Volta rápida: Equipa “Teixeiras Team”

A família “Teixeira” é daquelas cujo nome se confunde com a própria história do motociclismo. Com quase quatro décadas na competição, continuam com o mesmo empenho, energia e alegria contagiante, que os fazem ser tão queridos no paddock. Uma história que tem passado de geração em geração.

A história dos Teixeiras é bem conhecida pelos mais antigos no off road. O pai Teixeira sempre esteve ligado à mecânica das motos e os filhos, Cristovão, Domingos e o Paulo, desde pequenos e muitas vezes à revelia do pai, participavam em corridas. O único que ainda compete é o Cristovão Teixeira, agora com 55 anos e a correr desde os 9 anos.

O Mário, Teixeira, pois claro, sempre deu apoio aos irmãos, sendo um dos pilares mais fortes desta formação. As motos estão no ADN dos Teixeiras, quer a nível profissional como na competição. Com forte tradição no motocross, também os vimos passar pelo TT e enduro, onde o Cristovão chegou a ser Vice-Campeão nacional de Veteranos. Nos últimos anos, a equipa evoluiu bastante.

Em 2014 o Diogo Teixeira Graça Moura juntou-se ao Cristovão para participar a tempo inteiro nos campeonatos de Motocross e Enduro, com aparições esporádicas no TT e Cross Country. Em 2017 o Diogo começou a fazer parte da equipa e a participar no Campeonato Nacional de Enduro, na classe Enduro CUP. Mais recentemente foi incorporado um Team Manager (Adolfo Ferreira) para ajudar na logística e gestão financeira.

Em 2020, juntou-se à equipa o jovem de 9 anos Diogo Graça Moura Jr., e a equipa foi transformada numa Empresa de Competições: a TGM Motorsports, com forte aposta por parte dos patrocinadores.

Quais os resultados de relevo que conquistaram nestes anos? Em 2019 o Cristovão e o Diogo Moura venceram a classe Veteranos Especiais da Baja Portalegre 500. Também em 2019 o Diogo ganhou a classe Clássicas do Campeonato Nacional de Enduro e a Classe Vintage do Troféu Norte de Motocross. O Cristovão foi 7º classificado da ultra-competitiva classe de Super Veteranos no Campeonato Nacional de Enduro. Em 2018, o Diogo ficou em 2º lugar nas Clássicas do Campeonato Nacional de Enduro e venceu a Classe Vintage do Troféu Norte de Motocross. O Cristovão esteve mais de metade da época com problemas físicos. Em 2017, O Diogo e o Cristovão estiveram a recuperar de problemas físicos, mesmo assim, o Diogo ainda conseguiu vencer o seu primeiro título de Motocross Vintage e iniciou a sua participação no Campeonato Nacional de Enduro. 2016 foi um ano com problemas físicos, mas mesmo assim o Diogo Graça Moura venceu o titulo de Motocross na classe Veteranos do Troféu Norte.

O que vos motiva a continuar na competição? A competição está no sangue dos Teixeiras! Quem vê o Cristovão numa corrida de Motocross não acredita que ele tem 55 anos, em muitas corridas bate-se de igual para igual com os primeiros classificados. A competição puxa por nós, faz-nos tentar atingir os limites e um ritmo elevado. No caso do Diogo, que começou a andar de moto aos 30 anos, participar em competições é uma questão de aprender e aprender mais rápido e em competição.

Como é correr em conjunto com a nova geração dos “Teixeiras”? Por um lado é das sensações mais gratificantes que existem, partilhar uma paixão com os nossos filhos, poder treinar com eles e participar em provas com eles. Por outro lado, existe sempre uma pequena preocupação que faz parte de ser pai. Existem vários exemplos de pais e filhos nas corridas e sem dúvida que partilhar uma paixão cria laços familiares muito fortes.

Qual o grande objectivo na competição? Auto-superação, tentar ser melhor todos os dias, apostar cada vez mais no Enduro, continuar a competir no Motocross e participar na Baja Portalegre 500. Criar todas as condições para que as duas gerações que estão em competição se possam dedicar sem grandes restrições. Continuar a dar retorno aos nossos patrocinadores que nos têm apoiado. E aproveitamos para enumerá-los porque o agradecimento é devido: Construgomes, S.A., JPM, Husqvarna, F2CAR, Zedelga, Bianchi Prata, LC Motos RaceTech, Fusion, M. Quintela, Santos & Passos, Avelino Mota, Lda, Francisca Gil Pinheiro – Personal Trainer e claro a Moto- Jornal. Não deixando de referir que fazemos publicidade gratuita à Instituição Animais de Rua.

EQUIPA

Cristovão Teixeira – Piloto – 55 anos; Modalidades: Motocross, Enduro e TT

Diogo Teixeira Moura – Piloto – 48 anos; Modalidades: Motocross, Enduro e TT

Diogo Costa Teixeira – Piloto – 20 anos; Modalidades: Enduro e Motocross

Diogo Graça Moura Jr. – Piloto – 9 anos; Modalidades: Motocross

Mário Teixeira – Mecânico Chefe

Adolfo Ferreira – Team Manager

Saiba mais em www.facebook.com/JPMKawasakiVeteransEnduroTeam

Texto: Domingos Janeiro