Yamaha R6 continua em 2021 mas apenas para as pistas

A Yamaha actualiza a sua Supersport R6 para 2021, mas o novo modelo só vai estar disponível para as pistas.

A Yamaha R6, apresentada em 1999, tem sido uma das Supersport preferidas do mercado europeu desde a sua criação. Contudo, deixará de estar disponível para homologação. Ou seja, após 22 anos de êxitos comerciais (ainda que em menor escala nos últimos anos), a geração de 2021 passa a estar disponível exclusivamente como modelo não homologado, com o kit R6 GYTR.

A R6 homologada será assim descontinuada no próximo ano, com a Yamaha a reorientar-se para a disponibilização da melhor moto de pista. A R6 RACE de série está agora disponível por um preço específico para competição, para os participantes em eventos Track Day e nos campeonatos Supersport nacionais. Os clientes podem escolher como querem personalizar a sua moto para melhorar ainda mais a experiência em pista.

A R6 RACE está equipada com um leve motor DOHC de 599 cc e 4 cilindros com refrigeração a líquido e válvulas de titânio. O quadro em alumínio Deltabox conta com vários anos de desenvolvimento em competição Grand Prix, com o subquadro em magnésio a otimizar o equilíbrio de peso dianteiro/traseiro.

A suspensão dianteira e traseira KYB permitem curvas e uma condução de grande precisão. Também inclui controlo de tração, modos D e um acelerador ride-by-wire controlado por chip da Yamaha para proporcionar a máxima resposta.

A R6 RACE não homologada estará disponível no seu concessionário Yamaha local a partir de fevereiro de 2021.

Kit GYTR

Os engenheiros da GYTR® (Genuine Yamaha Technology Racing) têm vindo a aplicar tecnologia líder na indústria a cada acessório de performance que conceberam ao longo de mais de 40 anos. Ao trabalhar em estreita colaboração com as equipas de competição e os pilotos de testes, foi desenvolvida uma vasta gama de componentes que melhoram o desempenho para todos aqueles que pretendem melhorar as suas motos, peças e kits de competição completos da Yamaha.

O kit GYTR leva a Yamaha R6 RACE ao nível seguinte e deixa-a pronta para alinhar na grelha com uma série de características que melhoram o desempenho, com exclusivos acabamentos para competição. Inclui o equipamento eletrónico GYTR, com cablagem leve e ECU programável para permitir que a moto seja configurada para proporcionar o desempenho ideal do motor.

O sistema AIS (Sistema de admissão de ar) permite à R6 RACE utilizar ar fresco que entra diretamente pela grande admissão de ar que irá beneficiar ao máximo a  potência. E para assegurar a boa gestão de toda a potência, o escape de competição Akrapovic integralmente em titânio foi desenvolvido especificamente para maximizar a potência do motor e reduzir significativamente o peso global.

A carenagem de competição WSS fácil de instalar reduz o arrastamento e melhora a velocidade em reta e a manobrabilidade.  Além do aumento de potência, os travões também são atualizados com linhas de travão com malha em aço inoxidável para proporcionarem um feedback direto e melhorar a sensação em desaceleração. O emulador ABS GYTR permitirá remover a bomba do ABS para reduzir anda mais o peso.

Foram equipadas outras peças exigidas pela FIM, como a proteção da manete do travão dianteiro e a proteção da cremalheira traseira. Além disso, os suportes para cavalete de manutenção traseiro melhoram a eficiência ao remover a roda traseira.

O kit GYTR desenvolvido para a R6 RACE inclui as seguintes peças de competição:

  • Kit de carenagem de competição GYTR
  • Sistema de escape Akrapovic completo
  • Kit de ECU GYTR
  • Kit de cablagem GYTR
  • Interruptor ON/OFF GYTR
  • Cabo de interface GYTR
  • Kit de fichas AIS GYTR
  • Emulador ABS GYTR
  • Tampa do depósito de combustível sem chave GYTR
  • Almofada de banco GYTR
  • Kit de linha de travão dianteiro e traseiro com malha em aço inoxidável
  • Proteção da manete do travão dianteiro
  • Kit de poisa pés de competição totalmente ajustável GYTR com opção de inversão do pedal mudanças para passagem de caixa velocidades invertidas
  • Proteção da cremalheira traseira (estilo barbatana de tubarão)
  • Pinhão de ataque de 14 dentes, compatível com conversão para corrente de 520
  • Cremalheira traseira de 45 dentes, com conversão da corrente para 520
  • Kit de porcas do pinhão para conversão da corrente de 520
  • Kit de corrente DID dourada de 520, para competição
  • Apoios para cavalete de manutenção
  • Fixações para cavalete traseiro Paddock
  • Suporte de cavalete

Além de todas as características do kit GYTR, está disponível uma gama de peças GYTR e Öhlins para os entusiastas da competição personalizarem ainda mais a sua R6 RACE.

Para mais informações, contacte o seu distribuidor local ou visite o Website da Yamaha Motor, onde também está disponível o mais recente catálogo GYTR online..