Yamaha, novidades EICMA 2018

Ao longo de uma hora e meio várias personalidades da Yamaha, onde se incluíram Eric de Seynes apresentaram as novidades da marca para os próximos meses. Entre elas destaca-se claramente a passagem a produção da tão ansiada 700 de todo o terreno, a Ténéré 700. Mas são mais as motos apresentadas que fica aqui numas primeiras linhas e que serão descritas em detalhe em artigo próprios aqui no site.

Protótipo 3CT

Tricity já ultrapassou as 22 k de unidades vendidas, mas muitos clientes já pediam mais, uma unidade que lhes permitisse ter um maior raio de acção com melhores prestações. A Yamaha responde com um protótipo, a 3CT, 300 cc com bloqueio da inclinação, maior volume e dimensões.

X-Max Iron Max

O segmento das scooter desportivas é outra das áreas importantes para a Yamaha que representa um forte fatia das vendas. A renovada gama X-Max tem tido um amplo sucesso, mas a exigência deste tipo de clientes é muito grande e como tal surge um modelo muito especial para este segmento muito exigente. A X-Max Iron Max é uma nova versão das scooter desportivas, com acabamentos muito especiais com peças em alumínio, uma cor específica, revestimentos específico para o assento alguns outros elementos. Esta versão especial está disponível para todas as cilindradas do modelo.

YZF-R125 e YZF-R3

Para o segmento das desportivas, os modelos de menores dimensões foram renovadas, a R125 e a R3. A R125 é uma moto totalmente nova, com um desenho igual à restante linha. O motor é novo com um sistema variável de válvulas, novo quadro e ciclística. Na R3 o desenho também vou revisto para se aproximar mas a ergonomia também foi melhorado para um melhor encaixe do piloto e melhor aerodinâmica que deverá permitir uma melhor velocidade máxima, cerca de 8 km/h de aumento. Mas o modelo que mais impressionou foi a versão mais elaborada da R3 a GYTR, uma versão pensada para ser utilizada em pista, com equipamento de topo, tudo de acordo com os regulamentos da FIM para SS300.

Niken GT

Também nas motos de estrada para turismo as 3 rodas poderão vir a ser uma solução a ter em conta. Assim o LMW da Niken, que garante um aumento tão importante de confiança com a maior aderência da frente, vem estender-se a outros modelos. Ao longo do lançamento da Niken, já foi permitido que 5000 condutores, entre jornalistas e clientes, cujos os comentários têm sido muito positivos. O projecto teria de ter uma evolução e a escolha é uma, muito lógica, abordagem mais turística, a Niken GT. Esta é uma moto para se poder viajar em todas as estações, com bom piso ou nas estações mais frias e húmidas. Tem muito mais equipamento, todo ele pensado para o conforto e capacidade de carga.

XSR700 Xtribute

Na família Faster Sons uma novidade importante na gama 700, com XSR700 Xtribute uma scrambler que procura recriar a imagem da clássica XT500. De destacar a utilização de capacetes NEXX X-Garage nos vídeos de apresentação. Esta XSR tem uma assento plano, tem coberturas em alumínio nos radiador, tem um guiador mais alto e “off-road”. Tem também uns pousa-pés mais robustos e os pneus Pirelli MT60, permitem algumas saídas para fora de estrada.

Ténéré 700

Finalmente o segmento das motos de aventura da Yamaha tem um modelo que pode ser realmente marcante. Leve, performante, capaz de chegar a todo o lado e com o espírito de aventura que tem marcado a marca desde sempre. O resultado é um modelo que se aproxima muito da T7, o protótipo apresentado no ano passado. A nova moto foi testada pelos melhores pilotos e nos locais mais extremos do continente para garantir que este modelo será perfeito aTénéré 700, um modelo com um aspecto tão extremo como o protótipo T7 apresentado no ano passado. Tem quatro leds, suspensão de 43 mm na frente, jante 21″ na frente e 18″ atrás e um depósito de 16 litros. Esta é uma moto pensada para ser usada intensivamente fora de estrada.

YZF-R1 GYTR

A YZF-R1 fez este ano 20 anos que foi lançada, por essa mesma razão a marca decidiu apresentar um modelo mais extremo para ser usado em pista, a GYTR, um modelo limitado a 20 unidades, é algo muito especial. Esta versão é montadas pelos técnicos da equipa que venceu 4 vezes seguidas em Suzuka o que torna todas estas unidades ainda mais especiais além de todos os elementos que a compõem.