Vins Dueciquanta – Para aqueles que gostam dos 2T

O fabricante italiano Vins desenvolveu uma desportiva de estrada de 250 cc a 2T e 105 kg. Descubra aqui a Dueciquanta.

dueciquanta

Muitos de nós ainda nos recordamos dos saudosos motores a dois tempos. O som, o cheiro, a forma como subiam de rotações. Tudo nestes motores nos transporta para uma época do motociclismo que dificilmente vamos voltar a ter na estrada. Porém, o fabricante italiano Vins acredita que os 2T ainda não estão totalmente acabados e comercializa a Dueciquanta.

Depois de em 2017 ter revelado ao mundo o seu protótipo de uma desportiva dois tempos, a Vins demorou alguns anos até chegar à versão de produção daquela que foi denominada de Dueciquanta.

O nome, claro, é uma alusão ao motor que equipa esta exótica desportiva italiana.

dueciquantaA Vins Dueciquanta está equipada com um motor bicilíndrico em V de 250 cc alimentado por injeção eletrónica e capaz de suplantar as mais exigentes normas Euro5. Deriva da unidade motriz usada pela Aprilia RS250, estando instalado num quadro tipo monocoque fabricado em fibra de carbono.

Desta forma a Vins garante que a Dueciquanta se apresenta leve, mas conta igualmente com a resistência estrutural ideal para uma desportiva de pequenas dimensões que se quer divertida e ágil. Aliás, convém destacar que o peso do conjunto, a seco, é de apenas 105 kg!

O sistema de injeção foi desenvolvido e patenteado pela Vins. Os engenheiros da marca italiana desenvolveram a IE de forma a adaptar-se na perfeição ao moto V-twin de 249,5 cc, capaz de gerar uma potência máxima de 75 cv às 11.500 rpm. Esta potência permite à Vins Dueciquanta apresentar-se ao serviço com uma excelente relação peso / potência, atingindo os 210 km/h de velocidade máxima.

dueciquantaDe acordo com a Vins, existem duas versões disponíveis na fábrica localizada em Maranello.

A Strada com homologação para uso em estradas públicas, e ainda a Competizione que, como o nome indica, está pensada para uso exclusivo em circuito e conta com componentes melhorados ao nível das suspensões e travagem, e um peso que reduz para os 102 kg com a velocidade máxima a subir para os 230 km/h fruto de um motor mais trabalhado.

E quanto é que temos de pagara para receber uma Vins Dueciquanta em nossa casa?

A Vins não revela no seu website oficial o preço a pagar para ter uma destas joias a 2T. Mas as informações que conseguimos obter apontam para um valor que rondará os 40.000 a 50.000 euros, dependendo da versão.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!