Yamaha Tracer 900 GT, a técnica

A Tracer 900 foi redesenhada com uma nova carenagem aperfeiçoada e ergonomia melhorada, tornando-a numa turistico-desportiva ainda mais atractiva e capaz.

Depois do sucesso que as primeiras MT-09 apresentaram a Yamaha decidiu lançar um modelo com a mesma base, mas com características mais turísticas. Quando foi lançada há três anos, a Tracer 900 logo se estabeleceu como uma referência na classe em rápida expansão de menos de 1000cc . O seu motor tricilíndrico de carácter muito próprio, os aspecto práticos, uma excelente maneabilidade e baixo peso e uma boa capacidade de lidar com as longas distâncias tornaram a Tracer 900 num sucesso.
Para 2018, a equipa de designers da Yamaha concentrou-se em reforçar os pontos fortes e mais apreciados pelos clientes da Tracer 900. Por outro lado introduziu uma série de atualizações e mudanças que visam aumentar o potencial turístico da mota, assim como oferecer um produto de elevada qualidade ainda mais requintado.

Manutenção de um sucesso

A moderna Tracer 900 tornou-se num dos modelos mais vendidos da Yamaha com mais de 35 000 unidades vendidas. Se existe um elemento-chave que explica o seu sucesso generalizado, é o facto de uma moto muito polivalente que tem a capacidade de se destacar nos mais variados os papéis, desde viagens de longa distância à condução desportiva e às deslocações diárias. Com o adorado motor CP3 de 847cc da Yamaha, cujo binário linear forte torna a Tracer 900 tão agradável de conduzir, este versátil modelo responde a muitas das necessidades tanto de motociclistas quem vêem de um passado de desportivas como dos que tiveram antes motos de aventura.
O três cilindros mantém as prestações, com uma potência máxima de 115 cv e um binário de 87,5 Nm. A electrónica continua a ser de bom nível. Fazendo uso do acelerador electrónico, a Tracer 900 tem diferentes mapas de resposta do motor e controlo de tracção com dois níveis e que pode ser desligado.

Yamaha Tracer 900 GT

FICHA TÉCNICA

MOTOR E TRANSMISSÃO

Tipo 3 cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas
Cilindrada 847 cc
Diâmetro/Curso 78 mm x 59,1 mm
Potência máxima 115 CV/10.000 rpm
Binário máximo 87,5 Nm/8.500 rpm
Alimentação Injecção electrónica, acelerador electrónico
Compressão 11,5:1
Escape Sistema de escape 3-1
Embraiagem Multidisco, banho de óleo
Transmissão final corrente
Caixa de velocidades 6 velocidades

CICLÍSTICA

Quadro dupla trave, diamante, em alumínio
Braço oscilante braço oscilante em alumínio
Angulo de direcção 24 graus
Trail 10o mm
Pneu dianteiro 120/70 R 17
Pneu traseiro 180/55 R 17
Suspensão dianteira Forquilha invertida, totalmente regulável
Suspensão traseira Monoamortecedor, totalmente regulável
Travão dianteiro Dois discos de 298 mm, pinças monobloco de montagem Radial, com ABS
Travão traseiro Disco de 245 mm, com ABS

PESO E DIMENSÕES

Altura 1375 (1430 max) mm
Altura do assento 850/865 mm
Distância entre eixos 1500 mm
Comprimento Total 2.160 mm
Angulo de direcção 24 º
Trail 102 mm
Peso em ordem de marcha 215 kg (malas e suportes +12 kg)
Capacidade do depósito 18 l

Tracer 900, elevada a um nível superior

Muito apreciada pelos seus proprietários pela sua agilidade, as Tracer sempre foram também reconhecidas pela sensibilidade da sua direcção. Em certas condições a lata velocidade a sua direcção poderia apresentar ligeiras oscilações. Para resolver essa característica a nesta renovada Tracer, o braço oscilante foi redesenhado. Este está mais longo em o amortecedor foi alterado. No quadro destaca-se ainda o sub-quadro que também sofreu actualizações para permitir a instalação das malas laterais de forma simples e integrada.
Embora mantenha as mesmas linhas, todas as carenagens da Tracer 900 foram alvo de actualizações de forma a modernizar a imagem do modelo. Uma nova entrada de ar na carenagem dianteira oferece uma aparência mais requintada. O design dos painéis laterais do depósito de combustível e traseira também foram revistos para melhorar o estilo geral. Tem um para-brisas mais largo que oferece uma melhor proteção contra a deslocação do ar na parte superior do corpo para uma viagem mais descontraída e agradável. Tem ajuste da altura manual, que pode ser facilmente configurado para a posição desejada com apenas uma mão e em andamento.

