WorldSBK: calendário reformulado, Portugal com nova data

O calendário do Mundial de Superbike sofreu novas alterações, e delas diz respeito à ronda portuguesa. Portimão tem nova data, passando para Agosto.

À semelhança de MotoGP, também o Mundial de Superbike tenta definir um calendário para 2020. As novas alterações incluem dois adiamentos sem data definida, e duas alterações de data.

Uma das alterações diz respeito à ronda portuguesa. A prova prevista o início de Setembro no Autódromo Internacional do Algarve foi adiantada, e será realizada um mês antes. A nova data é 7 e 9 de Agosto.

Esta alteração tem um efeito secundário adverso para o circuito e para os fãs: significa que será realizado à porta fechada, sem público nem imprensa.

Mas as alterações agora introduzidas (ver calendário em baixo) seguem uma lógica: com todas as restrições, especialmente aos viajantes, a Dorna quer manter a caravana o máximo tempo possível numa região. Com a próxima prova agora agendada para Jerez no primeiro fim-de-semana de Agosto (no lugar da cancelada ronda alemã), O Mundial de SBK ficará na península ibérica até ao final de Setembro, realizando quatro rondas – Jerez, Portimão, Aragão e Barcelona. São assim minimizadas as passagens de fronteiras e até os vôos.

Apesar de tudo, algum optimismo

Nesta mais recente alteração são adiadas as rondas de Donington e Assen, que ficam sem data definida. Assen já tinha sido alterada de Abril para Agosto, e fica agora em banho-Maria. Ambas ficam a aguardar nova data em função da evolução da pandemia e das regras  e restrições nos vários países.

Agora, a DWO e a FIM estudam vários cenários para tentar garantir o máximo de rondas possível esta temporada. Porém, todas as decisões terão de ser tomadas à luz das restrições em cada momento, pelo que o calendário, tal como todos os outros, arrisca-se a ser definitivamente provisório.

Mas há alguma esperança: «Estamos muito optimistas sobre o futuro», diz Gregorio Lavilla, director executivo da Dorna WorldSBK Organization. «Todos os sinais apontam na direcção de recomeçarmos em Jerez. Estamos a olhar para todos os cenários possíveis para que as três classes possam competir, embora continuemos a trabalhar arduamente para encontrar o melhor cenário para todas as partes. Muito dependerá das medidas que os vários governos vão implementar. Quanto a Donington Park e Assen, estamos a trabalhar com os circuitos e os governos para estabelecer o melhor resultado possível para todos, com a intenção de realizar estas rondas perto do final da temporada de 2020».

Calendário WorldSBK com as alterações:

28 Fev.-1 Mar. Austrália Phillip Island Realizada
13 – 15 Março Qatar Losail Adiada, sem data definida
8-10 Maio Itália Imola Cancelada
3-5 Julho Reino Unido Donington Park Adiada, sem data definida
31 Jul.-2 Ago. Alemanha Motorsport Arena Oschersleben Cancelada
31 Jul.-2 Ago. Espanha Jerez-Angel Nieto
7-9 Agosto Portugal Autódromo Internacional do Algarve Data original: 4-6 Setembro
21-23 Agosto * Holanda TT Circuit Assen Adiada, sem data definida
28-30 Agosto Espanha Motorland Aragón Data original: 22-24 Maio
18-20 Setembro Espanha Barcelona-Catalunha
2-4 Outubro França Magny-Cours
9-11 Outubro Argentina San Juan Villicum
23-25 Outubro Espanha Jerez-Angel Nieto Data original: 27-29 Março
6-8 Novembro Italia Misano World Circuit Data original: 12-14 Junho
* Já adiada anteriormente; data original: 17-19 Abril