Yamaha Ténéré 700 World Raid chega em Maio

A Yamaha acaba de mostrar a nova Ténéré 700 World Raid, uma versão que chega no próximo mês de Maio. Saiba todos os detalhes desta 'globetrotter' aqui

A Yamaha já tinha mostrado alguns detalhes desta Ténéré 700 World Raid no passado mês de novembro quando esta ainda estava na fase de protótipo. Hoje ficamos a conhecer a sua versão finalizada e que deverá chegar aos concessionário em Maio.

O já bem sucedido percurso de mercado da ainda curta carreira da Ténéré 700, à venda desde 2019, deve-se muito pelo lugar que veio ocupar na categoria das trail de média cilindrada enquanto modelo com maior pendor para as aventuras off road, em detrimento de alguns confortos mais estradistas, vistos de forma mais recorrente nas suas mais diretas adversárias.

De silhueta esguia, com um design arrojado, competências e agilidade assinaláveis para o fora-de-estrada, a Yamaha vem agora juntar ao modelo uma nova dimensão com a criação de uma versão mais “globetrotter” – a Ténéré 700 World Raid. Esta que surge para oferecer maiores capacidades dentro e fora de estrada, apresentando-se como a solução ideal para aqueles que precisam de fazer longas distâncias em autonomia, combinando versatilidade com eficácia de condução em qualquer tipo de terreno.

Depósito de 23 litros

Equipada para ir mais longe – graças ao seu duplo depósito de combustível de 23 litros e dupla entrada de abastecimento, esta versão oferece uma autonomia indicativa de até 500 km. Ao ter dois depósitos separados posicionados mais abaixo e ao colocar a bomba de combustível numa posição mais baixa num dos depósitos, o centro de gravidade da moto pode ser mantido quase igual ao da Ténéré 700, que dispõe de um depósito de 16 litros, ajudando a manter a condução ágil apesar do aumento de peso da maior capacidade de combustível. A massa do veículo está ainda mais centralizada, com uma distribuição de peso ideal entre a dianteira e a traseira.

Uma característica importante desta nova disposição é que o ponto mais alto dos dois novos depósitos laterais é inferior ao topo do depósito na Ténéré 700, reduzindo a diferença da altura entre o depósito e o assento, de modo a proporcionar um perfil mais plano para melhor mobilidade do condutor e uma deslocação de peso dianteiro/traseiro mais fácil durante a condução todo-o-terreno.

Outro benefício deste design de depósito duplo é que a oscilação do combustível é limitada, em comparação com uma disposição de depósito grande, o que é benéfico, principalmente em curvas. E, por último, os dois depósitos de combustível laterais da Ténéré 700 World Raid não são apenas uma lembrança relativa ao património de ralis no deserto da moto, sendo também provas claras do ADN que este novo modelo de aventura partilha com algumas das mais bem-sucedidas motos de competição de fábrica da Yamaha.

Suspensão mais evoluída

O sistema de suspensão na Ténéré 700 World Raid apresenta uma série de melhorias significativas. A suspensão dianteira é um conjunto da KYB de 43 mm, com novo design e 230 mm de curso, ou seja mais 20 mm do que a Ténéré 700. A nova suspensão está equipada com um regulador de pré-carga da mola, além dos afinadores de amortecimento de compressão e recuperação e do parafuso de purga de ar já existentes na Ténéré 700, permitindo ao condutor afinar a suspensão para se adequar a diferentes terrenos e cargas.

Para uma maior durabilidade e menor atrito interno, a suspensão dianteira apresenta um resiliente revestimento Kashima aplicado no exterior das bainhas, com cor bronze escuro distintiva, enquanto para minimizar o peso são utilizados componentes internos da suspensão leves, apesar do curso mais longo.

A suspensão traseira também foi melhorada em conformidade com a nova suspensão dianteira e apresenta um design da biela revisto com um amortecedor tipo “piggyback” com um curso ainda mais longo. As características de amortecimento da suspensão traseira, a constante de mola e as relações de ligação mecânica foram otimizadas, de forma a proporcionar conforto nas viagens na estrada, juntamente com a capacidade de resistir a fortes impactos durante a exploração em todo-o-terreno.

Para um desempenho de amortecimento consistente, o novo amortecedor apresenta um corpo de alumínio para uma boa dissipação térmica, enquanto o reservatório de óleo do tipo “piggyback” separado previne a cavitação; tal como a suspensão, o novo amortecedor permite um curso de roda de mais 20 mm e é totalmente ajustável para a pré-carga da mola, bem como o amortecimento de compressão e recuperação. Também foi introduzido um novo batente de fim de curso de borracha para aumentar o desempenho na absorção de energia em caso de afundamento da suspensão.

