WSBK envolto em polémica na Argentina

O WSBK esteve envolto em polémica este fim-de-semana na Argentina, devido às más condições do asfalto da pista de San Juan.

WSBK envolto em polémica na Argentina

Viveu-se um fim-de-semana agitado com o WSBK envolto em polémica na Argentina. As más condições do traçado de San Juan Villicum estiveram no epicentro da tensão que se instalou no paddock das Superbike, ainda antes da Corrida 1 de sábado.

Em resultado da contestação dos principais protagonistas da disciplina, seis pilotos acabaram mesmo por recusar alinhar na grelha de partida. Ainda assim, esta acabou por ocorrer, mas apenas com 12 pilotos. Não sem antes se verificar um WSBK envolto em grande polémica na Argentina.

Portanto, após uma reunião em que estiveram presentes 14 dos 18 pilotos que compõem a grelha das SBK pouco antes da primeira corrida do fim-de-semana, quando aparentemente havia consenso entre todos, apenas Eugene Lavety, Marco Melandri, Ryuichi Kiyonari, Sandro Cortese, Chaz Davies e Leon Camier decidiram mesmo não alinhar.

Ou seja, na sequência da decisão deste grupo, a polémica ganhou novos contornos. E estes 6 pilotos ausentes sentiram necessidade de divulgar um comunicado conjunto onde justificaram a sua decisão:

“Vinte minutos antes da abertura do pit lane, a maioria dos pilotos do WorldSBK (14 de 18) teve uma reunião privada. Nesta todos concordámos que não estávamos confortáveis ​​em correr dadas as condições da pista aqui em San Juan. 

A opção tomada pela maioria foi cancelar a corrida de hoje [sábado] e realizar amanhã [Domingo] as duas corridas. Sob a previsão de condições mais frias para Domingo, essa opção foi comunicada à organização. E, mais uma vez, a maioria dos pilotos concordou que essa seria a melhor solução. A corrida no Domingo, em vez do Sábado, daria aos organizadores a oportunidade de limparem ainda mais o circuito. Todos os pilotos concordaram que o circuito assim ficaria em condição mais aceitáveis.

Seis vozes descordantes

Pela voz deste grupo de pilotos, a FIM estaria ciente das condições da pista, porém por razões supervenientes, que estes justificaram como “pressões exercidas sobre os pilotos e interesses pessoais”, o consenso quebrou-se no último momento. Ou seja, dos 14 pilotos que inicialmente concordaram em não correr – apenas seis se mantiveram nas boxes.

De acordo com o mesmo comunicado referiram: “Durante vários meses, todos estivemos cientes das condições que provavelmente iriamos encontrar aqui em San Juan. Em nossa opinião enquanto pilotos, o circuito não está em condições. Isso foi confirmado por um representante da FIM. Este que nos disse que este circuito não atende aos requisitos, mesmo antes do início do fim de semana. Existem vários problemas que ficam aquém do suposto.

Hoje [Sábado] foi a nossa oportunidade de demonstrar que estamos preparados para assumir os enormes riscos que temos. Mas apenas em circuitos que atendam ao padrão de segurança exigido para 2019. Porém, devido às várias pressões externas exercidas sobre os pilotos e aos interesses pessoais, o nosso grupo de 14 pilotos foi fracturado. E a nossa voz não foi ouvida. Em vez disso, ficamos com uma minoria em desacordo e que não estava disposta a competir, o que não era verdade.

Contamos com os organizadores para garantir que cada circuito que visitamos seja adequado ao seu objetivo. Independentemente dos desafios que enfrentem é nossa opinião que devem ao menos ouvir os pilotos e que estejam preparados para adaptar a programação durante o fim de semana, caso esteja em causa razões de segurança”.

Resultados da ronda Argentina

Esteve assim o WSBK envolto em polémica na Argentina, o que causou uma enorme perturbação no normal desenrolar da competição. Ainda assim, todas as mangas foram realizadas. Portanto, na Corrida 1, onde apenas participaram 12 pilotos, foi Álvaro Bautista com a sua Ducati Panigale V4 R quem conseguiu ver primeiro a bandeira de xadrez, seguindo-se-lhe a dupla da Kawasaki, Jonathan Rea e Toprak Razgatlioglu.

Já na Superpole, que se disputou no Domingo, e onde todos os pilotos voltaram a alinhar, Jonathan Rea levou a melhor, tendo Álvaro Bautista terminado em segundo e Toprak Razgatlioglu em terceiro.

Na Corrida 2, Jonathan Rea não deu chance na sua ZX-10RR, com Davies Chaz em Ducati Panigale V4 R a ser segundo. E pela terceira vez consecutiva na ronda da Argentina e a fechar o pódio esteve o turco Toprak Razgatlioglu.