Velocidade 2020: Chuva limitou corridas em Portimão

As condições atmosféricas não favoreceram as corridas dos mais novos da Velocidade 2020, que esteve em Portimão no passado fim-de-semana.

Uma semana depois de ter iniciado a sua época com quatro dezenas de pilotos em pista, o Velocidade 2020, iniciativa promovida em conjunto pela Federação de Motociclismo de Portugal, o Motor Clube do Estoril e a Motoval, desceu até ao Sul de Portugal para se reencontrar com o fantástico cenário do Kartódromo Internacional do Algarve.

‘Paredes meias’ com o Autódromo Internacional do Algarve, o palco da segunda jornada do cada vez mais popular troféu de iniciação à velocidade contou com 38 jovens pilotos em pista num dia que se mostrou chuvoso em contraste com o fim‑de‑semana anterior. A chuva acabou mesmo por forçar ao cancelamentos das primeiras mangas para todas as classes e foi com base nas segundas corridas que foram decididas as classificações desta segunda prova do ano.

Com os seus rápidos 1531 metros de perímetro o traçado revelou-se mais uma vez selectivo e esclarecedor quanto aos mais rápidos nas classes em discussão. Iker Romero foi o melhor no final das oito voltas da classe 1, mas teve que se empenhar para cruzar a linha de meta com apenas 734 milésimas de vantagem sobre Henrique Morais, deixando ambos o terceiro classificado, Jorge Lomba, a mais de quatro segundos.

Na classe 2 foi Iker Romero quem dominou, terminando com mais de quatro segundos sobre Lourenço Vicente, este igualmente isolado face a Iker Martinez, o terceiro no pódio. Na mesma grelha de partida estiveram de novo as máquinas automáticas, com Carlota Carochinho a vencer na frente de Shengbo Sun e Tiago Tomé.

A vitória de Pedro Matos na classe 3 foi incontestada, mas atrás do piloto de Vila Nova de Santo André não faltou animação por força da luta que envolveu Rafaela Peixoto e Martim Jesus. Rafaela acabou por ser segunda por pouco mais de meio segundo de diferença para o rival alentejano. Já na classe A foi Eric Romero a vencer face a Henrique Luis e Lucas Gaspar, todos eles separados entre si.

A próxima etapa do calendário irá levar pilotos e equipas até ao asfalto do Saki em Vila Nova de Santo André, realizando-se no dia 1 de Novembro.

Classificações

Classe A

1º Eric Romero com 10 voltas

2º Henrique Luis a 4.987s

3º Lucas Gaspar a 2 voltas

Classe 1

1º Iker Romero com 8 voltas

2º Henrique Morais a 0.734s

3º Jorge Lomba a 4.273s

4º Martim Garcia a 12.283s

5º Iker Martinez a 12.489s

Classe 2

1º Iker Romero com 9 voltas

2º Lourenço Vicente a 4.152s

3º Iker Martinez a 7.513s

4º Jorge Lomba a 15.847s

5º David Dias a 29.295s

Classe 3

1º Pedro Matos com 13 voltas

2º Rafaela Peixoto a 23.790s

3º Martim Jesus a 24.377s

4º Lourenço Vicente a 43.290s

5º Bárbara Magro a 44.732s

RESULTADOS COMPLETOS