Yamaha mostra protótipo Ténéré Raid 700 (31 fotos)

O protótipo conta com elevadas especificações e foi desenvolvida na Europa pela Yamaha, aproveitando a experiência dos pilotos off-road Alessandro Botturi e Pol Tarrés.

Desde a sua introdução, a Ténéré 700 tornou-se num modelo de enorme sucesso para a Yamaha, com uma procura em massa por toda a Europa desta versátil e ágil moto de aventura. Com o seu lendário motor CP2 de alto binário, chassis compacto e suspensão de longo curso, a Ténéré provou ser a moto que muitos pilotos esperavam; a digna sucessora da máquina original que criou a categoria Aventura na década de 1980 e fez do sonho de partir à aventura uma realidade para milhares de proprietários.

As fantásticas capacidades off-road da Ténéré 700 permitiram que milhares de pilotos satisfizessem o seu espírito de aventura, envolvendo-se em viagens de longa distância, bem como rallies e passeios de aventura extremos. Muitos proprietários destas Ténéré 700 têm feito as suas próprias personalizações, e a partilha das suas histórias inspiraram uma nova geração de exploradores a ultrapassarem os seus limites e a descobrirem o que está para além do horizonte.

Este movimento crescente tem motivado a Yamaha a pensar numa forma de elevar a Ténéré 700 ao próximo nível e a visitar as lendárias paisagens do deserto africano onde a Ténéré original nasceu, há mais de 40 anos.

Protótipo da Ténéré 700 Raid

Hoje, a Yamaha orgulha-se de começar a escrever um novo capítulo na história da Ténéré com a revelação do Protótipo da Ténéré 700 Raid,  que foi construído com a utilização extensiva de peças de competição GYTR (Genuine Yamaha Technology Racing).

Esta moto Raid de elevadas especificações foi desenvolvida na Europa pela Yamaha, aproveitando a experiência dos pilotos off-road Alessandro Botturi e Pol Tarrés, com o objetivo de explorar todo o potencial Raid da Ténéré 700, amplamente validado pelos dois embaixadores da Yamaha no deserto marroquino.

O Protótipo da Ténéré 700 Raid vai em breve correr à procura do próximo horizonte, e escrever uma nova história que certamente irá reforçar a lenda da Ténéré aos olhos de uma nova geração de Aventureiros.

Destaques técnicos do protótipo da Ténéré Raid 700

Motor

  • Escape de competição totalmente em titânio Akrapovič
  • GYTR ECU
  • Caixa do filtro de ar e filtro de alto desempenho
  • Cremalheira com 48 dentes
  • Radiador sobredimensionado
  • Duplos ventiladores de arrefecimento
  • Nova tampa da bomba de água
  • Novo refrigerador de óleo
  • Embraiagem de elevado desempenho Rekluse
  • Tampa de embraiagem em duas peças
  • Nova manete de embraiagem

Suspensão

  • Suspensão dianteira de 48 mm de elevado curso – 270 mm
  • T e mesa da suspensão CNC
  • Novo amortecedor de longo curso – 260 mm
  • Nova biela de suspensão traseira

Travões

  • Disco frontal único de alta especificação – 300 mm
  • Pastilhas de travão de corrida
  • Êmbolo da bomba principal do travão dianteiro atualizado
  • Nova manete do travão dianteiro
  • Disco traseiro de 267 mm de diâmetro
  • Novo suporte de montagem da pinça
  • Tubos de travão dianteiro e traseiro com malha de aço

Outros artigos:

Yamaha eleva fasquia com nova MT-10 SP