Vamos falar de luvas…

Não podemos andar de moto, porque não podemos sair de casa, mas podemos falar sobre elas e sobre equipamento. Desta vez falamos de luvas.

Nós queríamos mesmo era ir andar de moto… mas devido à pandemia, temos que ficar em casa. Podemos matar saudes de andar de moto falando, por exemplo, de luvas.

As luvas fazem parte do equipamento fundamental de quem anda de moto. Devia ser tão natural usá-las como o capacete, em todas as ocasiões. Existem feitas de diversos materiais e para os diferentes tipos de condições climatéricas. A pele (natural ou sintética) é o material mais comum, graças à excelente protecção contra a abrasão. Mesmo assim algumas têm protecções extra em pontos-chave. Essas são as minhas preferidas.

As luvas de Inverno são geralmente mais grossas, especialmente devido ao seu forro interior. Mas isso também as torna, na minha opinião, menos práticas e confortáveis de usar.

Uma solução para manter as mãos quentes e secas no Inverno, sem ter que usar umas luvas grossas, é usar a táctica das camadas. Por dentro de umas luvas sem forro, uso umas luvas de deporto (running, por exemplo) que tenho sempre no bolso do blusão de Inverno; o conjunto fica menos volumoso que umas típicas luvas de Inverno. Podem ser de fibra sintética ou de lã merino, que é relativamente fina e muito quente, ou até seda. E para a chuva, umas luvas de latex, daquelas tipo cirurgião, que podem ser usadas em conjunto com as luvas de desporto, por baixo das luvas de protecção.

Quando forem comprar um novo par de luvas há duas coisas importantes a ter em conta, uma mais óbvia que a outra. Primeiro: experimentá-las e assegurar que ficam justas sem apertar e que assentam confortavelmente, sem pregas nem dobras. Segundo: assegurar que o punho da luva é compatível com o punho do blusão com que as vão usar.

No próximo video falaremos de capacetes… ou gatinhos…