Amortecedor de direção Öhlins

A nova Yamaha Ténéré 700 World Raid chega com um amortecedor de direção Öhlins como equipamento de série, de modo a melhorar a sua capacidade de controlo, particularmente em situações de condução todo-o-terreno. A posição de fixação está próxima da mesa do guiador, permitindo ao condutor ajustar rapidamente a unidade aos seus níveis preferidos de sensação e feedback nos vários tipos de terreno, graças a 18 regulações de amortecimento diferentes.

ABS de 3 modos

Para uma melhor capacidade de controlo em diferentes condições de condução, a nova Ténéré 700 World Raid está equipada com ABS de 3 modos, que pode ser selecionado quando a moto está parada, através de um menu específico no painel, acionado pelo comutador do lado direito. O modo 1 significa totalmente ativo, com ambas as rodas a beneficiarem do ABS, conforme exigido legalmente para a condução nas via pública.

Os modos 2 e 3 foram introduzidos para condução em estradas não-públicas. Concretamente, o modo 2 (nova função desenvolvida para a Ténéré 700 World Raid) significa ativado na roda dianteira e desativado na roda traseira; este é o modo recomendado para terrenos com gravilha solta, onde é provável que se experienciem baixos níveis de aderência. O modo 3 significa totalmente desativado, adequado para condutores experientes que querem desfrutar da pura condução todo-o-terreno.

O painel de instrumentos mostra quando o modo 2 e o modo 3 estão ativos; o condutor pode voltar imediatamente ao modo 1 a qualquer momento durante as deslocações ou quando está parado, premindo um botão no lado esquerdo do painel de instrumentos.

Ecrã TFT de 5″ a cores

O novo ecrã TFT de 5″ a cores está ligado à Unidade de controlo de comunicações (CCU) da moto, que comunica com a aplicação MyRide, fornecendo conectividade sob a forma de mensagem de texto e notificações de chamadas recebidas, que são apresentadas no painel de instrumentos; o estado da bateria do telemóvel é apresentado assim que é estabelecida uma ligação.

Esta conectividade e a capacidade de identificar quaisquer questões técnicas que necessitem de ser retificadas proporcionam mais tranquilidade e confiança aos aventureiros, principalmente em viagens de longa distância em território desconhecido.

São 3 temas diferentes no novo instrumento em ecrã TFT de 5″ a cores. A disposição do ecrã “Explorer” apresenta um design digital moderno que fornece todos os dados de funcionamento chave da máquina num estilo contemporâneo e de fácil leitura. O ecrã “Street” apresenta um tacómetro com um mostrador circular e um ponteiro que dão um aspeto mais convencional da era analógica, o ecrã “Raid” é inspirado num típico roadbook de competição de rali e apresenta dois conta-quilómetros parciais independentes em contagem decrescente, que permitem ao condutor ver a distância até ao ponto de passagem seguinte.

Localizada à direita da área do painel de instrumentos, existe uma tomada USB (type-A) que pode alimentar sistemas de navegação ou carregar dispositivos móveis.

Outras evoluções nesta T700 WR

A nova Ténéré 700 World Raid conta ainda com um para-brisas mais alto e defletores laterais com maior facilidade de remover, piscas em LED e nova carenagem dianteira. Para uma maior proteção na condução todo-o-terreno, a moto está equipada com uma nova proteção do motor de alumínio de 3 peças que ajuda a evitar danos acidentais provocados por rochas, pedras e quaisquer outros detritos. Graças às novas suspensões com um curso mais longo, a distância ao solo é agora de 250 mm.

O modelo  chega também com novos apoios para os pés do condutor, mais amplos e com encaixes de borracha fáceis de remover. Para garantir que o radiador mantém os seus elevados níveis de eficiência de arrefecimento durante a condução todo-o-terreno, foi instalada uma nova grelha de radiador. Com defletores verticais como os modelos de competição todo-o-terreno da Yamaha, esta nova grelha foi concebida para proteger o radiador de detritos lançados pela roda dianteira.

Cores e disponibilidade

A Yamaha vai disponibilizar a nova Ténéré 700 World Raid em duas opções de cores. A Icon Blue é inspirada nas motos de corrida de competição de fábrica e apresenta painéis azuis, painéis laterais com destaques em amarelo e jantes azuis. A Midnight Black projeta uma imagem séria e minimalista e apresenta uma estrutura totalmente preta com jantes pretas.

As entregas aos concessionários europeus da Yamaha terão início a partir de Maio de 2022.

Relativamente a preços, a Yamaha Portugal ainda não divulgou o custo base desta nova versão, mas sabe-se já que em Espanha a Ténere 700 World Raid terá um preço a partir dos 12.599,00 €.

Saiba mais no site da Yamaha Portugal.

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