Wayne Rainey volta a pilotar a sua Yamaha YZR500

Wayne Rainey, tricampeão do Mundial de Velocidade, vai pilotar uma Yamaha YZR500 na próxima edição do Goodwood Festival of Speed.

Wayne Rainey vai voltar a pilotar a Yamaha YZR500 de competição do Mundial de Velocidade de 1992 na próxima edição do Goodwood Festival of Speed, que se realiza entre 23 e 26 de junho deste ano. Este é um dos eventos mais icónicos da atualidade do mundo motorizado, realizado anualmente no Goodwood House, em West Sussex, Inglaterra, Reino Unido, próximo ao Circuito de Goodwood.

A subida da famosa Goodwood Hill será a primeira vez que Rainey volta a pilotar um protótipo de competição desde o acidente grave que encerrou sua carreira no Grande Prémio da Itália, em 1993, uma experiência de duas rodas que o norte-americano repete depois de voltar a uma moto no Festival Sound of Engine de 2019 em Suzuka.

Wayne Rainey, que foi tricampeão mundial de velocidade, é considerado um dos maiores nomes da competição em duas rodas da década 90, tendo travado memoráveis batalhas em pista com vários nomes igualmente de respeito.

Correu contra outras lendas do Campeonato do Mundo de Velocidade GP, como Kevin Schwantz, Mick Doohan, Eddie Lawson ou Wayne Gardner.

O piloto norte-americano estava a caminho do seu quarto título quando sofreu um grave acidente durante a passagem do Mundial de 500 pelo circuito de Misano, fatalidade que o deixaria paraplégico e colocaria um dramático ponto final na sua carreira.

“Estou incrivelmente empolgado por não apenas participar do meu primeiro Goodwood Festival of Speed ​​neste verão, mas também por voltar a pilotar a minha Yamaha YZR500 de 1992”, disse Wayne Rainey sobre a sua experiência no próximo mês de junho.

“É realmente uma oportunidade única na vida e que eu não poderia deixar passar. Quero agradecer à Yamaha Motor Company por preparar a minha YZR500 de 1992 e adaptá-la em função da minha condição. Agradeço ainda à MotoAmerica por ajudar a fazer todo o projeto acontecer e ao Duque de Richmond por tornar tudo isto realidade. Mal posso esperar para conhecer os fãs que vêm de todo o mundo para o Goodwood Festival of Speed”, referiu o ex-piloto.

O atual presidente da MotoAmerica – a organização que promove o campeonato AMA Superbikes – vai ter assim ao seu dispor a sua YZR500 com a qual venceu o seu derradeiro campeonato há 30 anos, moto que está a ser adaptada pela Yamaha para ser plenamente guiada através de todos os comandos colocados no guiador.

Será uma oportunidade única na vida poder voltar a ver a lenda Wayne Rainey aos comandos da sua Yamaha YZR500 com que foi campeão!

Outros artigos:

Wayne Rainey anda novamente de moto

King of Baggers – uma corrida que vai ser campeonato