WDW 2022 – Francesco Bagnaia bate todos os rivais na Race of Champions

O italiano venceu sem discussão a corrida Race of Champions no World Ducati Week 2022. Francesco Bagnaia rodou a 2,5 segundos do recorde das SBK com a Panigale V4 S!

Francesco Bagnaia

Durante a grande festa da marca de Borgo Panigale que aconteceu em Misano, o World Ducati Week 2022, e sobre a qual a revista MotoJornal terá uma reportagem completa e exclusiva numa futura edição, o evento mais aguardado pelos milhares de Ducatistas foi a corrida Race of Champions. Uma corrida em Misano onde brilhou o vice-campeão de MotoGP, Francesco Bagnaia.

O italiano da Ducati Lenovo Team de MotoGP dominou por completo os acontecimentos na Race of Champions. Francesco Bagnaia já era o mais rápido no final da primeira sessão de treinos livres, voltou a ser o mais rápido no Misano World Circuit Marco Simoncelli na sessão cronometrada para definir as posições na grelha de partida, e depois conseguiu mesmo levar para casa a vitória nesta edição da World Ducati Week 2022.

A Race of Champions, com 8 voltas para cumprir, teve apenas “Pecco” na liderança. Na realidade o piloto de MotoGP registou mesmo a volta mais rápida do fim de semana durante a corrida com um tempo de 1m35.886s.

Francesco BagnaiaSem rivais à altura, quer fossem pilotos da Ducati de MotoGP, Mundial Superbike ou Mundial Supersport, Bagnaia foi então um natural vencedor da corrida e afirmou no final da mesma que “Diverti-me mesmo muito esta tarde. Ter a oportunidade de competir perante tantos Ducatisti foi entusiasmante e motivou-me para dar tudo para lhes oferecer um espetáculo único. Claro que vencer é sempre um enorme prazer!”.

Mas mais do que a vitória perante nomes de “peso” do mundo Ducati Corse, Francesco Bagnaia mostrou que as superdesportivas atuais, e neste caso a Ducati Panigale V4 S, estão num nível fantástico de evolução e performance em pista. Tudo por causa do tempo por volta que obteve na Race of Champions.

Francesco BagnaiaDe acordo com o comunicado oficial da Ducati sobre o World Ducati Week 2022, Francesco Bagnaia fez a melhor volta da corrida em 1m35.886s.

Com a sua Panigale V4 S, uma moto que podemos adquirir num concessionário da marca este ano com uma atualização eletrónica, equipada apenas com sistema de escape Akrapovic e pneus slick, portanto uma moto praticamente de série, Bagnaia ficou a cerca de 2,5 segundos de diferença do tempo que valeu a “superpole” a Alvaro Bautista na ronda do Mundial Superbike em Misano, há poucas semanas: 1m33.328s.

Isto significa que uma moto de estrada, com alguma (pequena) preparação para pista, fica perto do recorde absoluto do traçado italiano, obtido por um piloto aos comandos de uma moto especificamente preparada para competir no Mundial Superbike.

Diga-se ainda, em relação à Race of Champions do World Ducati Week 2022, que o pódio ficou completo com a presença dos dois pilotos da Mooney VR46 de MotoGP, Luca Marini (2º) e Marco Bezzecchi (3º).

Francesco BagnaiaPara além das 15 Ducati Panigale V4 S que fizeram parte da categoria principal da corrida, estiveram ainda em pista mais 5 Panigale V2, numa categoria dedicada às desportivas com motor bicilíndrico de menor cilindrada.

Nesta categoria V2 o vencedor foi Federico Caricasulo (Althea Racing), seguido de Nicholas Spinelli (Barni Spark Racing Team) e ainda com Maximilian Kofler (CM Racing) a fechar o pódio.

Embora não nos seja possível confirmar os tempos realizados na categoria V2, também neste caso Federico Caricasulo fez questão de destacar a performance das italianas Panigale V2 num formato de estrada: “Foi uma corrida realmente boa e divertida. O Spinelli e eu trocámos de posição várias vezes, mas no final fui capaz de levar a melhor sobre ele no sprint até à linha de meta. Fizemos tempos muito rápidos, apenas um pouco mais de um segundo acima dos tempos do mundial. São tempos incríveis quando pensamos que competimos em motos de produção!”.

Veja aqui a Race of Champions e vitória de Francesco Bagnaia no World Ducati Week 2022