Velocidade: idade mínima sobe em todas as categorias

A idade mínima vai aumentar em todas as modalidades da velocidade internacional, e algumas grelhas verão o número de pilotos ser reduzido.

O Bureau Permanente, composto pela Dorna e pela Federação Internacional de Motociclismo, decidiu implementar novos limites de idade nas várias categorias internacionais de velocidade. O Bureau tem trabalhado continuamente em prol da segurança ao longo dos últimos anos em colaboração com os pilotos e com a Comissão de Segurança, contemplado várias áreas, dos circuitos aos equipamentos, passando pelos regulamentos.

Em consequência dos recentes acidentes fatais que aconteceram este ano na European Talent Cup, Mundial de SSP300 e Mundial de Moto3, o Bureau decidiu implementar alterações, com o objetivo de tentar reduzir os riscos de que tal volte a acontecer.

Dois pontos muito focados após esses acidentes foram a idade dos participantes e o número de pilotos em pista ao mesmo tempo.

Assim, além de aumentar as idades mínimas dos participantes, reduziu também o número de pilotos que podem alinhar para cada corrida. A FIM pretende que as novas regras sejam também implementadas pelas federações nacionais nos seus campeonatos.

Idade mais baixa, menos pilotos na grelha

As alterações são as seguintes, a implementar já na temporada de 2022:

• As Talent Cups (European, Northen, British e Asia) assim como as categorias pré-Moto3 verão a sua idade mínima estabelecida em 13 anos. Na European Talent Cup já era assim, mas nas British, Northen e Asia Talent Cups a idade mínima era 12; a idade máxima era de 17, excepto na Asia Talent Cup, que era 21 anos. As novas regras, porém, não parecem alterar a idade máxima para estas competições. O limite de pilotos em cada grelha de partida passa a ser de 30.

• Para a Red Bull Rookies Cup a idade mínima aumenta de 13 para 14 anos.

• No Mundial de Moto3 Jr., do FIM CEV, a idade mínima aumenta de 14 para 15, e a grelha passa a permitir, no máximo, 32 pilotos.

• No WorldSSP300, a idade mínima passa de 15 para 16, a grelha fica limitada a um máximo de 32 pilotos.

• Estas regras de idade não se aplicam aos pilotos que, mesmo estando fora do limite, já correram em 2021.

Nova atualização em 2023

Depois, para 2023, são propostas mais regras:

• A idade mínima será de 14 anos para todas as competições de velocidade realizadas em circuitos de grande prémio – independentemente do nível de homologação do circuito – e incluirá as Asia, British, European and Northern Talent Cups.

• A idade mínima para qualquer categoria do Mundial de Velocidade (ou seja: Moto3, Moto2 e MotoGP) será de 18 anos. Atualmente as Moto3 e Moto2 têm um limite de 16 anos; em MotoGP o limite mínimo já é atualmente de 18 anos.

• Tal como acontece atualmente, os vencedores do Mundial de Moto3 Jr. do FIM CEV e da Red Bull Rookies Cup serão excepções, podendo alinhar nos grandes prémios com 17 anos. Em 2023, e apenas nessa temporada, haverá outras excepções: aquele pilotos que em 2022 já correram e que chegam à temporada de 2023 antes de completar os 18 anos.

• A idade mínima para o Mundial de Moto3 Jr. e para o Europeu de Moto2 será de 16 anos. E a Red Bull Rookies Cup voltará a aumentar a idade mínima, para 15 anos.

• As Talent Cup, tal como em 2022, terão excepções em 2023, para salvaguardar a continuidade dos pilotos que já tenham corrido na categoria em 2022 e cheguem a 2023 antes cumprir essa idade.

• No Mundial de Supersport a idade mínima será de 18 anos em 2023.

Equipamentos cada vez mais seguros

As normas de segurança contemplam também os equipamentos: os fatos com airbag serão obrigatórios em todas as categorias de velocidade a partir de 2022.

Durante o GP de Aragão houve uma reunião com os fornecedores de equipamentos (fatos, luvas, botas, capacetes), pessoal técnico e pessoal médico; o tema principal foi a evolução do nível de proteção desses equipamentos, com o foco na proteção dos pilotos contra o impacto doutro piloto ou moto, especialmente nas área do peito e pescoço.

No capítulo da comunicação entre equipa e pilotos e direção de corrida e pilotos, foi dado um passo em frente com a introdução das mensagens no painel de instrumentos das motos. O passo seguinte é tentar comunicar aos pilotos, o mais breve possível, que aconteceu um acidente à sua frente. Os testes deste tipo de sistema terão início em 2022, sendo que a tecnologia deverá ser aplicável a qualquer categoria, incluíndo das Talent Cups.