo receberam este domingo cerca de uma centena de pilotos naquela que foi a ronda de encerramento do Troféu Nacional de Hard Enduro de 2021.

As circunstâncias pandémicas verificadas no passado mês de Dezembro levaram ao adiamento da data original da jornada de Valongo para este início de 2022, circunstância que não fez apagar a vitalidade da disciplina por paragens do norte de Portugal. Depois de um prólogo realizado durante a manhã de domingo, a tarde de todas as decisões forçou pilotos e máquinas a ultrapassarem um percurso com 25 quilómetros de extensão, todo ele desenhado nos fantásticos ‘recortes’ da Serra de Valongo e que foi percorrido de forma consecutiva durante três horas.

Esta animada jornada contou com o mundialista Mario Roman no pelotão, e com o muito público a acompanhar a prova, que teve igualmente a oportunidade de compreender ao vivo a primorosa técnica do piloto espanhol, ele que, no entanto, não pontuava para classificação do Troféu. Ou seja, quis estar em Valongo como forma de treino e preparação para a sua nova época internacional.

A evolução das várias classes

Na categoria PRO, quem venceu o prólogo foi o regressado de lesão, Ni Esteves. Já na derradeira prova do dia e puxando dos seus galões, o espanhol Roman venceu destacado. No cômputo final desta estreia do TNHE, o vencedor após 4 jornadas foi Tiago Oliveira. Diogo Vieira foi segundo e Ni Esteves o terceiro.

Na categoria Expert a vitória sorriu pela terceira vez esta temporada a Emanuel Costa. O segundo em Valongo foi Tiago Sousa, tendo Bruno Freitas subido ao lugar mais baixo do pódio. Emanuel Costa termina 2021 com a vitória na classe, tendo Bruno Freitas arrecado o segundo lugar e Tiago Sousa o terceiro lugar respetivamente.

Álvaro Mouta venceu a categoria 2T em Valongo, tendo o jovem Marco Ferreira sido segundo e Jorge Araujo terceiro. O azarado nesta jornada foi Luis Gonçalves, que apesar de terminar bastante atrasado em Valongo, garantiu a vitória no troféu – total de 3 vitorias em 4 jornadas disputadas. Jorge Araujo foi o mais regular e garantiu o segundo lugar na frente de Álvaro Mouta.

Nas 4T, a adesão foi baixa ao longo do ano e apenas contamos com duas pontuações (Gondomar e Lousã). Nuno Pereira venceu em Valongo e garantiu o segundo lugar no TNHE. Já Filipe Silva foi segundo nesta derradeira jornada, no entanto vence a estreia do troféu. Filipe Neves não correu nesta quarta jornada, no entanto garante o terceiro lugar final.

Nos Veteranos quem “ditou a lei” foi José Ferreira. Com a vitória em Valongo, termina a temporada invicto e garante o respetivo título. Bruno Costa foi segundo em Valongo e José Armindo garante o primeiro pódio da temporada. Com este resultado, o piloto garante o segundo lugar e Hugo Rodrigues o terceiro.

Na categoria Hobby o jovem Diego Rodrigues voltou a vencer, tendo os espanhóis Anxo Ares e Alejandro Medina, arrecadado em Valongo o segundo e terceiro lugar respetivamente.

A temporada terminou assim com quatro jornadas nesta sua estreia, no entanto a competição neste novo ano contará com 6 jornadas e terá já o primeiro confronto já no final deste mesmo mês de Fevereiro.

Fonte: FMP

Outros artigos:

Troféu Nacional Hard Enduro 2021 fecha no próximo domingo

Hard Enduro de Valongo cancelado