Wayne Rainey e o reencontro com a “velha amiga” YZR500

Tricampeão do mundo voltou a pilotar a sua Yamaha YZR500 de 1992. Wayne Rainey diz que foi a mesma coisa que reencontrar uma velha amiga.

Wayne Rainey

Quando se fala em nomes como Mick Doohan, Kevin Schwantz ou Kenny Roberts Sr, os fãs do motociclismo de velocidade imediatamente se recordam de enormes batalhas em pista nos tempos de glória das antigas dois-tempos de 500 cc. Mas nessa lista de pilotos lendários do Mundial de Velocidade não pode faltar Wayne Rainey, o antigo piloto californiano que, infelizmente, viu a sua carreira encurtada devido a um acidente em Misano que o deixou paralisado do peito para baixo.

Rainey, três vezes campeão do mundo com a Yamaha, entre os anos de 1990 e 1992, há muito que continua envolvido no desporto de duas rodas e atualmente lidera os destinos do campeonato americano MotoAmerica.

Há pouco tempo voltou a rodar numa moto em pista, quando a Yamaha lhe disponibilizou uma R1 especialmente adaptada para o americano poder conduzir a moto. Mas esta foi a primeira vez que o tricampeão de 500 cc pilotou uma moto com especificações de competição desde que ficou paralizado.

Wayne Rainey

Mas uma moto atual adaptada não tem a mesma “magia” quando comparamos com aquela que foi a moto com que Wayne Rainey festejou o seu último título em 1992.

Desde essa altura que os dois estiveram separados. Rainey ocupado com a sua vida bastante ativa e a Yamaha YZR500 decorada com as icónicas cores do Team Marlboro guardada no museu da Yamaha no Japão.

Felizmente os dois velhos amigos puderam reencontrar-se em 2022, graças ao famoso Goodwood Festival of Speed, organizado pelo Duque de Richmond, em Inglaterra.

Wayne Rainey

Os engenheiros da Yamaha no Japão retiraram a moto do seu local no museu e deram nova vida à YZR500 de Rainey. Com algumas modificações ao nível dos controlos, nomeadamente no seletor de caixa de velocidades que, em vez de ser no pé esquerdo passou para o punho esquerdo, permitindo que Wayne Rainey troque de caixa usando os dedos.

Depois de uma primeira experiência no início da semana que agora termina, e que a revista MotoJornal lhe deu conta aqui, aquele que também é considerado como o “Mr. Perfect” pelo seu estilo de pilotagem, voltou a pilotar a Yamaha YZR500 campeã, mas desta vez com milhares de espectadores ao lado da subida de Goodwood, e, com amigos bem especiais a acompanhar: Doohan, Schwantz e ainda Kenny Roberts Sr.

Wayne RaineyUm momento bastante especial, não apenas para os fãs que puderam voltar a ver estas lendas do motociclismo rodar lado a lado, mas particularmente especial para o próprio  Rainey que não esconde a emoção por reencontrar-se com uma velha amiga:

“Eu estava bastante nervoso por pilotar a Yamaha YZR500, porque quando andei na R1 foi bastante simples, porque as motos hoje em dia têm muita eletrónica, mas uma 500 cc é bastante diferente. Mas para ser honesto, sentia-a como uma velha amiga. A moto esteve lá para mim no passado e volta a estar aqui para mim, por isso estou entusiasmado. E fazê-lo ao lado destes tipos, o Kevin, o Kenny e o Mick, não podia pedir uma melhor experiência”.

Um momento verdadeiramente especial e que ficará imortalizado nas fotos que pode ver na galeria abaixo