O mundo das duas rodas continua a evoluir ou a desenvolver novas formas de motorização que, efetivamente, consigam ser aplicadas no mundo real. E uma das novas formas de motorização que os fabricantes de motos estudam é a arquitetura híbrida. Isto é, uma combinação de motor a combustão e motor elétrico. Um dos fabricantes que está ativamente a desenvolver a tecnologia híbrida é a Yamaha, com a marca japonesa a surpreender ao revelar os detalhes da nova MT-09 PHEV.
Esta ‘carta’ que tem estado escondida na manga da Yamaha é ainda apenas um protótipo, mas o vídeo que partilhamos mais abaixo revela que a MT-09 PHEV é inteiramente funcional.
Como a denominação PHEV indica, estamos perante uma moto que utiliza uma combinação de motores. Um motor a combustão interna que recorre a gasolina, e um segundo motor elétrico que utiliza a energia armazenada nas baterias.
O sistema deverá permitir que o motor a combustão gere energia para recarregar as baterias, mas a Yamaha instala neste protótipo MT-09 PHEV um sistema de carga, com a moto a poder ser ligada a uma convencional tomada elétrica. A ficha para carregar a moto está colocada na traseira da moto. O depósito de combustível permanece na sua posição tradicional.
A grande vantagem do sistema híbrido instalado nesta MT-09 PHEV é de permitir ao motociclista usufruir de uma combinação dos dois motores enquanto conduz a moto. Dependendo das condições de utilização, esta hyper naked da Yamaha usará um motor à vez, por exemplo o elétrico para os arranques, ou uma combinação da potência gerada pelos dois motores de forma a obter uma performance adicional.
De acordo com as informações avançadas pela marca, o sistema híbrido da MT-009 PHEV inclui diversos modos de funcionamento. No modo de gestão automática, o arranque será realizado com recurso ao motor elétrico, sendo que a partir de uma determinada velocidade o motor CP3 da MT-09 irá entrar em funcionamento.
No vídeo é possível ver essa troca de motorização acontecer a partir dos 50 km/h, mas imaginamos que o condutor poderá definir qual o momento em que isto acontece.
A Yamaha não revela quais são os números de potência e binário gerados pelo sistema híbrido da MT-09 PHEV, mas realça que “O sistema aposta num desenho compacto, e embora se adicionem um motor elétrico e bateria, a moto mantém as dimensões gerais de uma moto convencional e mantém as suas características de condução”.
Vídeo da Yamaha MT-09 PHEV
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!