O Campeonato Mundial Women’s Circuit Racing (WCR) entra na sua segunda temporada em 2025, consolidando-se como um espaço de destaque para as mulheres no motociclismo.
A competição, que arrancou no ano passado com o formato monomarca – utilizando exclusivamente a Yamaha R7 -, continua a evoluir e mantém a promessa de inspirar mais mulheres a entrar no mundo do desporto motorizado.
A grelha de 2025 contará com a presença de 24 pilotos que representam catorze nações pertencentes a seis continentes. Esta temporada vê a entrada de oito novas pilotos: Chloe Jones, Sonya Lloyd, Beatrice Barbera e Avalon Lewis que participaram na época passada como wildcards. Também entram na competição a piloto francesa Lucie Boudesseul, a portuguesa Madalena Simões, a neozelandesa Billee Fuller e a inglesa Jamie Hanks-Elliott que substituiu Alyssia Whitmore em algumas rondas no ano passado.
De modo a dar lugar às rookies de 2025, acabam por haver várias saídas, como é o caso de Ana Carrasco, Andrea Moreno, Sara Varon, Natalia Rivera, Nicole Van Aswegen, Mia Stenseth Rusthen, Luna Hirano e Iryna Nadieieva. A ausência de Ana Carrasco, primeira campeã do WCR, será certamente sentida, mas a piloto espanhola continuará pelo paddock, competindo agora na categoria WorldSSP pela Honda France.
Madalena Simões: Estreia portuguesa a tempo inteiro
Uma das novidades mais relevantes para Portugal é a participação de Madalena Simões, tornando-se a primeira piloto portuguesa a competir a tempo inteiro no Mundial Feminino.
No ano passado, Rafaela Peixoto já havia participado como wildcard na ronda do Estoril, mas esta será a primeira vez que uma piloto lusa constitui o plantel definitivo.
A piloto de 24 anos volta às pistas, passados “Três anos sem tocar numa moto de competição”, referiu numa entrevista à Revista Motojornal, que vai poder ler na íntegra na edição #1581 de abril, em breve nas bancas. Este ano, a atleta correrá também no Campeonato Nacional de Velocidade (CNV), mas sem pontuar, aproveitando para treinar na categoria SSP300. O número 22, anteriormente de Ana Carrasco, pertence agora a Madalena Simões, mantendo uma ligação simbólica ao legado da primeira campeã do WCR, que é uma das inspirações da atleta.
Calendário WCR 2025
A temporada contará com seis rondas, cada uma com duas corridas. Ao contrário de 2024, não haverá qualquer corrida em solo português.
No ano passado, Portimão e Estoril faziam parte do calendário, mas para 2025, os fãs portugueses terão de acompanhar as provas à distância.
O arranque do campeonato acontece a 11 de abril, no histórico circuito de Assen, nos Países Baixos. As restantes provas serão realizadas na Europa, nos circuitos de Cremona (2 a 4 de maio), Donington Park (11 a 13 de julho), Balaton Park (25 a 27 de julho), Nevers Magny-Cours (5 a 7 de setembro) e Jerez (17 a 19 de outubro).
Expectativas para 2025
Uma grelha renovada, com um número significativo de novas pilotos, é sinónimo de uma temporada imprevisível. A experiência das pilotos que já competiram no ano passado pode ser uma vantagem, mas as estreantes também chegam com muita ambição.
A saída de Ana Carrasco deixa em aberto a luta pelo título, sendo Maria Herrera, Sara Sanchez e Beatriz Neila as potenciais protagonistas neste novo capítulo do WCR.
Com Assen a marcar o início da época, os olhos estarão postos na evolução do campeonato e na forma como as novas pilotos se adaptam à Yamaha R7 e ao ambiente competitivo do WCR.
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