Virus Tourist Trophy, o contagiante TT da Ilha de Man

Num ano em que não se realiza o TT da Ilha de Man, o piloto Horst Saiger fez um documentário sobre o icónico evento.

O Tourist Trophy da Ilha de Man contado por um piloto apaixonado pelas corridas de estrada. Horst Saiger é um piloto alemão de 48 anos, e que, apesar de desconhecido do grande público, tem um longo e bem sucedido historial desportivo.

Já foi vice-campeão mundial de resistência; subiu ao pódio em algumas das mais emblemáticas corridas da modalidade, como o Bol d’Or ou as 24 Horas de Le Mans. Também participou no Mundial de SBK, onde conseguiu entrar nos 10 primeiros. Mas é no ‘road racing’, nas corridas de estrada, que está a sua paixão. Frequentemente top 10 no GP de Macau, recorde da volta mais rápida no NorthWest 200, top 10 na Ilha de Man, ‘best newcomer’ no GP do Ulster, pódio no Classic TT… um palmarés invejável para um privado que corre na sua própria equipa, a Saiger Racing.

Apaixonado e pai de família

Neste documentário, Saiger, pai de família, conta o TT visto por quem nele participa estando perfeitamente consciente dos riscos. Diz a descrição do vídeo: «Acompanhado pela família e pela sua equipa, este filme segue o apaixonado piloto e pai da família Horst Saiger e mostra que há muito mais em jogo nos bastidores do que apenas o foco intransigente nas curvas insidiosas e retas do TT da Ilha de Man. O amor pela família, o respeito silencioso pelos mortos e a total confiança em todos e em cada um de sua própria equipa.»

Saiger para além de ser muito rápido, tem um sentido de humor acutilante, que deixa transparecer também no documentário, como na descrição do final da descida de Bray Hill.

O documentário tem declarações em inglês e é narrado em alemão, podendo ser activadas as legendas em inglês.

O Tourist Trophy da Ilha de Man começou em 1911, e chegou fazer parte do calendário do Mundial de Velocidade. O ano de 2020 será o primeiro da história em que o evento foi cancelado sem ser por causa da guerra.

Até hoje, em mais de 100 anos de história, apenas não se realizou entre 1915 e 1919 e depois voltou a não haver entre 1940 e 1946.

Ver também:

Suzuki RG500 na Ilha de Man