Conforto melhorado para o condutor e passageiro

Ambos os bancos do condutor e do passageiro são novos no modelo de 2018 e, além de oferecerem maiores níveis de conforto, as caraterísticas premium da Tracer 900 também foram melhoradas. A altura do banco do condutor pode ser adaptada em 2 posições, alta e baixa, para acomodar o seu estilo de condução pessoal e estatura. Além disso, possui uma proteção do depósito para aumentar o conforto do condutor em viagens mais longas. Para maior conforto do passageiro, o modelo de 2018 também possui um conjunto de apoio dos pés do passageiro revisto, juntamente com as renovadas pegas. A Tracer 900 também beneficia de um guiador mais estreito juntamente com proteções para as mãos mais estreitas e leves. O novo guiador ajuda a manter os braços do motociclista fora do fluxo de ar em velocidades mais altas e a largura reduzida também ajuda a melhorar as capacidades navegar no trânsito de cidade.

Tracer 900 GT 2018

A Tracer 900GT junta-se à gama da Yamaha em 2018, uma nova versão que oferece uma melhores características e equipamento, face ao modelo base. Desenvolvida a partir da Tracer 900 e partilhando as mesmas atualizações de especificação de 2018, a Tracer 900GT foi concebida para oferecer um melhor pacote a um preço competitivo. Um dos aspectos que sobressai de imediato é estada equipada de série com malas laterais rígidas de 22 litros. Estas são facilmente removíveis, e têm um acabamento da mesma cor da mota, estando assim sempre pronta para arrancar de viagem. O painel de instrumentos utiliza um moderno TFT a cores, com uma ampla gama de informações, incluindo o indicador de posição da mudança engrenada, a temperatura ambiente, a temperatura do líquido de refrigeração, o modo de condução atual, e o indicador do nível e do consumo de combustível.

Suspensão premium

A Tracer 900GT está equipada com um conjunto de suspensões melhoradas face ao modelo base. Possui uma forquilha dianteira totalmente ajustáveis e têm um acabamento dourado específico. Atrás o monoamortecedor é também totalmente regulável e tem um comando remoto para facilitar o ajuste. Assim fica facilitada a configuração de suspensão simples ao transportar um passageiro ou bagagem, uma forma rápida e eficaz para configurar a moto.
O sistema de mudanças rápidas da Tracer 900GT (quick-shift), permite ao motociclista realizar a selecção das mudanças sem recurso à embraiagem. Com base no sistema usado na última MT-09, o QSS oferece a esta Sport Tourer um caráter ainda mais entusiasmante, prático e confortável.
A Tracer 900GT também beneficia da instalação de um sistema de controlo da velocidade de cruzeiro de série. É o mesmo sistema que é usado na MT-10, e pode ser configurado para controlar a velocidade de cruzeiro quando em 4ª, 5ª e 6ª velocidade, entre os 50 km/h e os 180 km/h. Este sistema funciona através de um interruptor no lado esquerdo do guiador e pode ser usado para aumentar ou diminuir a velocidade de cruzeiro em incrementos de 2 km/h.

Preço e disponibilidade da Tracer 900

Com duas opções de cores, a Nimbus Grey e a Tech Black a versão base da Tracer 900 está já disponível no mercado português, com um preço de 10.595 euros. No caso da versão mais equipada a Tracer 900 GT existem três decorações possíveis, a Nimbus Grey, Midnight Black e a Phantom Blue. Esta versão só chega a Portugal no final de Maio e o seu preço sobre para os 12.595 euros.